Fugas - Motores

Daniel Rocha

Um atentado à razão que personifica um hino à paixão

Por Carla B. Ribeiro

Mais potência do que alguma vez se pode usar e consumos de fazer corar. Tudo parece indicar que este carro não é uma escolha certa. Mas, quando damos por isso, já nos conquistou.

Bem que tentámos. Também questionámos os que se mostraram apaixonados pela sua silhueta e sobretudo pela sua sonoridade (“barulho monstro” será mais adequado). Mas é impossível encontrar um argumento lógico que justifique a compra deste carro. É como aquele rapaz rebelde por quem nos apaixonamos aos 15 anos. Sabemos que não vai correr bem. E mesmo assim não resistimos.

Ainda assim, obstinadamente, tentámos encontrar alguma racionalidade nesta paixão. A começar pela funcionalidade — afinal de contas, trata-se de um SUV, tão vocacionado a andar pelo asfalto como a percorrer trilhos acidentados. Mas quem é que no seu perfeito juízo colocaria um veículo cujo preço se situa acima da fasquia dos 150.000€ (sem extras!) no meio do mato ou a correr o risco de levar com uma chuva de pedras em cima? Pois!

Tente-se então pela potência. E aí não há concorrência à altura entre os SUV: o X5 M é o mais potente entre os que povoam o mercado. São 575cv e um binário máximo de 750 Nm à nossa disposição a partir das 2200 rotações que se mantém até às 5000rpm. Mas estes números não seriam tão mais apetecíveis num desportivo puro e duro? 

Depois, há o sustento. Não que a poupança de combustível seja uma preocupação para quem vai buscar um V8 a gasolina de quase duas toneladas e meia. Mas é quase indecoroso o número que registámos como média de consumo: mais de 14 litros sem grandes avarias (nem preocupações de poupança); accionados os sistemas desportivos, é assistir rapidamente a uma escalada que depressa atinge os 20 litros. A bem da verdade, tentámos por tudo ver se era possível registar os 11,1 litros anunciados pela marca e, com os modos que privilegiam tanto o conforto como a eficiência seleccionados e a cumprir escrupulosamente os limites de velocidade, apoiados por um muito eficaz cruise control, fomos “mais papistas que o Papa”, atingindo uma média, ao fim de 250km de estrada, de 10,1 l/100km. No entanto, não se aconselha ninguém a tentar a proeza. É que ter nas mãos tantos cavalos sem lhes soltar a rédea não tem piadinha nenhuma.

Com tantos contras, não é fácil explicar por que nos deixámos perder de amores por um carro que: 1) tem todas as funcionalidades para no fim não ter funcionalidade nenhuma; 2) tem mais potência do que as estradas (e a lei) nos permitem; 3) obriga-nos a gastar mais no seu sustento do que na alimentação de três adolescentes esfomeados. 

Mas é mesmo assim: o X5 M não é, nem nunca será, uma escolha racional — é forjado a emoções e delineado a paixão pura. Daquelas que até dão borboletas na barriga — não acreditam? É experimentar carregar com um bocadinho de mais brusquidão no acelerador… Ou nem é preciso.

Num primeiro olhar, e para lá da constatação óbvia “de que é tão grande”, como repetidamente fomos ouvindo, o X5 M arreganha facilmente o dente, mostrando uma face que se destaca pela agressividade, imposta quer na dupla grelha dianteira, cada “rim” com um conjunto de sete frisos duplos bem destacados na vertical, quer na sua assinatura luminosa que, rasgada, não passa despercebida. E não nos esqueçamos das aberturas laterais, bem pronunciadas, a lembrarem o dorso de um tubarão assassino, que são mais um pormenor a definir uma silhueta bem atlética e musculada.

A conversa muda de figura assim que entramos no habitáculo — no seu interior a palavra agressivo não se adequa a nada. Tudo é muito robusto, sim. Mas suave e confortável. Sobretudo para os passageiros da frente que tiram proveito dos bancos tipo baquet, extremamente confortáveis e com um excelente apoio. Isso é ainda mais evidente para o condutor que conta com uma regulação fácil tanto do assento como da coluna de direcção, atingindo em poucos segundos a posição ideal de condução. Nos lugares de trás é possível sentar três adultos, graças à ausência de túnel de transmissão, embora o passageiro do meio não encontre tanto conforto.

Mas, no caso do X5 M ensaiado, o desconforto era minimizado pelos ecrãs localizados nas costas dianteiras e que estava equipado com acesso a televisão. Claro que estes equipamentos não são luxos baratos e este especificamente só se consegue desembolsando mais de três mil euros (2146,34€ para a integração do sistema e 967,48€ pela função de TV). Aliás, como se pode ver pela lista de equipamento, poucas são as comodidades que não se pagam. E se umas parecem óbvias, a conectividade por Bluetooth e USB (422,76€), por exemplo, parece um abuso. 

(Des)travado

Quando se pisa o acelerador com um bocadinho de mais brusquidão, é vê-lo a sair disparado, quase ganhando vida própria. De tal maneira que até assusta — como parar um monstro de quase duas e toneladas e meia depois de lhe dar corda. No entanto, neste BMW X5 M nada é feito ao acaso. E se tem potência para ser completamente destravado, também tem travões para aguentar a besta. E nem por um segundo se pensa estar a correr algum risco — tudo neste carro inspira segurança. 

Anti-tédio

Podemos tentar os velhos jogos de contar matrículas e cantar todo o repertório do Festival da Canção desde os primórdios. Ainda assim é fatal: quando já se pensava ter conquistado os miúdos, surge a pergunta: “Falta muito?” Algo que não aconteceu nesta última viagem. Miúdos e o graúdo sentados no banco de trás aguentaram estoicamente quatro horas de estrada e alguns engarrafamentos de Verão. Tudo graças ao sistema de entretenimento — caro, é verdade, mas tão, tão eficiente como babysitter. 

Personalizável

É cada vez mais comum conseguir-se personalizar um carro ao nosso gosto. Mas todos os M — e o X5 não é excepção — elevam essa personalização, dada a possibilidade de aliar diferentes modos numa só condução. Por exemplo, uma direcção em modo desportivo a um chassis confortável; uma resposta do motor em Sport + (que desliga o EPS) a uma caixa em modo apenas Sport. Melhor: é possível memorizar dois programas diferentes e alternar entre eles à distância de um botão incrustado no volante. 

Um mimo no verão

À primeira vista nem se dá por ele, tal a forma como o forro do tecto está bem disfarçado. Mas um pequeníssimo botão denuncia a sua existência — um tecto panorâmico, transversal a todo o carro, complementado por um tecto de abrir eléctrico que se consegue ter aberto até três quartos. E subitamente um carro agressivo e algo sisudo transforma-se num objecto de pura diversão.

Barómetro

+ Dinâmica, agilidade dadas as suas dimensões, condução, conforto a bordo

Preço, consumos, custo do equipamento opcional

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 4395cc
Potência: 575cv @ 6000- 6500rpm
Binário: 750 Nm @ 2200- 5000rpm
Cilindros: 8 em V a 90º Válvulas: 32
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa. Turbo. Intercooler Transmissão. Automática, 8 velocidades
Suspensão: Independente com triângulos sobrepostos à frente; Independente multibraços atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 4880mm
Largura: 1985mm
Altura: 1754mm
Distância entre eixos: 2933mm
Peso: 2350kg
Capac. depósito: 85 litros
Capac. mala: 650 (1870, com bancos rebatidos)
Pneus: 285/40 R20, à frente; 325/35 R20, atrás

Prestações

Velocidade máxima: 280 km/h**
Aceleração 0 a 100 km/h: 4,2s
Consumo ponderado: 11,1 l/100 km
Emissões de CO2: 258 g/km (Euro 6)

Preço: 163.500€ (viatura ensaiada, 190.278€) * Dados do construtor ** com M Driver’s Package (3325€)

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim 
ESP, sistema electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de estabilidade: Sim
Airbag frontal: Sim, condutor e passageiro
Airbags de cabeça: Sim, à frente e atrás
Airbags laterais: Sim, à frente
Brake Assist: Sim
Protecção pré-colisão: Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistente ajuda em subidas: Sim
Aviso saída de faixa: Opção (524,39€)
Assistente de ângulo morto: Sim
Indicação do limite de velocidade: Opção (272,36€)
Chassis adaptativo: Sim
Suspensão desportiva M: Sim
Isofix: Sim
Aviso de cinto: Sim

Vida a bordo

Acesso sem chave: Opção (833,33€)
Start/Stop: Sim
Fecho suave das portas: Opção (540,65€)
Barras de tejadilho: Opção (337,40€)
Tecto de abrir elétrico panomâmico: Opção (1430,89€)
Cortinas manuais para vidros laterais traseiros: Opção (211,38€)
Vidros com protecção solar: Opção (386,18€)
Ventilação ativa dos bancos dianteiros: Opção (682,93€)
Bancos em pele integral: Opção (3788.62€)
Bancos dianteiros M multifuncionai: Opção (1597,56€)
Frisos em fibra de carbono: Opção (723,58€)
AC automático com 4 zonas de controlo: Opção (398,37€)
Assistente das luzes de máximos: Sim
Câmara traseira: Opção (382,11€); Surround View (621,95€)
Assistente de estacionamento: Opção (463,41€)
Função de TV: Opção (967,48€)
Internet: Opção (84,55€)
Sistema multimédia bancos traseiros: Opção (2146,34€)
BMW Head-Up Display: Opção (1170,73€)
Sistema de som Surround Harman/Kardon: Opção (512,20€)
Informação de trânsito em tempo real: Opção (126,83€)
Serviços Concierge: Opção (210,57€)
Bluetooth/USB: Opção (422,76€)
Pacote de condução M: Opção (2073,17€)

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