Fugas - Motores

  • Muitas estreias são reveladas por estes dias em Frankfurt
    Muitas estreias são reveladas por estes dias em Frankfurt Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O carro com que James Bond brilha em
    O carro com que James Bond brilha em "007 - Spectre": um Jaguar C-X75 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O stand da Ferrari atrai sempre muitos curiosos
    O stand da Ferrari atrai sempre muitos curiosos Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A Bentley estreia-se no segmento dos SUV com o Bentayga
    A Bentley estreia-se no segmento dos SUV com o Bentayga Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Hyundai N50
    Hyundai N50 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A divisão de luxo da Nissan, a Infiniti, apresenta o Q30
    A divisão de luxo da Nissan, a Infiniti, apresenta o Q30 Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O Bugatti Vision é um dos destaques do Salão
    O Bugatti Vision é um dos destaques do Salão Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A quinta geração do Audi A4 em estreia
    A quinta geração do Audi A4 em estreia Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Porsche 911 Carrera S e o concept Mission E
    Porsche 911 Carrera S e o concept Mission E Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Maserati
    Maserati Kai Pfaffenbach/Reuters
  • O Opel Astra na sua nova geração
    O Opel Astra na sua nova geração Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Peugeot Quartz, um concept
    Peugeot Quartz, um concept Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Jaguar F-PACE em acção
    Jaguar F-PACE em acção Ralph Orlowski/Reuters
  • Um carro para o futuro: Mercedes-Benz F 015
    Um carro para o futuro: Mercedes-Benz F 015 Ralph Orlowski/Reuters
  • Volkswagen Touran R-Line
    Volkswagen Touran R-Line Kai Pfaffenbach/Reuters
  • A Seat apresentou a versão Cross Sport do Leon
    A Seat apresentou a versão Cross Sport do Leon Kai Pfaffenbach/Reuters
  • As novidades Toyota
    As novidades Toyota Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Toyota C-HR, outro concept
    Toyota C-HR, outro concept Kai Pfaffenbach/Reuters
  • Kai Pfaffenbach/Reuters

Multimedia

  • descrição

Mais

Ver mais

O grande circo automobilístico montou tenda na Alemanha

Por João Palma e Carla B. Ribeiro

Há muitos paralelismos entre um circo e um salão automóvel, em que as diversas marcas, para além das mais recentes novidades comercializáveis, exibem os seus malabarismos em veículos de concepção onírica, lindos de ver mas muitos deles sem sem qualquer viabilidade de produção.

Dois anos depois da sua última edição, Frankfurt volta a exibir sem pudores por que razão é uma alternativa segura ao mais antigo salão automóvel, Paris, que regressará em 2016: um verdadeiro circo montado em torno de vários modelos, espaço para malabarismos e verdadeiras visões do futuro. Tudo isto sem esquecer o que interessa aos consumidores: as novidades que seguem para as estradas.

Alfa Romeo
Giulia é um nome a reter e deverá servir para recolocar a casa de Turim na corrida, numa altura em que já passam cinco anos desde a estreia de um modelo – o Giulietta, em 2010. O desportivo Giulia, que em Frankfurt se apresentou na versão topo de gama Quadrifoglio, é equipado com um motor 2.9 litros turbo de 6 cilindros, revisto pela Ferrari, com 510cv, atingindo os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e com uma velocidade máxima de 307 km/h.

Audi
Com chegada prevista para Novembro, a quinta geração do A4 é a novidade que mais brilha em Frankfurt: assente na plataforma melhorada MLB Evo, o carro emagreceu cerca de 120kg não obstante o facto de ter crescido em espaço (2,5cm mais comprido e 1,6cm mais largo). O familiar compacto será disponibilizado tanto com a carroçaria berlina como Avant (carrinha).

Bentley
A estreia da insígnia de luxo no segmento dos SUV não poderia ter melhor embaixadora: segundo o CEO da empresa, Wolfgang Duerheimer, a primeira unidade foi entregue, como presente, à rainha Isabel II. O portento, cuja estética não reúne consenso, dispõe de 608cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingindo os 301 km/h. Sob o capot deste todo-o-terreno, um motor com 12 cilindros em W.

BMW
Pelo stand da BMW, além do Série 7, cuja apresentação decorreu recentemente no Douro, a marca bávara animou as hostes com outro modelo mais terrestre: a 2.ª geração do X1, assente na nova plataforma UKL, chega já para o mês que vem, com o pequeno SUV a adoptar versões com tracção dianteira e o bloco tricilíndrico de 116cv cujo desempenho, que tem angariado boas críticas, já é conhecido do Série 2 – Active Tourer e Gran Tourer.

DS
A divisão de luxo da Citroën não conseguiu guardar as novidades para Frankfurt e já antes tinha deixado antever o renovado DS4 marcado por uma frente redesenhada onde brilham novos faróis em LED. Mas a maior novidade é o DS4 Crossback que transforma o modelo num SUV para aproveitar o crescente interesse nos crossover. O Crossback distingue-se pela maior altura, pela inclusão de barras no tejadilho ou pelas jantes de maior diâmetro.

Ferrari
Potência é coisa que nunca falta no stand da Ferrari e Frankfurt não foi excepção. Em primeiro plano, o 488 Spider, um roadster animado por um propulsor de 8 cilindros em V, de 3.9 litros turbo, a gasolina, com 670cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h, segundo dados oficiais, faz-se em 3,0s, o que faz deste o Spider mais rápido até hoje.

Hyundai
O subsegmento dos crossover compactos continua a atrair as marcas. Desta vez foi a Hyundai que se chegou à frente: tendo por base o seu utilitário do segmento B, o i20, criou o i20 Active para entrar na corrida contra o Nissan Juke, o Renault Captur, o Mazda CX-3 ou o Peugeot 2008. A variante mais aventureira do i20 surge com maior distância ao solo, posição de condução mais elevada e elementos estéticos próprios para lhe conferirem robustez.

--%>