Dois anos depois da sua última edição, Frankfurt volta a exibir sem pudores por que razão é uma alternativa segura ao mais antigo salão automóvel, Paris, que regressará em 2016: um verdadeiro circo montado em torno de vários modelos, espaço para malabarismos e verdadeiras visões do futuro. Tudo isto sem esquecer o que interessa aos consumidores: as novidades que seguem para as estradas.
Alfa Romeo
Giulia é um nome a reter e deverá servir para recolocar a casa de Turim na corrida, numa altura em que já passam cinco anos desde a estreia de um modelo – o Giulietta, em 2010. O desportivo Giulia, que em Frankfurt se apresentou na versão topo de gama Quadrifoglio, é equipado com um motor 2.9 litros turbo de 6 cilindros, revisto pela Ferrari, com 510cv, atingindo os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e com uma velocidade máxima de 307 km/h.
Audi
Com chegada prevista para Novembro, a quinta geração do A4 é a novidade que mais brilha em Frankfurt: assente na plataforma melhorada MLB Evo, o carro emagreceu cerca de 120kg não obstante o facto de ter crescido em espaço (2,5cm mais comprido e 1,6cm mais largo). O familiar compacto será disponibilizado tanto com a carroçaria berlina como Avant (carrinha).
Bentley
A estreia da insígnia de luxo no segmento dos SUV não poderia ter melhor embaixadora: segundo o CEO da empresa, Wolfgang Duerheimer, a primeira unidade foi entregue, como presente, à rainha Isabel II. O portento, cuja estética não reúne consenso, dispõe de 608cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingindo os 301 km/h. Sob o capot deste todo-o-terreno, um motor com 12 cilindros em W.
BMW
Pelo stand da BMW, além do Série 7, cuja apresentação decorreu recentemente no Douro, a marca bávara animou as hostes com outro modelo mais terrestre: a 2.ª geração do X1, assente na nova plataforma UKL, chega já para o mês que vem, com o pequeno SUV a adoptar versões com tracção dianteira e o bloco tricilíndrico de 116cv cujo desempenho, que tem angariado boas críticas, já é conhecido do Série 2 – Active Tourer e Gran Tourer.
DS
A divisão de luxo da Citroën não conseguiu guardar as novidades para Frankfurt e já antes tinha deixado antever o renovado DS4 marcado por uma frente redesenhada onde brilham novos faróis em LED. Mas a maior novidade é o DS4 Crossback que transforma o modelo num SUV para aproveitar o crescente interesse nos crossover. O Crossback distingue-se pela maior altura, pela inclusão de barras no tejadilho ou pelas jantes de maior diâmetro.
Ferrari
Potência é coisa que nunca falta no stand da Ferrari e Frankfurt não foi excepção. Em primeiro plano, o 488 Spider, um roadster animado por um propulsor de 8 cilindros em V, de 3.9 litros turbo, a gasolina, com 670cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h, segundo dados oficiais, faz-se em 3,0s, o que faz deste o Spider mais rápido até hoje.
Hyundai
O subsegmento dos crossover compactos continua a atrair as marcas. Desta vez foi a Hyundai que se chegou à frente: tendo por base o seu utilitário do segmento B, o i20, criou o i20 Active para entrar na corrida contra o Nissan Juke, o Renault Captur, o Mazda CX-3 ou o Peugeot 2008. A variante mais aventureira do i20 surge com maior distância ao solo, posição de condução mais elevada e elementos estéticos próprios para lhe conferirem robustez.
Jaguar
Este ano, em Frankfurt, a expressão máxima da correlação do salão com o circo foi obra da Jaguar. Para marcar a sua estreia nos SUV de luxo, com o F-Pace, montou uma gigantesca estrutura – um loop de montanha-russa com 19,08 metros de altura – e, com um piloto de acrobacias ao volante, fez um F-Pace 4x4 V6 a gasolina de 380cv com 1,7 toneladas de peso descrever um arco de 360º, em que, a dado momento, o carro fica literalmente de rodas para o ar: uma proeza registada no Guinness.
Lamborghini
Huracán LP 610-4 Spyder. O desportivo de nome sonante é o destaque da Lamborghini em Frankfurt. Este roadster, de tecto de lona, é impulsionado por um bloco a gasolina de 5.2 litros, com 10 cilindros em V. A aceleração, garante a marca, faz-se em 3,4 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima atinge os 325 km/h.
Lexus
O protagonista da marca premium do grupo Toyota é o RX 450h, um grande SUV híbrido em estreia europeia. Para Portugal, com lançamento no final do ano, vem com um sistema propulsor redesenhado, composto por um motor a gasolina V6 3.5 e motorização eléctrica não especificada com 313cv de potência combinada, médias de consumos e emissões de apenas 5,2 l/100km e 120 g/km de CO2.
Mercedes-Benz
A jogar em casa, a Mercedes-Benz apresenta três estreias mundiais: o classe C Coupé, a lançar em Dezembro, o classe S Cabriolet e o protótipo Concept IAA. Mas estes veículos são a ponta do icebergue da “Mercedes Dream Car Collection”, que inclui, entre outros, a segunda geração do todo-o-terreno compacto GLC e a renovação dos classe A e AMG A 45 4Matic.
Opel
Na Opel, o astro é o Astra, nas suas versões berlina e carrinha, com motores da nova geração e novas tecnologias como faróis de matriz LED e o sistema de infoentretenimento e auxílio de condução Opel OnStar. Em Portugal, a berlina estará disponível em Novembro e a carrinha em Abril de 2016.
Peugeot
As maiores novidades da marca francesa do grupo PSA são a redução da média de emissões em toda a gama (para um máximo de 110 g/km de CO2, com 23 versões anunciadas como as melhores das suas classes); o desportivo 308 GTI by Peugeot Sport, com motor 1.6 THP de 270cv (Novembro em Portugal); o 308 Racing Cup, com 308cv; e o protótipo 308 R Hybrid plug-in com potência combinada de 500cv e autonomia de 50km em modo 100% eléctrico.
Porsche
Nos veículos de produção, o destaque vai para a renovação do 911 com motor 3.0 de duplo turbocompressor, com 370cv para o 911 Carrera e 420cv para o Carrera S e médias de consumo anunciadas de 7,4 l/100km para o Carrera e 7,7 l/100km para o Carrera S, valores de referência para coupés a gasolina com 350cv.
Renault
Na marca francesa, os protagonistas são a quarta geração do Mégane e o novo Talisman. A primeira chega a Portugal em Janeiro de 2016 e usa a nova plataforma modular CMF da Aliança Renault/Nissan, com motores 1.6 dCi de 110cv e 130cv. Já o veículo do segmento D, que substitui o Laguna, deverá ser lançado ainda este ano na versão berlina. A carrinha chegará em Abril de 2016.
Rolls-Royce
No stand da exclusiva marca inglesa, um único veículo em grande (e merecido) destaque: o deslumbrante e luxuoso descapotável Dawn, baseado no Wraith, com duas portas, 4 lugares, um motor 6.6 V12 biturbo com 571cv e tracção traseira.
Seat
O novo Ibiza Cupra, disponível entre o final de 2015 e início de 2016, mais potente que o Ibiza Cupra de 2013, traz um motor 1.8 turbo de injecção dupla e 192cv de potência, atingindo os 235 km/h.
Skoda
O destaque na marca checa do grupo Volkswagen é a carrinha Superb Combi, que associa ao espaço interior para passageiros e bagagens, a tecnologia do grupo, a qualidade e uma estética que não ficam a dever à berlina.
Suzuki
A marca japonesa apresenta o Baleno, um novo utilitário de 5 portas e 5 lugares com lançamento previsto para a Primavera de 2016. Terá 2 blocos a gasolina: 1.2 atmosférico de 4 cil. com 90cv e 1.0 turbo sobrealimentado de 3 cilindros com 112cv.
Toyota
Para além da 4.ª geração do Prius, que trataremos mais em detalhe na próxima Fugas, destaque para o Mirai (“Futuro” em japonês), o primeiro veículo com pilha de combustível a ser comercializado na Europa: de início na Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica, mais tarde noutros países, à medida que estes disponham de postos de abastecimento de hidrogénio. O Mirai tem uma autonomia de 500km e um tempo de enchimento similar ao dos veículos com motor de combustão interna. O Mirai chega à Alemanha a partir de 66.000€.
Volkswagen
Muitas novidades no stand da marca alemã. A nova geração do monovolume Touran, a lançar em Outubro, com motor 1.6 TDI de 110cv e 2.0 TDI de 150cv e preços a partir de 30.500€. A nova geração do SUV Tiguan, que virá no segundo trimestre de 2016 e terá uma versão GTE híbrida plug-in com 50km de autonomia em modo eléctrico. O Passat Alltrack, com tracção integral, motores de 150cv, 190cv e 240cv, caixa manual ou automática, a lançar em Novembro, com preços a partir de 41.500€ (150cv e caixa manual). Em Fevereiro de 2016, o Passat terá ainda uma versão híbrida plug-in com 50km de autonomia em modo eléctrico.