Diríamos que é de uma grande injustiça apelidar de caro um veículo que pode custar desde 14.000€. Mas a versão mais equipada do utilitário médio da Hyundai consegue atingir mais de 21 mil euros. E é com uma viatura deste valor que arrancamos para constatar que, ao contrário do seu preço, se há princípio pelo qual o Hyundai i20 com o bloco diesel 1.1 de 75cv se rege é pela economia.
Confesso mesmo que é difícil de acreditar no que o painel de instrumentos nos informa. É que, depois de percorridos 200km, o ponteiro do combustível mal se tinha mexido. E depois de voltas e mais voltas exibia um depósito por metade. Nada de mais, se não tivermos em conta que foram feitos mais de 500km, quer por auto-estrada como por estradas sinuosas, e que o carro seguia com quatro ocupantes e bagagem. Assim, no capítulo da poupança de combustível, o bloco tricilíndrico que equipa este i20 é um verdadeiro vencedor.
Com tamanha poupança não são, naturalmente, de esperar desempenhos desenfreados — embora a aceleração em 16 segundos dos zero aos 100 nos pareça demasiado lenta. Por isso, há muitas ultrapassagens que nem se tentam por algum sentido de ausência de segurança. No entanto, depois de atingir uma velocidade constante, o carro mantém sem quaisquer dificuldades o ritmo imposto — sobretudo em estrada aberta. Em caminhos mais sinuosos e com inclinações mais acentuadas, é notória a necessidade constante de se recorrer à caixa de velocidades para que se consiga manter um andamento razoável. O facto penaliza consumos, mas nada que seja chocante.
Mas o motor ganha pontos noutras vertentes, nomeadamente no (aparente) silêncio. Ou pelo menos no pouco barulho, tendo em conta trabalhar com apenas três cilindros. Mas, refira-se, esta percepção de baixo ruído é sobretudo apoiada por um habitáculo que prima por uma boa insonorização. É que, a baixas rotações, não se deixará de ter de conviver com a trepidação própria de um diesel, mais ainda sendo um diesel de três cilindros — no burburinho citadino, o ruído é mais notório, sobretudo se se seguir de janela aberta. Já o tecto de abrir transforma uma viagem num tormento de barulhos, sendo aconselhável deixar este mimo para circulações de pára-arranca ou que não se ultrapasse os 50 km/h.
Ainda assim, a Hyundai conseguiu um bom trabalho final, quer com o bloco diesel de 1.1 quer com a construção geral do veículo. Sobretudo no interior, em que é bem visível uma preocupação com a escolha dos materiais que equipam o veículo — não sendo de qualidade premium, a maior parte dos materiais revela características satisfatórias. Destaque sobretudo para os bancos que, nos lugares dianteiros, admitem viagens longas, garantindo um bom apoio ao nível lombar. No banco traseiro, os passageiros não se queixam de falta de espaço para as pernas, facto que não é alheio ao crescimento do próprio carro.
O i20 está nesta versão de 2015 mais comprido, mais baixo e mais largo que o modelo anterior, com particular destaque para a distância entre eixos que cresceu 45mm, para 2570mm — valor que o coloca entre um VW Polo e um Renault Clio. Já a mala revela uma capacidade muito boa para o segmento em que se insere: 326 litros, o que o põe entre os veículos de semelhantes dimensões com maior porta-bagagem.
Como já foi referido, o grande revés deste carro é o seu preço final depois de o “vestir” com todos os equipamentos disponíveis. Por um lado, tem um sabor amargo. Mas, por outro, é apreciável ver o esforço da Hyundai em colocar o i20 bem ao gosto europeu, sem que lhe falte pitada da parafernália tecnológica a que o mercado está cada vez mais habituado.
De série, pelos tais 14.000€, o i20 1.1 CRDi de 75cv inclui luzes de boas-vindas e de acompanhamento, seis airbags, sistema Isofix, ABS com distribuição da força de travagem e sistema de assistência à travagem, sistema de ajuda em subidas, alarme periférico, banco do condutor com regulação em altura, banco traseiro rebatível a 60/40, comando à distância, coluna de direcção regulável em altura, direcção assistida, duas tomadas de corrente auxiliar, portas USB, faróis de nevoeiro, porta-luvas iluminado e refrigerado, monitorização da pressão dos pneus e vidros eléctricos à frente (manuais atrás). Por isso, quando se fala da versão base não se pode considerar um carro despido e pouco equipado. E os sete mil euros a mais do veículo ensaiado são gastos em coisas que poderão ser perfeitamente dispensáveis: jantes de 16’’, tecto de abrir e panorâmico, luzes diurnas em LED, luz de curva, ar condicionado automático, sensores de luz e de chuva, espelhos exteriores rebatíveis electricamente, apoio de braço central, cintos ajustáveis em altura e espelho electrocromático.
Por tudo isto, é de pensar se os pacotes opcionais, que tanto inflacionam o preço, são mesmo necessários — é que pelo bloco e pelo desempenho, o i20 1.1 CRDi de 75cv vale por si.
BARÓMETRO
+ Consumos, funcionalidade, vida a bordo, conforto em viagem, insonorização do habitáculo
- Preço da versão mais equipada, recuperações, ruído do motor tricilíndrico.
PORMENORES
Poupado
Equipado com o bloco tricilíndrico, com uma cilindrada de 1120 cm3, o Hyundai i20 distingue-se pela sua capacidade de poupança. Com mais de 500km cumpridos, o pequeno ponteiro do mostrador do nível de depósito ainda não tinha caído para baixo de metade. Por isso não é difícil acreditar na média anunciada de quatro litros aos cem quilómetros. De lamentar apenas o ruído produzido por este diesel quando em baixas rotações. Felizmente o habitáculo beneficia de uma muito boa insonorização e mal se dá por ele. Com o tecto de abrir e janelas fechadas, claro.
Simples e funcional
Os interiores do Hyndai i20 primam pela simplicidade, mas nem por isso se mostram descuidados. Tudo parece estar no sítio certo e não é nada difícil encontrar o que se procura, com os comandos para as diferentes necessidades bem separados. De sublinhar pela positiva a construção cuidada e os materiais escolhidos.
Espaçoso
Com o crescimento de todo o carro — está mais comprido e mais largo (embora mais baixo) que o modelo anterior, com particular destaque para a distância entre eixos, que cresceu 45mm, para 2570mm. Este aumento beneficiou passageiros traseiros (que conseguem ter mais espaço para as pernas) e a mala. O porta-bagagem, além de exibir um desenho que potencia a arrumação, tem uma capacidade muito boa para o segmento em que se insere: 326 litros, o que o coloca entre os veículos de semelhantes dimensões com maior porta-bagagem.
Confortável
Além de espaçoso, o interior do carro prima pelo conforto. Atrás, dois passageiros encontram uma posição sobejamente cómoda para uma longa viagem e, para trajectos mais curtos, é possível ocupar o lugar do meio sem que niguém se sinta claustrofóbico. À frente, além do espaço e do bem-estar, é de destacar o desenho dos bancos, que potenciam um excelente apoio ao nível lombar. Para o condutor é fácil encontrar uma posição, tirando partido não só da coluna de direcção ajustável como da regulação do banco que também pode ser feita em altura.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1120cc
Potência: 75cv às 4000 rpm
Binário: 180 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum, Turbo de geometría variável, Intercooler
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; duplo braço triangular, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás
Dimensões
Comprimento: 4035mm
Largura: 1734mm
Altura: 1474mm
Distância entre eixos: 2570mm
Peso: 1143kg
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 326 (1042, com bancos rebatidos)
Pneus: 195/55 R16 (inclui pneu sobressalente temporário)
Prestações
Velocidade máxima: 159 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 16,0s
Consumo médio: 4,0 l/100 km
Emissões de CO2: 103 g/km (Euro 6)
Preço: 14.000 (versão ensaiada, 21.472,38€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com Distribuição da força de travagem e Sistema de assistência à travagem
ESP: Sim
VSM (Gestão de estabilidade do veículo): Sim
Ajuda arranque em subidas: Sim
Airbags dianteiros: Sim (condutor, e passageiro)
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Assistente faixa de rodagem: Sim
Isofix para cadeira criança: Sim
Aviso pressão pneus: Sim
Vida a bordo
Comando à distância: Sim
Vidros eléctricos: Sim, à frente e atrás
Direcção assistida: Sim
Auto Cruise Control: Sim
Limitador de velocidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante e punho em pele: Sim
Bancos com regulação em altura: Sim, condutor
Banco tras.rebatível: Sim, 60/40
Bancos em pele: Não
Ar condicionado: Sim, auto
Rádio com RDS, CD, MP3 e comandos no volante: Sim
Bluetooth: Sim
Porta AUX + USB: Sim
Espelho retrovisor electrocromático: Sim
Retrovisores ext. aquecidos: Sim
Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente: Sim
Luzes diurnas em LED: Sim
Luzes Follow me home: Sim
Faróis de nevoeiro: Sim
Luz de curva: Sim
Porta-luvas com iluminação: Sim
Porta-luvas c/ refrigeração: Sim
Alarme periférico: Sim
Sensor de chuva/luz: Sim
Sensores de ajuda ao estacionamento: Sim, traseiros
Tecto de abrir eléctrico e panorâmico: Sim
Versão ensaiada: Panorama + Dock Station 1.1 CRDi 75 CV; versão fotografada: i20 Comfort 1.2 84 CV