Fugas - Motores

  • Diogo Baptista
  • Diogo Baptista
  • Diogo Baptista
  • Diogo Baptista
  • Diogo Baptista
  • Diogo Baptista

Caramulo, a paixão pelos clássicos

Por Carla B. Ribeiro

A paixão pelos carros não é algo que nasce só da curiosidade do que aí vem, da evolução da engenharia, da busca incessante por novos modelos de deslocação automóvel, mais eficientes e menos prejudiciais ao ambiente.

No último fim-de-semana, por terras do Caramulo, viveu-se uma paixão diferente, envolta até em algum saudosismo de quando os motores se babavam e dos tempos em que bastava andar com uma caixa de ferramentas atrás para resolver mais de metade dos problemas que poderiam surgir em estrada. Nesta viagem pela memória automóvel, as estradas do Caramulo encheram-se de cor e de barulho, que estes clássicos são imunes às normas europeias.

Durante três dias, cerca de 30 mil aficionados acorreram ao Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos que, na sua 10.ª edição, voltou a apresentar um programa recheado de actividades para toda a família, tendo como atracção principal um inédito painel de pilotos convidados numa representação ecléctica do desporto motorizado: Pedro Lamy, Rui Madeira, Ernesto “Nené” Neves, António Peixinho, Diogo Gago, Nuno Caetano, Rodrigo Correia, Filipa Peres e Tiago Magalhães.

Durante os três dias houve Rally Histórico Luso-Caramulo, Passeio Histórico Viseu-Caramulo, Passeio Clássico Tondela-Caramulo, Rally Targa-Caramulo, Passeios ACP Clássicos, Salamanca-Caramulo, a concentração Vespa Caramulo ou a Raiada, dedicada às bicicletas antigas.

Mas o que mais desperta os olhares dos curiosos é a Rampa Histórica do Caramulo, e este ano não foi excepção. E, com mais de 80 automóveis, entre clássicos, históricos e de competição, o momento é de quase solenidade.

--%>