Fugas - Motores

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Ostentação de luxo (e potência) sobre rodas

Por Carla B. Ribeiro

É muito mais que um carro. O S63 AMG Coupé poderia até ser descrito como luxuosamente ostensivo. Mas, com 585cv, um binário de 900 Nm e tracção integral, não é só fogo-de-vista.

A secção chama-se Motores e este veículo tem um. Mas qualquer semelhança com outros modelos ensaiados, diríamos, fica-se por aí. Até mesmo em relação ao classe S que lhe serve de base.

O 63 AMG, neste caso em formato coupé e tracção integral, é a versão mais luxuosa e desportiva do classe S e substitui o descontinuado CL63 AMG, apresentando dados de pasmar: uma potência de 585cv e um torque que atinge os 900 Nm logo às 2250rpm. Os números não param de surpreender na altura de abrir cordões à bolsa: mais de 225.000 euros sem quaisquer extras. Com os luxos que equipavam a unidade ensaiada, a factura atinge os 287.594,85€.

Com uma vivenda com piscina em mente, preparamo-nos para descobrir os luxos que vão muito para lá do que esconde o capot. Do lado de fora tudo no carro parece gritar “Olhem para mim!”. Em relação à berlina, o coupé apresenta um desenho mais agressivo, com entradas de ar maiores, saias laterais mais musculadas e quatro saídas de escape cromadas. E ninguém duvide: olham mesmo!

Com um tamanho que se impõe — só em comprimento são mais de cinco metros —, os olhares começam por ser atraídos pela cor da carroçaria, cinzento de acabamento mate, para depois se irem entretendo com uma série de pormenores incluídos no pack Edition 1, disponível durante o lançamento do modelo por 9349,59€. É o caso dos faróis LED com cristais Swarovski incrustados, da inscrição Mercedes-Benz sobre o cromado no interior das ópticas ou das pontas de escape nas quais o toque AMG não passa despercebido.

No entanto, não é por abrir as portas que os olhares se desviarão. Os bancos desportivos são forrados em pele Exclusive vermelha, as soleiras exibem um iluminado “AMG” e por toda a consola é visível a preocupação com o aprimoramento dos detalhes. Também o toque foi tido em consideração, e assim que as nossas mãos envolvem o extremamente suave volante compreende-se que este carro escalou vários degraus no conceito de luxo.

Como se tal não bastasse, feche-se a porta para que os nossos ouvidos sejam “importunados” por um ligeiro zumbido — nada de mais; apenas uma alavanca que traz o cinto de segurança até ao alcance das nossas mãos (assim que se retira o cinto e se abre a porta o braço mecânico recolhe). De cinto posto e olhos fixos lá à frente, com um muito bem conseguido head-up display que projecta no vidro as informações essenciais à condução (e não só), apalpamos terreno para depressa percebermos que tudo neste carro está voltado para a potência, ao mesmo tempo que está pensado para a segurança. Assim, não é necessária uma sensibilidade especial no pé direito para “domar” os 585cv.

Aliás, em modo Controlled Efficiency, a ideia que dá é que o próprio carro se autodomina. Mesmo quando se acelera a fundo (com direito a borboletas na barriga) ou se trava abruptamente. O estômago encolhe-se, o coração salta, mas o carro parece afirmar “não se passa nada.” Com o modo Sport accionado tudo se torna mais bruto. Mas, ainda assim, a margem de segurança mostra-se sempre muito bem estabelecida. E nem por um segundo se sente o conforto posto em causa — para isso pode-se contar com uma ajudinha dos bancos dinâmicos que se encarregam de compensar o esforço lombar em curva (já agora: o encosto do braço é aquecido!).

Isto acontece tudo em estrada aberta e em velocidade. E no pára-arranca? A primeira ideia que nos vem à cabeça antes de enfrentarmos a cidade em hora de ponta é que este é daqueles carros chatos que nunca estão satisfeitos abaixo das duas mil rotações. Mas eis que a fera revela o seu charme de gato sorrateiro, mostrando-se competente em todas as situações. Até quando lhe pedimos para seguir embalado o ritmo do caos do trânsito urbano.

Não é só o comportamento dinâmico do carro que se altera quando se troca de modo de condução. Além dos consumos (os valores médios, diz a marca, andam nos dez litros, mas a maioria das vezes que nos atrevemos a espreitar os dígitos estes eram bem mais assustadores), também o som emitido pelo escape difere.

E quando julgamos que já vimos tudo o que o carro tem para mostrar eis que nos pomos à descoberta do que os pequenos botões à nossa esquerda escondem. Um exibe tudo que está à volta do carro no ecrã localizado ao centro do tablier. Até aqui nada de novo. Outro acciona ou desliga o head-up display. Mas há um que nos obriga a abrir a boca de espanto: transforma o painel de instrumentos num ecrã com a qualidade de um cinema para mostrar tudo o que se desenrola à nossa frente. Até quando a falta de visibilidade não o permitiria.

Não satisfeitos com a lista de mimos e luxos? Então deixe-se a cereja para o fim e assista-se ao transformar do tejadilho panorâmico que a Mercedes descreve de mágico: ao toque de um botão passa de azul opaco a cristalino como água.

PORMENORES

Confortável

No pára-arranca citadino, a “voar” pela auto-estrada, a cortar curvas, numa longa viagem. Seja qual for a situação, o S63 AMG Coupé prima sempre pelo conforto, sobretudo dos passageiros dianteiros. Os bancos desportivos estão mais para principescas poltronas, ajustáveis nos comandos localizados nas portas. Melhor: equipados com o sistema dinâmico de bancos, os assentos compensam com o apoio lombar activo qualquer curvinha ou desnível. Nos dois assentos traseiros o conforto volta a dar cartas e a entrada é facilitada pelo sistema de rebatimento dos bancos dianteiros. Já o espaço na traseira não é nenhuma referência.

Sempre à vista

Por mais que se dê valor à simplicidade, é difícil não sucumbir aos encantos de tantos apetrechos, assistentes e funcionalidades de alta tecnologia. O que leva o prémio “uau!” é o assistente de visão nocturna com infra-vermelhos que, quando accionado, transforma o visor de instrumentação num ecrã com uma definição que impressiona, apresentando tudo o que se passa à nossa frente. As ajudas à condução não se ficam por aqui: o sistema de cruise control não só se certifica que a distância em relação à viatura da frente é de segurança como se encarrega de corrigir o volante seguindo as vias desenhadas.

Potência e força em V 

Esconde-se sob o capot, mas não deixa de ser uma das estrelas mais brilhantes deste carro. O bloco biturbo de 5.5 litros e oito cilindros em V que esconde 585cv e que revela um binário máximo de 900 Nm – uma potência e uma força sabiamente geridas pela automática AMG Speedshift, de sete relações, com distribuição pelas quatro rodas. O “cozinhado” permite à Mercedes-Benz anunciar sem hesitações uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 3,9s (!). Já a velocidade máxima está, como em tantos outros veículos, limitada electronicamente a 250 km/h.

Vibrante 

A pintura mate da viatura ensaiada até poderia significar uma certa parcimónia. Mas todo o carro grita para que seja a estrela em qualquer altura e em qualquer lugar. E a Mercedes não se poupou em luxos. Neste primeiro ano de comercialização, o S63 AMG Coupé pode ser adquirido com o pacote Edition 1 (9349,59€) que inclui, além da já mencionada visão nocturna, pontas de escape com a assinatura AMG gravaga, a inscrição Mercedes-Benz sobre o cromado no interior das ópticas ou uns vibrantes (e brilhantes) faróis em LED com cristais Swarovski incrustados.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 5461cc

Potência: 585cv @ 5500rpm

Binário: 900 Nm@2250-3750rpm

Cilindros: 8 em V

Válvulas: 32

Tracção: Integral

Alimentação: Gasolina, injecção directa com admissão variável. Turbo. Intercooler

Caixa: Automática de 7 vel. - AMG Speedshift

Suspensão: paralelograma deformável com molas pneumáticas, à frente e atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Diâmet. viragem: 11,9m (paredes)

Travões: Discos ventilados frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 5044mm

Largura: 1913mm

Altura: 1422mm

Distância entre eixos: 2945mm

Peso: 2070kg

Pneus: 255

40 R20, à frente; 285/35 R20, atrás

Capac. depósito: 80 litros

Capac. mala: 400 litros

Prestações

Veloc. máx.: 250 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 3,9s

Cons. misto: 10,3 litros/100 km

Emissões CO2: 242 g/km

Nível de emissões: Euro 6

Preço: 225.000€ (versão ensaiada: 287.594,85€)

* Dados do construtor


EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

ESP, Sist. electr. Estabilid.: Sim

Travões adaptativos: Sim, com função Hold

Sistema travagem AMG: Opção (7154,47€)

Airbags frontais: Sim

Airbags de cabeça: Sim, à frente e atrás

Airbags laterais: Sim, à frente e atrás

Detecção de Fadiga: Sim

Controlo pressão dos pneus: Sim

Alerta desgaste pastilhas: Sim

ISOFIX: Sim

Sistema de estac. activo: Sim

Vida a bordo

Fecho Central. de Portas: Sim

Chave inteligente: Opção (1138,21€)

Travão mão eléctrico: Sim

Vidros Eléctricos: Sim

Start

Stop: Sim

Máximos adaptativos: Sim

Luzes inteligentes LED: Sim

Sensores de luz e chuva: Sim

Trinco bagageira eléctrico: Sim

Fecho portas Hidro-pneum.: Sim

Ar condicionado: Sim, automático

Pack DRIVERS AMG: Opção (2764,23€)

Bancos desportivos: Sim

Bancos apoio dinâmico: Sim, à frente

Volante AMG PERFORMANCE: Opção (406,50€)

Tecto panorâmico Magic: Opção (4065,04€)

Head-up display: Opção (1056.91€)

Câmara 360º: Opção (894.31€)

Leitor de DVD: Sim

Assist. Limite Velocidade: Sim

Jantes Liga Leve de 10 raios e 20”: Opção (1829,27€)

Pack estético exterior AMG em carbono: Opção (5040,65€

Som Burmester®: Opção (6991,87€)

Acabamentos fibra carbono: Opção (3577,24€)

Pack de Assistência à Condução Plus: (2357,72€)

Pack AIR-BALANCE: Opção (406,50€)

Comand Online: Sim

Alarme: Sim

Edition 1: Opção (9349.59€)

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