Dois anos depois da sua última edição, Frankfurt volta a exibir sem pudores por que razão é uma alternativa segura ao mais antigo salão automóvel, Paris, que regressará em 2016: um verdadeiro circo montado em torno de vários modelos, espaço para malabarismos e verdadeiras visões do futuro. Tudo isto sem esquecer o que interessa aos consumidores: as novidades que seguem para as estradas.
Alfa Romeo
Giulia é um nome a reter e deverá servir para recolocar a casa de Turim na corrida, numa altura em que já passam cinco anos desde a estreia de um modelo – o Giulietta, em 2010. O desportivo Giulia, que em Frankfurt se apresentou na versão topo de gama Quadrifoglio, é equipado com um motor 2.9 litros turbo de 6 cilindros, revisto pela Ferrari, com 510cv, atingindo os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e com uma velocidade máxima de 307 km/h.
Audi
Com chegada prevista para Novembro, a quinta geração do A4 é a novidade que mais brilha em Frankfurt: assente na plataforma melhorada MLB Evo, o carro emagreceu cerca de 120kg não obstante o facto de ter crescido em espaço (2,5cm mais comprido e 1,6cm mais largo). O familiar compacto será disponibilizado tanto com a carroçaria berlina como Avant (carrinha).
Bentley
A estreia da insígnia de luxo no segmento dos SUV não poderia ter melhor embaixadora: segundo o CEO da empresa, Wolfgang Duerheimer, a primeira unidade foi entregue, como presente, à rainha Isabel II. O portento, cuja estética não reúne consenso, dispõe de 608cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingindo os 301 km/h. Sob o capot deste todo-o-terreno, um motor com 12 cilindros em W.
BMW
Pelo stand da BMW, além do Série 7, cuja apresentação decorreu recentemente no Douro, a marca bávara animou as hostes com outro modelo mais terrestre: a 2.ª geração do X1, assente na nova plataforma UKL, chega já para o mês que vem, com o pequeno SUV a adoptar versões com tracção dianteira e o bloco tricilíndrico de 116cv cujo desempenho, que tem angariado boas críticas, já é conhecido do Série 2 – Active Tourer e Gran Tourer.
DS
A divisão de luxo da Citroën não conseguiu guardar as novidades para Frankfurt e já antes tinha deixado antever o renovado DS4 marcado por uma frente redesenhada onde brilham novos faróis em LED. Mas a maior novidade é o DS4 Crossback que transforma o modelo num SUV para aproveitar o crescente interesse nos crossover. O Crossback distingue-se pela maior altura, pela inclusão de barras no tejadilho ou pelas jantes de maior diâmetro.
Ferrari
Potência é coisa que nunca falta no stand da Ferrari e Frankfurt não foi excepção. Em primeiro plano, o 488 Spider, um roadster animado por um propulsor de 8 cilindros em V, de 3.9 litros turbo, a gasolina, com 670cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h, segundo dados oficiais, faz-se em 3,0s, o que faz deste o Spider mais rápido até hoje.
Hyundai
O subsegmento dos crossover compactos continua a atrair as marcas. Desta vez foi a Hyundai que se chegou à frente: tendo por base o seu utilitário do segmento B, o i20, criou o i20 Active para entrar na corrida contra o Nissan Juke, o Renault Captur, o Mazda CX-3 ou o Peugeot 2008. A variante mais aventureira do i20 surge com maior distância ao solo, posição de condução mais elevada e elementos estéticos próprios para lhe conferirem robustez.