Fugas - Motores

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O paradigma dos citadinos está ainda mais fácil de conduzir

Com vento lateral forte, até pelo seu design, o Smart ainda revela, sem surpresa, alguma instabilidade. O que surpreende é que isso é corrigido quase de imediato pelo assistente de ventos laterais associado ao controlo de estabilidade. Depois, uma direcção muito directa e leve (poderia ser um pouco mais pesada a velocidades mais elevadas) e a tracção traseira fazem com que este microcarro se conduza com a facilidade de um carrinho de feira. A somar a tudo isto, tem um diâmetro de viragem que é referência no segmento: 6,95m entre passeios e 7,30m entre paredes. Bom na estrada, excelente em cidade, possibilitando inversões de marcha numa só manobra em ruas de largura normal.

O pequeno Smart Fortwo pode (ainda) ter uma aparência frágil, mas em 2014 conquistou 4 das 5 estrelas dos testes do Euro NCAP, cumprindo o exigido até pelos parâmetros de 2015 no que toca à segurança dos ocupantes adultos (82% para 80%) e crianças (80% para 75%). Só está aquém do máximo na protecção de peões (56% para 65%) e nos dispositivos auxiliares de segurança (56% para 70%).

No interior, predominam os plásticos duros, mas o tecido da cor da carroçaria que cobre o tablier, o forro das portas e parte dos bancos dá-lhe um toque de requinte. O veículo que nos puseram à disposição tinha 2275€ de equipamento extra (a lista de opcionais é longa e possibilita uma personalização do veículo).

De duas coisas, porém, sentimos falta entre o equipamento de série: da regulação do volante e do banco do condutor em altura incluída no Pack Conforto (280€) e de uns simples sensores de estacionamento traseiro (Parking Assist, 310€).

Nas opções, também se propõem câmara de marcha-atrás (360€) ou radar e câmara traseira (670€), mas o Parking Assist é suficiente. É que, apesar da boa visibilidade oferecida pelo Smart em todos os ângulos, pode haver pequenos obstáculos atrás de que o condutor não se apercebe até embater neles.

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