Fugas - Motores

  • Patrícia Martins

Um funcional e despachado citadino sem artifícios

Por Carla B. Ribeiro

Funcionalidade e simplicidade. Podem ser estas as palavras-chave para caracterizar o novo citadino da Opel, com um único motor e um razoável nível de equipamento.

O novo veículo de entrada de gama da Opel vale-se pela honestidade: o Karl, cujo lançamento arranca hoje, é um carro simples e bem equipado, embora sem grandes artifícios, que não pretende ser mais do que é e que se encomenda por menos de dez mil euros caso se tire proveito das campanhas em vigor — 1000€ de valorização na retoma que se podem somar a outros 1000€ caso se opte por financiamento específico.

A isto acresce a oferta de um pacote de equipamento que inclui jantes estruturais de 15’’, faróis de nevoeiro e alerta de saída de faixa de rodagem no valor de 450€. A marca estima que esta promoção permaneça disponível até ao fim de 2015.

Com a relação qualidade/preço resolvida, entra-se no Karl com a certeza de que não se vão encontrar quaisquer luxos. Isso não significa que desaponte — como seria de esperar, os materiais não exibem uma qualidade premium e há uma enorme abundância de plásticos duros, mas a construção parece pensada para que não se oiçam muitos chocalhos ao longo da sua vida. É certo que o carro com que andámos era novinho em folha, com menos de 200 quilómetros contabilizados. Mas quantas vezes não se entra num carro nas mesmas condições e já se percepcionam barulhinhos parasitas aqui e ali?

Outra vantagem ao nível do ruído é o bloco a gasolina tricilíndrico, que, como já havia sido apurado noutros modelos da Opel, impressiona pelo silêncio. Na realidade, a ausência de um quarto cilindro, que em alguns motores é sinónimo de uma serenata ao nível de uma fanfarra, não se consegue detectar pelo ouvido. E, no que diz respeito ao comportamento, a potência equivalente a 75cv, com o motor acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades, dá para o gasto — não sendo um ás da aceleração (13,9 segundos é o tempo oficial que demora a ir dos 0 aos 100km/h), o Karl revela-se despachado na confusão citadina, exibindo recuperações satisfatórias. Isso é ainda mais surpreendente se se puserem em cima da mesa os restantes dados — para o Karl a Opel adoptou o mesmo bloco que anima o Adam ou o Corsa, mas tirou-lhe a injecção directa e o turbo. 

A medida que, à primeira vista, poderia resultar num carro amorfo, acaba por dar origem a um propulsor com uma vivacidade q.b. para não deixar ninguém com sentimentos de frustração. É que há que ter em conta que a decisão permitiu poupar peso ao motor: o Karl pesa 939 quilos, enquanto o Adam com o mesmo motor, mas com 115cv, acusa 1156 quilos. E a diferença de mais de 200 quilos compensa em parte os 40cv a menos do Karl.

Os desempenhos despachados têm é sempre um reverso da moeda: achamos difícil cumprir os 5,6 l/100km para a circulação na cidade (o consumo misto oficial é de 4,5 l/100km). Até porque, entre o pára-arranca urbano, é difícil não nos entusiasmarmos com as respostas ávidas deste pequeno carro. Isto quando segue apenas o condutor no habitáculo. Se se ocuparem todos os lugares — cinco, ao contrário do que vem sendo um mau hábito entre o segmento dos citadinos, equipados apenas com quatro cintos —, o Karl queixar-se-á do peso acrescido e as suas respostas serão notoriamente menos lestas. Pela mala há 215 litros disponíveis, o suficiente para ir às compras sem grandes desvarios. A capacidade de arrumar volumes no carro cresce com o rebatimento dos bancos (possível na modalidade 60/40) para uns muito interessantes 1013 litros. Refira-se que o pequeno e personalizável Adam arruma menos 40 litros e o Corsa acresce à oferta do Karl somente mais 70 litros.

Há ainda outra razão para colocar o Karl na lista de opções caso as necessidades de deslocação sejam maioritariamente na cidade e haja crianças para transportar. A Opel não foi espartana no equipamento de segurança e o Karl inclui, de série, seis airbags (frontais para condutor e passageiro — este último desactivável —, de cabeça para os lugares da frente e de trás e laterais nos bancos dianteiros), fixações Isofix para duas cadeirinhas no banco traseiro e trinco de segurança para as duas portas de trás.

A lista de equipamento que chega de série é pensada para que quem vai buscar um Karl não precise de dispender mais nenhum cêntimo além do preço fixado (11.850€ sem campanhas). É que, como explicou o director-geral da General Motors Portugal, João Falcão das Neves, quando da apresentação, “seria muito fácil apresentar preços inferiores a 10.000€, mas isso seria enganar os potenciais clientes que se deparariam com um carro completamente despido de equipamento.” Em vez disso, a Opel para Portugal decidiu apostar num único modelo com uma lista de equipamento ampla, resumindo os extras a dois ou três pacotes. Assim, o equipamento de série inclui ar condicionado, fecho centralizado com comando à distância, retrovisores eléctricos, computador de bordo, programador de velocidade com limitador, rádio com Bluetooth e entrada USB, assistência ao arranque em subida, monitorização da pressão de pneus, vidros eléctricos à frente (manuais atrás). 

Nos opcionais, além do Pack Style, no valor de 450€, que integra a oferta de lançamento, poderá ainda ser adquirida assistência ao estacionamento (300€) ou vidros escurecidos atrás (150€). A partir de Janeiro, o Karl poderá ser equipado com Intellilink, integrando o novo sistema Opel OnStar — ainda não há preços definitivos, mas sabe-se que o pack ficará abaixo dos 500€. Embora este serviço, que se estreia em Setembro com o Astra, só esteja disponível para o Karl a partir de Janeiro, já podem ser efectuadas encomendas.

BARÓMETRO
Relação qualidade/preço, nível de equipamento
- Abundância de plásticos duros, consumos

PORMENORES

Em segurança
O Opel Karl tornou-se a entrada de gama da Opel, constituindo o modelo mais barato da casa de Rüsselsheim. No entanto, para o mercado europeu, o Karl não poupou em sistemas de segurança, estando bem equipado de série. Além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cabeça à frente e atrás), a segurança inclui sistema antibloqueio de travagem, distribuição electrónica da força da travagem, assistente de arranque em subidas, aviso de colocação de cinto de segurança para todos os lugares, controlo de estabilidade, cruise control com limitador de velocidade, fixações Isofix e desactivação do airbag do passageiro para colocação de cadeirinha de criança.

Ligado
Sistema de rádio AM/FM, ligação por Bluetooth a sistemas de áudio externos, emparelhamento com o telemóvel. Funcionalidades cada vez mais importantes para quem passa muito tempo dentro do carro e que no caso do Karl chegam de série. Mais interessante será a integração, a partir de Janeiro de 2016, do sistema Intellilink, com ecrã táctil, que pode ser acoplado ao OnStar que reúne, num único serviço, conectividade, localização do carro e assistência em viagem, podendo ainda integrar um hotspot Wi-Fi 4G.

Para cinco 
Há uns anos os fabricantes automóveis consideraram que se alguém procura um citadino é porque anda sozinho no carro. Vai daí, aboliram as cinco portas e tiraram um cinto ao banco traseiro. O Karl, como outros nos últimos tempos têm vindo a fazer (caso do Celerio, por exemplo) arrepia caminho e chega com cinco portas (as portas traseiras, refira-se, são de abertura ampla, facilitando os movimentos se houver necessidade de prender cadeirinhas) e cinco cintos. Dadas as suas dimensões poder-se-ia achar que três passageiros iriam totalmente apertados no banco traseiro — mas a ergonomia do assento facilita a presença de um terceiro ocupante e o espaço é sabiamente aproveitado. 

Bem calçado
Num mercado em que os pneus são muitas vezes desvalorizados, é agradável constatar que a Opel não enveredou pelo caminho da poupança fácil. Os quatro pneus de origem chegam com o selo Continental. Já sob o alçapão da mala esconde-se um kit de reparação de furos — o recomendável pneu sobressalente está disponível, mas por um extra de 60€.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 999cc

Potência: 75cv @ 6500rpm

Binário: 95 Nm @ 4500rpm

Cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12

Combustível: Gasolina

Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Travões: Discos ventilados à frente; tambor atrás

Dimensões

Comprimento: 3675mm

Largura: 1604mm

Altura: 1476mm

Distância entre eixos: 2385mm

Peso: 939kg

Capac. depósito: 32 litros

Capac. mala: 215 (1013, com bancos rebatidos)

Prestações

Velocidade máxima: 170 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 13,9s

Consumo ponderado: 4,5 l/100 km

Emissões de CO2: 104 g/km (Euro 6)

Preço:  11.850€ (inclui oferta de Pack Style no valor de 450€)

* Dados do construtor 

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo electr. estabilidade: Sim

Controlo tracção: Não

Airbags frontais: Sim

Airbags laterais: Sim, dianteiros

Airbags de cortina: Sim, dianteiros e traseiros

Auxílio arranque subida: Sim

Sistema Isofix: Sim

Aviso colocação de cinto: Sim

Monitorização da pressão de pneus: Sim

Aviso de saída de faixa de rodagem: Sim (Pack Style, oferta)

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim, à frente

Vidros escurecidos: Não (Opção, 150€)

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Entrada sem chave e arranque por botão: Não

Retrovisores com reg. eléctrica: Sim

Bancos dianteiros aquecidos: Não (Opção Pack Inverno, 350€)

Bancos dianteiros ajustáveis electr: Não

Bancos traseiros rebatíveis: Sim, 60/40

Volante regulável: Sim, em altura 

Volante em pele: Não (Opção Pack Inverno, 350€)

Rádio AM/FM: Sim

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Conexões Bluetooth e USB: Sim

Ar condicionado: Sim, manual

Estofos e bancos em pele: Não

Regulador/limitador de velocidade: Sim

Cruise control: Sim

Computador de bordo: Sim

Jantes em liga leve: Não (liga estrutural 15’’, Pack Style, oferta)

Navegação por GPS: Não

Sensores de luz e de chuva: Não

Monitor de assistência ao estacionamento: Não

Sensores de estacionamento: Não (Opção, 300€)

Faróis de nevoeiro: Sim, com luz de curva (Pack Style, oferta)

Luzes de dia: Sim

Tecto Panorâmico: Não

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