Fugas - Motores

Continental estreia dois novos pneus

Por João Palma

Os pneus, único ponto de contacto dos veículos com o solo, têm de acompanhar a evolução constante das performances dos carros, bem como os novos paradigmas de segurança. Os dois novos pneus da Continental respondem a essas exigências.

São produtos distintos, os dois novos pneus que a Continental lançou no mercado, mas ambos correspondem às solicitações cada vez mais exigentes e específicas em termos de performance e segurança colocadas pelas novas viaturas produzidas pelos fabricantes de automóveis. Um é o ContiPremiumContact 5, um pneu mais “clássico”; o outro, mais “revolucionário” no que se refere à sua especificidade, é o Conti.eContact, para veículos híbridos, híbridos plug-in e até 100% eléctricos.

A Continental é uma grande multinacional com muitos ramos de actividade. No entanto, é mais conhecida como um dos líderes mundiais no fabrico de pneus: em Portugal, detém uma fábrica em Lousado que produziu 17 milhões de pneus em 2014, dos quais 96% foram para exportação. Para se ter uma ideia do contributo positivo da fábrica de Lousado da Continental para a balança de pagamentos portuguesa, refira-se que, no mesmo ano de 2014, segundo dados da ETRMA (Associação Europeia dos Produtores de Borracha e Pneus), foram vendidos em Portugal 2.656.886 pneus para veículos ligeiros.

A evolução dos veículos automóveis tem sido vertiginosa e é bem visível no seu design exterior e interior, equipamentos, performances e consumos. Os pneus, embora mantendo o tradicional visual de “rodas pretas redondas com um buraco no meio”, têm sido obrigados a acompanhar essa evolução/revolução e isso tem sido feito pelos fabricantes de referência: à primeira vista, os pneus actuais parecem iguais aos de há uma década, mas as diferenças em termos de desempenho são abissais.

Um parêntese: se, no momento de trocar pneus, para poupar uns euros pensar em adquirir pneus usados ou de marcas low cost, esqueça! O que poupa hoje pode custar-lhe muito mais amanhã em termos de reparações ou, ainda pior, de danos físicos. Poupe nas jantes, na decoração, nos acessórios, mas nunca nos pneus, que são o único elemento da viatura em contacto como solo.

Para se ter uma ideia da “corrida às performances” dos fabricantes de pneus, a primeira geração do ContiPremiumContact 5 era uma referência, mas, num período de dois anos, foi rapidamente superada pelos principais concorrentes. Daí o lançamento de um novo ContiPremiumContact 5, igualmente destinado a equipar de origem (e também para o mercado de substituição) veículos compactos, pequenos e grandes familiares de gama média/alta.

De acordo com o sistema de etiquetagem de pneus introduzido em Novembro de 2012 (que só abrange três aspectos do comportamento global dos pneus), o novo pneu obteve a classificação C na resistência ao rolamento: está mais direccionado para outras performances, não privilegiando a poupança nos consumos, mas ainda assim com um desempenho superior ao antecessor. Em nível de ruído exterior obteve duas ondas (num máximo de três). Mas onde se destaca é na travagem em superfície molhada, em que obteve A, o máximo.

Mas não só: entre muitos outros atributos, o novo ContiPremiumContact 5 também trava bem em piso seco, tem boa aderência, contribui para uma boa manobrabilidade em todas as situações e proporciona uma condução confortável, além de ter uma vida útil acrescida. Isso mesmo pudemos comprovar na pista de testes da Continental.

--%>