São produtos distintos, os dois novos pneus que a Continental lançou no mercado, mas ambos correspondem às solicitações cada vez mais exigentes e específicas em termos de performance e segurança colocadas pelas novas viaturas produzidas pelos fabricantes de automóveis. Um é o ContiPremiumContact 5, um pneu mais “clássico”; o outro, mais “revolucionário” no que se refere à sua especificidade, é o Conti.eContact, para veículos híbridos, híbridos plug-in e até 100% eléctricos.
A Continental é uma grande multinacional com muitos ramos de actividade. No entanto, é mais conhecida como um dos líderes mundiais no fabrico de pneus: em Portugal, detém uma fábrica em Lousado que produziu 17 milhões de pneus em 2014, dos quais 96% foram para exportação. Para se ter uma ideia do contributo positivo da fábrica de Lousado da Continental para a balança de pagamentos portuguesa, refira-se que, no mesmo ano de 2014, segundo dados da ETRMA (Associação Europeia dos Produtores de Borracha e Pneus), foram vendidos em Portugal 2.656.886 pneus para veículos ligeiros.
A evolução dos veículos automóveis tem sido vertiginosa e é bem visível no seu design exterior e interior, equipamentos, performances e consumos. Os pneus, embora mantendo o tradicional visual de “rodas pretas redondas com um buraco no meio”, têm sido obrigados a acompanhar essa evolução/revolução e isso tem sido feito pelos fabricantes de referência: à primeira vista, os pneus actuais parecem iguais aos de há uma década, mas as diferenças em termos de desempenho são abissais.
Um parêntese: se, no momento de trocar pneus, para poupar uns euros pensar em adquirir pneus usados ou de marcas low cost, esqueça! O que poupa hoje pode custar-lhe muito mais amanhã em termos de reparações ou, ainda pior, de danos físicos. Poupe nas jantes, na decoração, nos acessórios, mas nunca nos pneus, que são o único elemento da viatura em contacto como solo.
Para se ter uma ideia da “corrida às performances” dos fabricantes de pneus, a primeira geração do ContiPremiumContact 5 era uma referência, mas, num período de dois anos, foi rapidamente superada pelos principais concorrentes. Daí o lançamento de um novo ContiPremiumContact 5, igualmente destinado a equipar de origem (e também para o mercado de substituição) veículos compactos, pequenos e grandes familiares de gama média/alta.
De acordo com o sistema de etiquetagem de pneus introduzido em Novembro de 2012 (que só abrange três aspectos do comportamento global dos pneus), o novo pneu obteve a classificação C na resistência ao rolamento: está mais direccionado para outras performances, não privilegiando a poupança nos consumos, mas ainda assim com um desempenho superior ao antecessor. Em nível de ruído exterior obteve duas ondas (num máximo de três). Mas onde se destaca é na travagem em superfície molhada, em que obteve A, o máximo.
Mas não só: entre muitos outros atributos, o novo ContiPremiumContact 5 também trava bem em piso seco, tem boa aderência, contribui para uma boa manobrabilidade em todas as situações e proporciona uma condução confortável, além de ter uma vida útil acrescida. Isso mesmo pudemos comprovar na pista de testes da Continental.
Estas prestações são conseguidas pela utilização de novos materiais, um novo desenho da banda de rodagem e uma nova carcaça. O novo ContiPremiumContact 5 está disponível em 20 medidas, nas séries 45 a 65, jantes de 14’’ a 17’’ e índices de velocidade de T (até 190 km/h) a W (até 270 km/h).
Já o Conti.eContact é um produto de nova geração, direccionado para veículos híbridos/eléctricos e 100% eléctricos, embora também possa ser usado em viaturas com motor de combustão interna. Este pneu está disponível em seis medidas, nas séries 50 a 60, jantes de 17’’ e 18’’ e índices de velocidade V (até 240 km/h) a W, podendo equipar veículos como Opel Ampera, Peugeot 508 e 3008 Hybrid, Lexus LS 600h e RX 450h, BMW 5 Active Hybrid, Porsche Cayenne Hybrid e Volkswagen Touareg Hybrid.
Nos três itens considerados na etiquetagem europeia de pneus, obteve duas ondas no nível de ruído externo e A, o máximo, na travagem em molhado e na resistência ao rolamento. Note-se que há vários tipos de performance que não são considerados nesta classificação como a durabilidade (vida útil), a resistência à aquaplanagem, o conforto, a manobrabilidade, etc. Nestas vertentes, o Conti.eContact também tem um bom desempenho — aliás, para poder equipar os veículos topo de gama acima mencionados tem que ter comportamento similar ao dos pneus de alta performance convencionais, acrescido da baixa resistência ao rolamento (com reflexo na redução de consumos) exigida por veículos híbridos/eléctricos e 100% eléctricos.
Isso é conseguido através de novos compostos utilizados no seu fabrico, uma construção e desenho da banda de rodagem inovadores e novas tecnologias. Só para citar um pormenor: a utilização de uma banda de espuma de poliuretano unida à superfície interior da banda de rodagem para reduzir vibrações e ruído de rolamento. Como membro da família de pneus Continental para veículos híbridos e eléctricos, o Conti.eContact tem o logótipo BlueEco na parede lateral do pneu.