Fugas - Motores

Mercedes-Benz renova classe A

Por João Palma

Após a revolução operada em 2012 no classe A, a Mercedes-Benz renova o seu veículo de entrada de gama, bem como a sua versão superdesportiva, o AMG A 45 4Matic. Deste ao poupadinho A 180 d BlueEfficiency vai um mundo de distância.

O renovado Mercedes-Benz classe A, que já está à venda em Portugal, teve ligeiras modificações no visual e algumas alterações nos motores e no equipamento, com melhorias na conectividade e a inclusão de série do Dynamic Select (excepto no A 180 d BlueEfficiency), que permite escolher entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual. As mudanças mais profundas ocorreram no superdesportivo AMG A 45 4Matic.

Os preços começam nos 27.200€ do A 160 d, com motor a gasóleo 1.5 de 90cv, e se este é o mais acessível dos classe A, em termos de economia de consumos e redução de emissões o destaque vai para versão BlueEfficiency (opção, 500€) do A 180 d, que anuncia valores de referência de apenas 3,5 l/100km de consumo médio e 89 g/km de emissões de CO2. Isso é conseguido através de gestão específica do motor 1.5 diesel, caixa manual de 6 velocidades com relações mais longas, fecho parcial da grelha do radiador e pneus de baixa resistência ao rolamento. O ponto negativo desta variante economizadora é não poder dispor do Dynamic Select. De qualquer modo, como se pode ver na Ficha Técnica, todas as versões do classe A, gasolina e superdesportiva incluídas, apresentam boas médias de consumos e emissões.

No que toca às motorizações, as versões de entrada de gama, A 160 d e A 180 d a gasóleo, continuam a utilizar o conhecido bloco 1.5 com 4 cilindros e 8 válvulas da Aliança Renault Nissan. Os A 200 d (136cv) e A 220 d (177cv) usam o mesmo bloco diesel de 2143cc (4 cilindros, 16 válvulas), tendo agora o A 220 d mais 7cv de potência face ao anterior A 220 CDI. O mesmo aumento de potência verifica-se também no motor a gasolina de 1991cc (4 cilindros, 16 válvulas) do A 250 Sport.

De série, a transmissão está a cargo de uma caixa manual de 6 velocidades, com excepção dos A 250 Sport e AMG A 45 4Matic a gasolina e A 220 d a gasóleo que trazem a conhecida e eficiente caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 relações. Esta caixa está disponível como opção para as outras versões, à excepção do A 180 d BlueEfficiency.

Ainda no que toca à mecânica, a suspensão foi modificada para tornar o classe A mais confortável e pode ser regulada através do Dynamic Select. Entre o muito equipamento opcional, refira-se a suspensão adaptativa regulável (1300€) e os faróis em LED High Performance (1100€).

O visual, como os próprios responsáveis da Mercedes Benz reconhecem, teve ligeiríssimas alterações: forma mais acentuada em V do capot, grelha frontal em diamante de série, ponteiras de escape integradas no pára-choques, uso de díodos nas funções de iluminação. Referência para a nova Linha Motorsport Edition, disponível a partir do A 200 d, inspirada no estilo da equipa de F1 Mercedes AMG Petronas S.

No interior, nova configuração tubular da instrumentação, o ecrã central multifunções tem agora 7’’ ou, em opção, 8’’ (200€), novas cores e materiais, novos bancos e no capítulo da conectividade, a partir de 2016, incorporação dos aplicativos Apple Car Play e Mirror Link (emparelhamento do sistema do carro com smartphones)

Um bombom explosivo

Par quem gosta de carros potentes mas compactos o AMG A45 4Matic é um bombom. A versão superdesportiva do classe A foi a que teve alterações mais profundas: o motor é o mesmo bloco de 1991cc a gasolina, mas foi modificado e agora é 21cv mais potente que o do modelo de 2013. A velocidade desta pequena bomba, que acelera dos 0 aos 100km/h em 4,2s, está limitada electronicamente a 250 km/h, mas com a aquisição do Pack AMG Drivers (2350€), que inclui um curso de condução, pode ser aumentada até 270 km/h.

Os modos de condução são quatro, seleccionados através do Dynamic Drive (botão circular entre os bancos dianteiros): Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Em opção, o pacote AMG Dynamic Plus (2700€), para além de um quinto modo, Race, para uso em pista, inclui diferencial autoblocante mecânico e suspensão adaptativa. As relações de transmissão da caixa DSG foram reduzidas da 3.ª à 7.ª para uma resposta mais rápida
Na apresentação internacional, tivemos oportunidade de conduzir este superdesportivo compacto em estrada e em pista. Em estrada, no modo Comfort, é quase uma confortável berlina de 5 lugares, própria para levar a família a passear ou ir às compras ao supermercado (mala de 341 a 1157 litros). E dizemos quase, porque este diabinho provoca comichões no pé do acelerador…

Em pista, em especial no modo Race, a música é outra. O som do motor muda de miado a rugido e a resposta altera-se em concordância. Acelerações de colar as costas ao banco, comportamento irrepreensível em curva graças ao diferencial autoblocante dianteiro e à suspensão rebaixada, performances entusiasmantes. E o que é mais notável é que mesmo um condutor comum, se estiver consciente das suas limitações, tem sempre a sensação de ter o domínio sobre os 381cv e consegue desempenhos que não julgaria estar ao seu alcance.

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