Fugas - Motores

  • Muitas estreias são reveladas por estes dias em Frankfurt
    Muitas estreias são reveladas por estes dias em Frankfurt Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O carro com que James Bond brilha em
    O carro com que James Bond brilha em "007 - Spectre": um Jaguar C-X75 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O stand da Ferrari atrai sempre muitos curiosos
    O stand da Ferrari atrai sempre muitos curiosos Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A Bentley estreia-se no segmento dos SUV com o Bentayga
    A Bentley estreia-se no segmento dos SUV com o Bentayga Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Hyundai N50
    Hyundai N50 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A divisão de luxo da Nissan, a Infiniti, apresenta o Q30
    A divisão de luxo da Nissan, a Infiniti, apresenta o Q30 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O Bugatti Vision é um dos destaques do Salão
    O Bugatti Vision é um dos destaques do Salão Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A quinta geração do Audi A4 em estreia
    A quinta geração do Audi A4 em estreia Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Porsche 911 Carrera S e o concept Mission E
    Porsche 911 Carrera S e o concept Mission E Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Maserati
    Maserati Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O Opel Astra na sua nova geração
    O Opel Astra na sua nova geração Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Peugeot Quartz, um concept
    Peugeot Quartz, um concept Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Jaguar F-PACE em acção
    Jaguar F-PACE em acção Ralph Orlowski/Reuters
  • Um carro para o futuro: Mercedes-Benz F 015
    Um carro para o futuro: Mercedes-Benz F 015 Ralph Orlowski/Reuters
  • Volkswagen Touran R-Line
    Volkswagen Touran R-Line Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A Seat apresentou a versão Cross Sport do Leon
    A Seat apresentou a versão Cross Sport do Leon Kai Pfaffenbach/Reuters
  • As novidades Toyota
    As novidades Toyota Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Toyota C-HR, outro concept
    Toyota C-HR, outro concept Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Kai Pfaffenbach/Reuters

Multimedia

  • descrição

Mais

Ver mais

O grande circo automobilístico montou tenda na Alemanha

Por João Palma e Carla B. Ribeiro

Há muitos paralelismos entre um circo e um salão automóvel, em que as diversas marcas, para além das mais recentes novidades comercializáveis, exibem os seus malabarismos em veículos de concepção onírica, lindos de ver mas muitos deles sem sem qualquer viabilidade de produção.

Dois anos depois da sua última edição, Frankfurt volta a exibir sem pudores por que razão é uma alternativa segura ao mais antigo salão automóvel, Paris, que regressará em 2016: um verdadeiro circo montado em torno de vários modelos, espaço para malabarismos e verdadeiras visões do futuro. Tudo isto sem esquecer o que interessa aos consumidores: as novidades que seguem para as estradas.

Alfa Romeo
Giulia é um nome a reter e deverá servir para recolocar a casa de Turim na corrida, numa altura em que já passam cinco anos desde a estreia de um modelo – o Giulietta, em 2010. O desportivo Giulia, que em Frankfurt se apresentou na versão topo de gama Quadrifoglio, é equipado com um motor 2.9 litros turbo de 6 cilindros, revisto pela Ferrari, com 510cv, atingindo os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e com uma velocidade máxima de 307 km/h.

Audi
Com chegada prevista para Novembro, a quinta geração do A4 é a novidade que mais brilha em Frankfurt: assente na plataforma melhorada MLB Evo, o carro emagreceu cerca de 120kg não obstante o facto de ter crescido em espaço (2,5cm mais comprido e 1,6cm mais largo). O familiar compacto será disponibilizado tanto com a carroçaria berlina como Avant (carrinha).

Bentley
A estreia da insígnia de luxo no segmento dos SUV não poderia ter melhor embaixadora: segundo o CEO da empresa, Wolfgang Duerheimer, a primeira unidade foi entregue, como presente, à rainha Isabel II. O portento, cuja estética não reúne consenso, dispõe de 608cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingindo os 301 km/h. Sob o capot deste todo-o-terreno, um motor com 12 cilindros em W.

BMW
Pelo stand da BMW, além do Série 7, cuja apresentação decorreu recentemente no Douro, a marca bávara animou as hostes com outro modelo mais terrestre: a 2.ª geração do X1, assente na nova plataforma UKL, chega já para o mês que vem, com o pequeno SUV a adoptar versões com tracção dianteira e o bloco tricilíndrico de 116cv cujo desempenho, que tem angariado boas críticas, já é conhecido do Série 2 – Active Tourer e Gran Tourer.

DS
A divisão de luxo da Citroën não conseguiu guardar as novidades para Frankfurt e já antes tinha deixado antever o renovado DS4 marcado por uma frente redesenhada onde brilham novos faróis em LED. Mas a maior novidade é o DS4 Crossback que transforma o modelo num SUV para aproveitar o crescente interesse nos crossover. O Crossback distingue-se pela maior altura, pela inclusão de barras no tejadilho ou pelas jantes de maior diâmetro.

Ferrari
Potência é coisa que nunca falta no stand da Ferrari e Frankfurt não foi excepção. Em primeiro plano, o 488 Spider, um roadster animado por um propulsor de 8 cilindros em V, de 3.9 litros turbo, a gasolina, com 670cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h, segundo dados oficiais, faz-se em 3,0s, o que faz deste o Spider mais rápido até hoje.

Hyundai
O subsegmento dos crossover compactos continua a atrair as marcas. Desta vez foi a Hyundai que se chegou à frente: tendo por base o seu utilitário do segmento B, o i20, criou o i20 Active para entrar na corrida contra o Nissan Juke, o Renault Captur, o Mazda CX-3 ou o Peugeot 2008. A variante mais aventureira do i20 surge com maior distância ao solo, posição de condução mais elevada e elementos estéticos próprios para lhe conferirem robustez.

Jaguar
Este ano, em Frankfurt, a expressão máxima da correlação do salão com o circo foi obra da Jaguar. Para marcar a sua estreia nos SUV de luxo, com o F-Pace, montou uma gigantesca estrutura – um loop de montanha-russa com 19,08 metros de altura – e, com um piloto de acrobacias ao volante, fez um F-Pace 4x4 V6 a gasolina de 380cv com 1,7 toneladas de peso descrever um arco de 360º, em que, a dado momento, o carro fica literalmente de rodas para o ar: uma proeza registada no Guinness.

Lamborghini
Huracán LP 610-4 Spyder. O desportivo de nome sonante é o destaque da Lamborghini em Frankfurt. Este roadster, de tecto de lona, é impulsionado por um bloco a gasolina de 5.2 litros, com 10 cilindros em V. A aceleração, garante a marca, faz-se em 3,4 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima atinge os 325 km/h.   

Lexus
O protagonista da marca premium do grupo Toyota é o RX 450h, um grande SUV híbrido em estreia europeia. Para Portugal, com lançamento no final do ano, vem com um sistema propulsor redesenhado, composto por um motor a gasolina V6 3.5 e motorização eléctrica não especificada com 313cv de potência combinada, médias de consumos e emissões de apenas 5,2 l/100km e 120 g/km de CO2.

Mercedes-Benz
A jogar em casa, a Mercedes-Benz apresenta três estreias mundiais: o classe C Coupé, a lançar em Dezembro, o classe S Cabriolet e o protótipo Concept IAA. Mas estes veículos são a ponta do icebergue da “Mercedes Dream Car Collection”, que inclui, entre outros, a segunda geração do todo-o-terreno compacto GLC e a renovação dos classe A e AMG A 45 4Matic.

Opel
Na Opel, o astro é o Astra, nas suas versões berlina e carrinha, com motores da nova geração e novas tecnologias como faróis de matriz LED e o sistema de infoentretenimento e auxílio de condução Opel OnStar. Em Portugal, a berlina estará disponível em Novembro e a carrinha em Abril de 2016.

Peugeot
As maiores novidades da marca francesa do grupo PSA são a redução da média de emissões em toda a gama (para um máximo de 110 g/km de CO2, com 23 versões anunciadas como as melhores das suas classes); o desportivo 308 GTI by Peugeot Sport, com motor 1.6 THP de 270cv (Novembro em Portugal); o 308 Racing Cup, com 308cv; e o protótipo 308 R Hybrid plug-in com potência combinada de 500cv e autonomia de 50km em modo 100% eléctrico.

Porsche
Nos veículos de produção, o destaque vai para a renovação do 911 com motor 3.0 de duplo turbocompressor, com 370cv para o 911 Carrera e 420cv para o Carrera S e médias de consumo anunciadas de 7,4 l/100km para o Carrera e 7,7 l/100km para o Carrera S, valores de referência para coupés a gasolina com 350cv.

Renault
Na marca francesa, os protagonistas são a quarta geração do Mégane e o novo Talisman. A primeira chega a Portugal em Janeiro de 2016 e usa a nova plataforma modular CMF da Aliança Renault/Nissan, com motores 1.6 dCi de 110cv e 130cv. Já o veículo do segmento D, que substitui o Laguna, deverá ser lançado ainda este ano na versão berlina. A carrinha chegará em Abril de 2016.

Rolls-Royce
No stand da exclusiva marca inglesa, um único veículo em grande (e merecido) destaque: o deslumbrante e luxuoso descapotável Dawn, baseado no Wraith, com duas portas, 4 lugares, um motor 6.6 V12 biturbo com 571cv e tracção traseira.

Seat
O novo Ibiza Cupra, disponível entre o final de 2015 e início de 2016, mais potente que o Ibiza Cupra de 2013, traz um motor 1.8 turbo de injecção dupla e 192cv de potência, atingindo os 235 km/h.

Skoda
O destaque na marca checa do grupo Volkswagen é a carrinha Superb Combi, que associa ao espaço interior para passageiros e bagagens, a tecnologia do grupo, a qualidade e uma estética que não ficam a dever à berlina.

Suzuki
A marca japonesa apresenta o Baleno, um novo utilitário de 5 portas e 5 lugares com lançamento previsto para a Primavera de 2016. Terá 2 blocos a gasolina: 1.2 atmosférico de 4 cil. com 90cv e 1.0 turbo sobrealimentado de 3 cilindros com 112cv.

Toyota
Para além da 4.ª geração do Prius, que trataremos mais em detalhe na próxima Fugas, destaque para o Mirai (“Futuro” em japonês), o primeiro veículo com pilha de combustível a ser comercializado na Europa: de início na Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica, mais tarde noutros países, à medida que estes disponham de postos de abastecimento de hidrogénio. O Mirai tem uma autonomia de 500km e um tempo de enchimento similar ao dos veículos com motor de combustão interna. O Mirai chega à Alemanha a partir de 66.000€.

Volkswagen
Muitas novidades no stand da marca alemã. A nova geração do monovolume Touran, a lançar em Outubro, com motor 1.6 TDI de 110cv e 2.0 TDI de 150cv e preços a partir de 30.500€. A nova geração do SUV Tiguan, que virá no segundo trimestre de 2016 e terá uma versão GTE híbrida plug-in com 50km de autonomia em modo eléctrico. O Passat Alltrack, com tracção integral, motores de 150cv, 190cv e 240cv, caixa manual ou automática, a lançar em Novembro, com preços a partir de 41.500€ (150cv e caixa manual). Em Fevereiro de 2016, o Passat terá ainda uma versão híbrida plug-in com 50km de autonomia em modo eléctrico.

--%>