Fugas - Motores

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Um arrojado SUV híbrido num mar de tubarões diesel

Por Carla B. Ribeiro

Um SUV médio que não é indiferente a nenhum apreciador do género. E apresenta-se em modo gasolina/eléctrico para fazer frente a sérios rivais diesel.

Não é apenas no seu visual que o NX 300h revoluciona o mercado, não podendo ser acusado de copiar qualquer outro veículo do género. Muito fiel ao protótipo que lhe deu origem, este Sport Utility Vehicle rompe com várias convenções tradicionais do design deste segmento, revelando-se ousado: “Parece um avião”, desabafa um admirador do género, enquanto perscruta o carro à porta de um café de Lisboa.

Acima de tudo, o NX 300h é diferente na sua filosofia que, seguindo as políticas da Lexus — e, claro, também da Toyota —, passa por se apresentar em modo híbrido, unindo um bloco a gasolina a motores eléctricos — neste caso, dois: um à frente e outro na traseira. Note-se que, não obstante as críticas, esta aposta tem sido bem-sucedida e, de acordo com dados do fabricante, entre Toyota e Lexus, já foram vendidas mais de sete milhões de veículos deste tipo.

Apesar das suas generosas dimensões — 4630mm de comprimento, 1845mm de largura e 1645mm de altura —, o Lexus NX 300h consegue habitar muito bem o meio urbano, não se acanhando mesmo em manobras mais apertadas. Para tal pode-se contar com a ajuda de uma direcção extremamente precisa que parece que faz com que o carro encolha. E na altura de estacionar tanto os sensores como o monitor de apoio ao estacionamento cumprem com eficácia as suas funções.

Mas também não poderia ser de outra forma: é em circuitos urbanos que o modo híbrido melhor funciona. Não só se consegue aproveitar vários momentos em modo eléctrico como os inevitáveis pára-arranca contribuem para uma rápida recuperação de energia. Talvez seja com esta premissa por base que a casa nipónica avança com boas médias de consumos e emissões. No entanto, por mais que tentássemos, ficámos muito longe dos valores avançados pela marca. Afinal, são quase duas toneladas de carro. No entanto, não sejamos ingénuos: ninguém investe mais de 60 mil euros num carro para poupar no posto de abastecimento. O investimento poderá até estar relacionado com preocupações ambientais, mas duvidamos que se prendam a problemas financeiros. Mesmo tendo em conta que os híbridos conseguem ser económicos noutras vertentes: requerem menos manutenção e têm menor desgaste de pneus, por exemplo.

Posto à prova em trajectos fora do ambiente da cidade, depressa se conclui que o carro não irá tirar o fôlego a ninguém (a velocidade máxima é de 180 km/h). Mas, verificámos, também não se recusa a cumprir com rigor aquilo que lhe é pedido, imprimindo conforto nas viagens proporcionado tanto pelo espaço abundante como pelos materiais usados na construção dos interiores. Isto é verdade desde que se mantenha o limite nos quatro ocupantes. É que o lugar do meio do banco traseiro é mesmo desconfortável.

Em off-road, numa breve experiência, foi possível observar como a transmissão integral é bem apoiada pelo tal segundo motor eléctrico na traseira e que entra em acção quando é detectada situação de pouca aderência nas rodas dianteiras.

Por dentro, é notória a qualidade dos materiais e a preocupação com os acabamentos deste veículo recheado de tecnologia. E nem é necessário optar pela versão mais luxuosa para se ter acesso a um carro bem equipado. É que, ao contrário da política praticada por outras marcas premium, em que o preço-base é inflacionado por uma série de extras que não são outra coisa que equipamento básico — a individualização dos veículos costuma ser a justificação mais usada — a Lexus optou por apostar em níveis de equipamento e numa lista reduzida de opcionais.

O NX 300h é comercializado com opção de três níveis de equipamento. Para as nossas voltas calhou-nos a versão mais bem equipada, com direito a todos os extras e mais alguns pozinhos: oito airbags monitor da pressão dos pneus, sistemas de segurança de pré-colisão, cruise control adaptativo desde os 0 km/h, assistência à manutenção na faixa de rodagem, luzes automáticas de máximos, monitor de ângulo morto, câmaras de visão a 360º, alerta de trânsito em marcha-atrás e faróis em LED com iluminação em curva, etc. etc.

PORMENORES

Aprumado

Não é só do lado de fora que se denotam rasgos de originalidade e de vontade de sair fora da caixa. “Uau! Parece um avião”, diz-nos alguém, enquanto percorre o carro da frente para trás, de trás para a frente. No interior há detalhes que evidenciam a vontade da Lexus em colocar este SUV em pé de igualdade com verdadeiras feras do mercado premium. É o caso do pequeno e delicado relógio analógico mesmo no centro do tablier que nos remete para um ambiente clássico.

Desarrumado

Funcionalidades não lhe faltam. Mas também não falta um sem fim de botõezinhos condizentes. Mentira! Para a mesma funcionalidade não é raro encontrar mais que um botão. Muito acharão tal profusão de comandos muito útil. Mas não é difícil de adivinhar: outros tantos andarão perdidos até encontrarem o que de facto pretendem. E a páginas tantas até se atira a toalha ao chão e fica-se pela condução tirando partido do que o carro melhor oferece: conforto.

Espaçoso

Se a ideia é sentar três pessoas nos lugares traseiros, então o melhor é passar já para o carro mais adiante: o lugar do meio é incómodo, quer pelo assento e encosto sobressaídos quer pelas saídas de ar que se têm de arrumar entre pernas. No entanto, se este terceiro lugar for descartável, o NX revela dotes que fazem de si um óptimo aliado para viagens, mesmo as mais longas. Os bancos são confortáveis e o espaço, tanto à frente como atrás, é suficiente para que ninguém se sinta apertado.

Tecnológico

Não faltam sistemas que coloquem este veículo entre os mais tecnológicos do seu segmento. Aliás, as opções de info-entretenimento são muito completas. No entanto, a opção de incluir um touchpad, semelhante aos que são usados como ratos num computador portátil, não acrescenta nada de muito interessante. A não ser que a concentração esteja voltada para ali, não são poucas as vezes em que se desiste de explorar o sistema com o touchpad, indo directamente ao ecrã.

BARÓMETRO

+ Equipamento, conforto, posição de condução, estética
- Excesso de comandos para as funcionalidades existentes, tablier confuso

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Motor de Combustão
Cilindrada: 2494cc
Potência: 155 @ 5700rpm
Binário: 210 Nm @ 4200-4400 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasolina
Propulsão Híbrida
Potência combinada: 197 cv
Motor eléctrico dianteiro
Potência: 143cv
Binário: 270 Nm
Motor eléctrico traseiro
Potência: 68cv
Binário: 139 Nm
Baterias: Hidretos de Níquel Metálicos
Tracção: Integral
Caixa: Variável Contínua
Controlada Electronicamente
(E-CVT)
Suspensão: Tipo McPherson com molas em espiral, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente e discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4630mm
Largura: 1845mm
Altura: 1645mm
Peso: 1980kg
Capac. depósito: 56 litros
Capac. mala: 475 / 555 litros

Prestações
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,3s
Consumo ponderado: 5,2litros/100 km
Emissões de CO2: 121 g/km

Preço: 53.700 € (viatura ensaiada, 65.530€)
* Dados do construtor

EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electr. estabilidade: Sim
Controlo tracção: Sim
Airbags frontais e laterais: Sim
Airbags de cabeça: Sim, dianteiros
Airbags de cortina e joelhos: Sim
Auxílio arranque subida: Sim
Aviso pressão pneus: Sim
Sistema Isofix: Sim
Aviso colocação de cinto: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim, à frente e atrás
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Entrada sem chave e arranque por botão: Sim
Retrovisores com reg. eléctrica: Sim
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Bancos dianteiros ajustáveis electr: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante em pele: Sim, com patilhas selectoras de vel.
Rádio/CD com MP3: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexões Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Estofos e bancos em pele: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Cruise control: Sim
Head-up display: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, de 18’’
Navegação por GPS: Sim
Sensores de luz e de chuva: Sim
Monitor de assistência ao estacionamento: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, à frente e atrás
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Tecto Panorâmico: Sim

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