Fugas - Motores

Seat Alhambra renovado: O irmão espanhol

Por João Palma

O Volkswagen Sharan renovou-se e o Seat Alhambra não podia ficar atrás. Aliás, são duas faces da mesma moeda: ambos produzidos na AutoEuropa, em Palmela, partilham mecânica e funcionalidades.

Tal como o seu irmão, o renovado Seat Alhambra, que já está à venda, tem três níveis de equipamento, Reference, Style e Advanced, de acordo com as motorizações e três variantes do mesmo bloco 2.0 TDI diesel, com 115cv, 150cv e 184cv. Os preços começam nos 38.476€ do Alhambra 2.0 TDI de 115cv Reference.

Noutros mercados, estão disponíveis propulsores a gasolina, mas, ao contrário do Sharan, que oferece um 1.4 TSI de 150cv, os responsáveis da Seat decidiram só disponibilizar o bloco 2.0 a gasóleo nas suas três declinações, atendendo ao facto de neste segmento dos monovolumes de sete lugares as preferências no mercado português recaírem esmagadoramente nas motorizações diesel, sendo as vendas de veículos a gasolina residuais. As previsões da marca espanhola do grupo Volkswagen apontam para que a maior fatia de vendas seja a do Alhambra 2.0 TDI de 115cv nível de equipamento Reference (o único e exclusivo desta motorização).

É que o Alhambra com o propulsor de 150cv custa quase mais 5000€. Tendo ambos os mesmos consumos e emissões, a diferença reside essencialmente no nível de equipamento, que é de entrada o Style com o motor 2.0 TDI de 150cv (o nível superior Style Advanced, custa mais 800€). Aliás, o degrau para a variante do 2.0 TDi de 184cv é menor: 44.128€ do 2.0 TDI de 150cv Style Advanced para 45.923€ do 2.0 TDI de 184cv Style Advanced (o único nível de equipamento para o 2.0 TDI de 184cv).

Os monovolumes já estiveram mais na moda na Europa: os SUV e os crossovers vieram roubar clientes a este tipo de veículos. Isso ainda é mais marcante em Portugal. Mas isso não quer dizer que tenham perdido qualidades como veículos por excelência para famílias numerosas, em particular os grandes monovolumes de sete lugares. Noutro tipo de veículos de sete lugares, com todos os ocupantes, a mala é residual. No caso do Alhambra sempre são 300 litros (2297 litros com as segunda e terceira fila de bancos rebatidos). Além disso, os sete lugares são reais e dois adultos podem sentar-se atrás (ao contrário de outros veículos, em que a terceira fila de bancos deve ser reservada para crianças). Também a pensar nas famílias com filhos pequenos, um ou dois bancos da segunda fila podem transformar-se, se necessário, em cadeirinhas de criança, poupando espaço e incómodos (opção por 205€ ou 416€).

Outra vantagem é que a legislação portuguesa beneficia veículos de sete lugares, que são classe 1 nas portagens com dispositivo de Via Verde, uma poupança importante. A isso vai somar-se, a partir de Janeiro de 2016, mais uma vantagem: de acordo com novo enquadramento legal, para famílias com três ou mais filhos, sendo dois menores de oito anos, os veículos familiares com três filas de bancos passam a ter mais um abatimento de 50% no ISV – no caso do Alhambra, que já tem um desconto de 50% neste imposto, será um desconto adicional de 25% (cerca de 2500€).

A gama de motores disponíveis também obedece ao espírito e filosofia deste monovolume, tendo sido revista para cumprir com a norma de emissões Euro 6, apresentando valores reduzidos de consumos e emissões e melhoria nas performances. Para além da caixa manual de seis velocidades, nas variantes do 2.0 TDI de 150cv e 184cv é também disponibilizada, por cerca de mais 2000€, a eficiente caixa DSG de dupla embraiagem e seis relações do grupo Volkswagen.

No que se refere ao visual, as mudanças são mínimas: nova grelha, farolins traseiros em LED ou novas jantes. Sendo um veículo do século XXI, a conectividade é essencial e o renovado Alhambra vem equipado com a mais recente geração do sistema de infoentretenimento Seat Easy Connect (em opção ou de série, consoante o nível de equipamento) com um ecrã táctil de 6,5’’ com maior rapidez no arranque. Beneficiando de uma cooperação entre a Seat e a Samsung, inclui a função MirrorLink que permite transpor as funções e aplicações de um smartphone para o ecrã táctil do carro. Mas as potencialidades de conectividade vão mais além com o Seat Full Link, que incorpora as funções dos sistemas operativos Android 5.0 e iOS 7, Google Android Auto e Apple Car Play.

Quanto a equipamento, mesmo no nível de entrada, Reference, o Alhambra já vem razoavelmente equipado: airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o condutor, Start/Stop, cruise control, climatizador de três zonas, computador de bordo, detecção da fadiga do condutor, sistema de travagem automática pós-colisão, controlo da pressão dos pneus, sensores de luz e de chuva, barras de tejadilho, etc. O Style acrescenta, entre outras coisas, tabuleiro nas costas dos bancos da frente, rebatimento do banco do pendura, banco do condutor com regulação lombar eléctrica, cortinas de sol atrás, compartimento de arrumação adicionais, sensores de estacionamento, assistente de máximos, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, jantes de liga leve de 16’’, alarme, sistema de som Media Plus e conexão Bluetooth. A tudo isto, o Style Advanced acrescenta suspensão e bancos desportivos, vidros escurecidos, etc.

A lista de opcionais inclui bancos em pele, tecto panorâmico, sistema de navegação, aviso de ângulo morto, de saída involuntária da faixa de rodagem, detecção de sinais de trânsito e função auto-hold, que segura o veículo em declives íngremes para além do tempo do sistema de auxílio ao arranque em subida, libertando-o quando se carrega no acelerador, mas tornando a prendê-lo quando se pisa o travão.

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