Fugas - Motores

Toyota Avensis: Para os melhores caminhos da Europa

Por António Xavier

Na mais recente fotografia da família Toyota, todos os elementos parecem querer mostrar um sorriso comum: colocar a cristalina tecnologia nipónica ao serviço das necessidades europeias. E o Avensis não é excepção.

O Toyota Avensis assume o delicado papel de pretender brigar com o poder instituído no difícil e muito concorrido segmento D, que representa cerca de 10% do mercado. Afastando-se acintosamente de uma elite bem instalada, o Avensis não nega a sua génese nipónica, mas até mostra uma esmerada educação inglesa e um bater de coração alemão. Sem grandes explicações, esta afirmação até pode baralhar alguns espíritos. Na verdade, o novo Avensis nasceu na fábrica da Toyota Motor, em Inglaterra, e os seus novos motores diesel são de origem BMW.

Desenhado, desenvolvido e produzido na fábrica de Burnastron, em simultâneo com o Auris, o Avensis possui a mesma linhagem do seu irmão do segmento inferior, exibindo no entanto maiores dimensões e dotes mais luxuosos. A elegância energética partilhada com todos os membros da família Toyota, levou os designers da marca a optarem por reduzir a altura da traseira do Avensis, o que o torna mais distinto, tanto na versão Sedan como no formato mais popular, a carrinha Touring Sports.

O automóvel de topo da Toyota, na Europa, é o quarto modelo mais vendido no segmento D, em que as frotas representam um importante papel para as contas finais, com um peso que ronda os 69%. Se com o design e a qualidade dos materiais se provocam sorrisos a potenciais clientes que reconhecem na marca argumentos de confiança, o construtor reconhece a importância das novas tecnologias, dotando o Avensis com novos equipamentos, interiores totalmente renovados e mais requintados e uma inegável associação dos instintos desportivos e premium, cada vez mais necessários para atrair potenciais clientes.

Uma insonorização bem conseguida, comandos mais eficientes e bancos dianteiros com excelente apoio, transformam o habitáculo do Avensis numa agradável caixa de surpresas, onde o conforto se torna inquestionável, com o construtor a optar por duas estratégias de ambiente interior. Para acentuar um notório salto qualitativo, o Toyota Avensis oferece de série, para todos os modelos, o Safety Sense, um equipamento de assistência ao condutor, que inclui sistemas de pré-colisão, máximos automáticos, alerta de mudança de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito.

Se, democratizar a segurança, oferecendo mais equipamento por menos dinheiro, pode ser uma das chaves para o sucesso de vendas, a Toyota pretende cada vez mais valorizar a confiança na marca, demonstrando que tem produtos que podem incomodar os habituais dominadores deste segmento de mercado.

E, se a aparência exterior e interior do novo Avensis é suficientemente cativante, as dúvidas deixam de existir depois de alguns quilómetros ao volante, onde o conforto se torna evidente, mesmo em estradas tão sinuosas e exigentes como as dos Alpes suíços. Se o berço britânico deste japonês direccionado para o mercado europeu o transforma num cidadão do velho continente, então, vamos saber como bate o coração do novo Avensis quando equipado com motores diesel de 1.6 e 2.0 litros, de origem BMW.

Cumprindo as normas Euro 6, os novos motores diesel apontam para reduzidos consumos e menores emissões de CO2. A tendência para motores de baixa cilindrada, que obviamente implicam menores custos, levaram a Toyota a substituir as anteriores unidades da marca de 2.0 e 2.2 litros pelos novos 1.6 D-4D e 2.0 D-4D que baixam as respetivas cilindradas sem que no entanto percam capacidades dinâmicas. O bloco de 1.6 litros, de origem germânica, conta com 112 cv e vem substituir o antigo 2.0 litros. Em relação ao também novo 2.0 de origem BMW, com 143 cv, vai tomar o lugar do antigo Toyota de 2.2 litros.

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