Já tínhamos tido a oportunidade de experimentar a nova EAT6 noutros carros, nomeadamente no Peugeot 508 RXH 2.0 BlueHDi de 180cv. Agora foi a vez de verificar do que ela é capaz num modelo menos potente: o 308 BlueHDi, na versão carrinha (SW), com 120cv. E se num veículo de 1792kg, como é o caso do RXH, a caixa ainda denunciava alguma hesitação no arranque, com a 308 SW, com menos quase meia tonelada, nem isso se tem a apontar.
As passagens de caixa são rápidas e fluidas, sem os soluços que a velhinha caixa pilotada da Peugeot exibia, muito por conta da tecnologia Quick Shift, mas também pela redução do atrito interno. Facto é que esta nova transmissão automática beneficia em muito a condução urbana do pára-arranca, mas que sabe pelo mundo quando se tem quilómetros e quilómetros de estrada pela frente, contribuindo para um maior conforto de quem segue aos comandos.
De referir que a introdução da nova caixa de velocidades automática de seis relações contribuiu para uma redução significativa das emissões de CO2: com o bloco 1.6 de 120cv a marca aponta para uma média de emissões na ordem dos 96 g/km, com a quantidade de partículas emitidas a obedecerem a norma Euro 6. Com caixa manual, as emissões serão na ordem dos 102 g/km (também Euro 6).
Sem qualquer diferença quer na velocidade máxima (195 km/h) quer no tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h (9,9s), encontram-se disparidades nos consumos oficiais: com caixa manual a média da marca é de 3,9 l/100km; com a nova transmissão automática o consumo misto situa-se nos 3,7 l/100km. A diferença é ainda mais evidente na média do consumo urbano: 4,7 contra 4,1.
Com o conforto da condução aprimorado, a comodidade da vida a bordo permanece muito boa. Mais ainda tendo em conta que nos foi proposta a carrinha com o nível de equipamento de topo, Allure. Além de todos os assistentes de condução e dispositivos de segurança habituais (ABS, controlo de estabilidade electrónico, airbags frontais, laterais à frente e tipo cortina, cruise control, etc.), a lista de equipamento junta ajuda ao estacionamento (traseiro e dianteiro), ar condicionado automático bizona, assistente no arranque em subidas, faróis de nevoeiro, faróis dianteiros “full LED” (no habitáculo destaque para a iluminação ambiente em LED), retrovisores rebatíveis electricamente com iluminação de acolhimento, contorno dos vidros em cromado, vidros laterais traseiros e óculo escurecidos, bancos dianteiros tipo baquet, jantes em liga leve de 17” e tecto panorâmico em vidro. A unidade ensaiada tirava ainda partido de vários extras: acesso e ligação mãos-livres, bancos, volante e punho em pele, park assist, com sistema de vigilância de ângulo morto e câmara de visão traseira, ecrã táctil com navegação, leitor de CD e Peugeot Connect Box. Mimos que inflacionam o preço do carro em cerca de 2600 euros.
Destaque ainda para a capacidade de carga desta carrinha, com a mala a proporcionar arrumação a 556 litros. Além do mais, a configuração do porta-bagagem favorece a arrumação. Com a fila traseira rebatida, o volume de carga cresce para mais de 1600 litros, sendo que a Peugeot acena com o seu banco Magic Flat, que revela uma superfície inferior da bagageira perfeitamente plana.
A 308 SW 1.6 BlueHDi 120 EAT6, com equipamento Allure, está disponível a partir de 31.560 euros. A nova caixa automática de seis relações está disponível apenas no nível de equipamento Allure, estando acoplada ainda aos blocos 2.0 BlueHDi de 150 cv e 2.0 BlueHDi de 180cv.
Ficha técnica
Motor: 1560cc, 4 cil., 16V, EFI injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler.
Potência: 120cv @ 3500rpm
Binário: 300 Nm @ 1750 rpm
Transmissão: Automática de seis relações (EAT6)
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,9s
Consumo médio (100 km): 3,7 litros
Emissões de CO2: 96 g/km (Euro 6)
Preço: 31.561,77€ (viatura ensaiada, 34.231,78€)