Fugas - Motores

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Um pequeno mas vistoso SUV que aposta no requinte

Por Carla B. Ribeiro

Tem por base um citadino, mas não dispensa certos luxos. O Mazda CX-3 acaba de chegar para conquistar o nicho dos pequenos crossovers.

O melhor é desfazer já qualquer equívoco: o 3 no seu nome em nada está relacionado com o Mazda3. A verdade é que por trás do CX-3 está o Mazda2, o pequeno citadino do construtor de Hiroshima, num conceito muito semelhante ao que já aconteceu com o Fiat 500 que deu origem ao 500X, com o Peugeot 208 do qual nasceu o 2008 ou com o Renault Clio que serviu de base ao Captur.

O Mazda CX-3 é um pequeno crossover compacto que se destaca de imediato pelas suas linhas, não passando facilmente despercebido e beneficiando de uma silhueta desportiva e dinâmica. No entanto, é caso para dizer que quem vê olhos não vê coração. E se do lado de fora o CX-3 se impõe com os seus 4275mm de comprimento e 1535mm de altura, no interior é-se surpreendido pelo pouco espaço quer para ocupantes traseiros quer para bagagens.

Três pequenos trolleys couberam mas houve necessidade de retirar a chapeleira. Já no banco de trás sobra pouco espaço para as pernas, sobretudo se quem segue à frente tiver a perna comprida. Arriscaríamos mesmo a dizer que este carro não está pensado para levar passageiros atrás, excepto se se tratar de crianças pequeninas ainda em cadeirinhas próprias. É que não só os viajantes adultos se queixam de cãibras nas pernas como as suas cabeças acabam por roubar a já por si parca visibilidade, prejudicada pelo bonito corte do vidro.

Com tudo isto parecem só defeitos, mas não é verdade. Para quem segue à frente, tanto aos comandos como no lugar ao lado, há espaço de sobra e conforto a rodos devido à qualidade dos materiais com que a Mazda equipou este seu “cavalo de Tróia” para ocupar o nicho dos pequenos crossovers, no qual a tendência continua a ser para assistir a um aumento das vendas.

A qualidade dos materiais e dos acabamentos é transversal a ambas as versões disponíveis em Portugal (Evolve e Excellence), mas o modelo com equipamento topo de gama ensaiado tem muitos truques na manga que justificam a inflação do seu preço: jantes de liga leve de 18’’, faróis em LED, bancos em pele, vidros traseiros escurecidos, sensores de luz, de chuva e de estacionamento com uma muito útil câmara traseira, aviso de saída involuntária de faixa ou sistema áudio Bose.

Em particular para o condutor, o nível de equipamento Excellence revela-se uma mais-valia, assegurando a existência de vários sistemas de auxílio. É o caso do aviso de aproximação de veículos em ângulo morto, do preciso sistema de iluminação adaptativa com controlo automático de máximos ou do cruise control adaptativo. A cereja é a fina lâmina transparente que diante dos nossos olhos passa a informação de tudo o que é mais relevante — o head-up display não exibe apenas a velocidade a que se segue como outras indicações úteis, nomeadamente relativas ao cruise control.

Tudo a postos, é altura de explorar a condução. O CX-3 consegue ser dinâmico q.b. quer em traçados urbanos, nos quais consegue fazer frente aos puros citadinos (não tivesse ele a herança do Mazda2), como em estrada aberta. A resposta, não revelando nenhum portento, é eficaz na maioria das situações, conseguindo efectuar ultrapassagens rápidas o suficiente para que ninguém se sinta em perigo. Em estrada mostra-se muito à vontade em curva, não adornando em demasia. E, em particular nas estradas lusas, nas quais não é incomum encontrar buracos e ressaltos, o carro mostra-se capaz de absorver a maioria dos impactos, não provocando mossa aos ocupantes.

O único bloco disponível em Portugal, o diesel de 1.5 litros com 105cv, é surpreendentemente silencioso, apesar de garantir boas performances, facto que não é alheio a um binário máximo de 270 Nm, constante entre as 1600 e as 2500 rotações. A versão com tracção integral e caixa automática de seis relações que conduzimos tem os consumos e as prestações ligeiramente penalizadas (acelera dos 0 aos 100 km/h em quase 12 segundos e consome uma média, escreve a marca, de 5,2 litros — valor do qual não ficámos muito distantes) face ao modelo de tracção dianteira e com caixa manual. Mas o prejuízo é menor face ao conforto conseguido — a caixa automática não requer grandes perícias para se mostrar capaz de respostas rápidas e a tracção integral, com distribuição automática da potência entre cada uma das rodas de acordo com as necessidades, proporciona maior estabilidade em pisos de pouca aderência.

Analisados os prós e os contras, o Mazda CX-3 é um carro que se apresenta com os atributos necessários para conquistar uma boa fatia de fãs, sobretudo se os lugares traseiros forem encarados como um extra.

Barómetro
+ Design, acabamentos, dinâmica do motor, equipamento
- Capacidade de arrumação na mala, espaço no banco traseiro

Pormenores

Compacto
Quem olha para o exterior do carro não está à espera de ter problemas a arrumar a bagagem. Sobretudo quando já se sabe de antemão que no lugar do pneu sobressalente está um kit de reparação. Por isso, é com alguma surpresa que se verifica que três trolleys só cabem depois de se retirar a chapeleira. Sob o piso da mala há ainda um pequeno alçapão, mas o seu acesso não é o mais fácil e a sua altura é tão pequena que não servirá para mais que umas pastas de documentos, livros ou algo de altura semelhante.

Confortável
Sejamos um pouco egoístas — até porque suspeita-se que este carro não esteja na lista de desejos de famílias grandes. Se se pensar só da perspectiva de quem se senta à frente, o carro, além de espaçoso, é extremamente confortável. Para isso contribui um excelente trabalho ao nível das suspensões, mas também a cuidada escolha dos materiais. Certo é que se consegue percorrer centenas de quilómetros (e percorrêmo-los) sem que o corpo se queixe.

Companheiro
O sistema da Mazda assenta no princípio de que é possível tornar o homem e a máquina num só. E todos os sistemas são pensados no sentido de aproximar um ao outro. Neste CX-3 não é diferente e a marca dotou o carro com uma série de assistentes e de auxílios à condução que fazem com que o condutor se sinta mais apoiado — caso do muito útil head-up display. Refira-se ainda que é fácil encontrar uma boa posição de condução e toda a instrumentação é fácil de usar.

Bonito
É muito provavelmente o elogio que lhe é feito mais vezes. E a maioria delas serve de desculpa a qualquer defeito. “A mala é pequena, mas é tão bonito”; “Não é muito rápido nas acelerações, mas é mesmo bonito”. Estas e outras frases semelhantes (e sempre com a mesma conclusão) foram sendo ouvidas ao longo dos dias com que andámos com o carro. A verdade é que a sua imagem facilmente seduz qualquer um: homens ou mulheres; idosos ou crianças. Mas sejamos justos: se é verdade que é bonito também é de frisar que o carro tem muitos e mais valiosos atributos para se afirmar entre os seus pares.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1499cc
Potência: 105cv @ 4000rpm
Binário: 270 Nm@ 1600-2500rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Tracção: Integral
Alimentação: Diesel, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Caixa: Automática de 6 vel.
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais à frente; Barra de torção com molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmet. viragem: 10,6m (passeios)
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões
Comprimento: 4275mm
Largura: 1765mm
Altura: 1535mm
Distância entre eixos: 2570mm
Peso: 1370kg
Pneus: 215/50 R18
Capac. depósito: 44 litros
Capac. mala: 350 litros (1260 com bancos traseiros rebatidos)

Prestações
Veloc. máx.: 172 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,9s
Cons. misto: 5,2 litros/100 km
Emissões CO2: 136 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 31.565,58€ (versão ensaiada:
32.775,58€, com packs Leather
White e Navi)
* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

Sistema de travagem
Antibloqueio: Sim
Controlo Dinâmico de Estabilidade: Sim
Assistência à Travagem de Emergência: Sim
EBD Distribuição Electrónica da Força de Travagem: Sim
Duplo Airbag: Sim
Airbag Cortina: Sim
Airbag Lateral: Sim
Aux. arranque em subida: Sim
Assistente ângulo morto: Sim
Smart City Brake Support: Sim
Sistema de monitorização da pressão pneus: Sim
Tracção 4x4: Sim

Vida a bordo
Sistema de arranque inteligente (i-Stop): Sim
Chave Inteligente (arranque, abertura e fecho de portas sem chave: Sim
Start&Stop: Sim
Vidros Eléctricos dianteiros e traseiros: Sim
Retrovisores Eléctricos: Sim, regluação e rebatimento
Computador de bordo: Sim
Cruise Control: Sim
Mazda Radar Cruise Control: Sim
Human Machine Interface: Sim
Auto-Rádio AM/FM: Sim
Sistema de Audio Bose: Sim
Leitor de CD: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Direcção Assistida: Sim
Transmissão Automática: Sim
Volante revestido a pele: Sim
Bancos / Estofos em pele e tecido: Sim
Bancos diant. aquecidos: Sim
Head-up Display: Sim
Ar Condicionado: Sim, automático
Faróis Led: Sim
Luzes Diurnas Led: Sim
Faróis de Nevoeiro: Sim
Jantes de Liga Leve: Sim
Assistente de máximos: Sim
Sistema de Navegação GPS: Sim
Câmara de auxílio ao estacionamento traseiro: Sim
Imobilizador: Sim

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