Fugas - Motores

Mercedes-Benz renova classe A

Por João Palma

Após a revolução operada em 2012 no classe A, a Mercedes-Benz renova o seu veículo de entrada de gama, bem como a sua versão superdesportiva, o AMG A 45 4Matic. Deste ao poupadinho A 180 d BlueEfficiency vai um mundo de distância.

O renovado Mercedes-Benz classe A, que já está à venda em Portugal, teve ligeiras modificações no visual e algumas alterações nos motores e no equipamento, com melhorias na conectividade e a inclusão de série do Dynamic Select (excepto no A 180 d BlueEfficiency), que permite escolher entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual. As mudanças mais profundas ocorreram no superdesportivo AMG A 45 4Matic.

Os preços começam nos 27.200€ do A 160 d, com motor a gasóleo 1.5 de 90cv, e se este é o mais acessível dos classe A, em termos de economia de consumos e redução de emissões o destaque vai para versão BlueEfficiency (opção, 500€) do A 180 d, que anuncia valores de referência de apenas 3,5 l/100km de consumo médio e 89 g/km de emissões de CO2. Isso é conseguido através de gestão específica do motor 1.5 diesel, caixa manual de 6 velocidades com relações mais longas, fecho parcial da grelha do radiador e pneus de baixa resistência ao rolamento. O ponto negativo desta variante economizadora é não poder dispor do Dynamic Select. De qualquer modo, como se pode ver na Ficha Técnica, todas as versões do classe A, gasolina e superdesportiva incluídas, apresentam boas médias de consumos e emissões.

No que toca às motorizações, as versões de entrada de gama, A 160 d e A 180 d a gasóleo, continuam a utilizar o conhecido bloco 1.5 com 4 cilindros e 8 válvulas da Aliança Renault Nissan. Os A 200 d (136cv) e A 220 d (177cv) usam o mesmo bloco diesel de 2143cc (4 cilindros, 16 válvulas), tendo agora o A 220 d mais 7cv de potência face ao anterior A 220 CDI. O mesmo aumento de potência verifica-se também no motor a gasolina de 1991cc (4 cilindros, 16 válvulas) do A 250 Sport.

De série, a transmissão está a cargo de uma caixa manual de 6 velocidades, com excepção dos A 250 Sport e AMG A 45 4Matic a gasolina e A 220 d a gasóleo que trazem a conhecida e eficiente caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 relações. Esta caixa está disponível como opção para as outras versões, à excepção do A 180 d BlueEfficiency.

Ainda no que toca à mecânica, a suspensão foi modificada para tornar o classe A mais confortável e pode ser regulada através do Dynamic Select. Entre o muito equipamento opcional, refira-se a suspensão adaptativa regulável (1300€) e os faróis em LED High Performance (1100€).

O visual, como os próprios responsáveis da Mercedes Benz reconhecem, teve ligeiríssimas alterações: forma mais acentuada em V do capot, grelha frontal em diamante de série, ponteiras de escape integradas no pára-choques, uso de díodos nas funções de iluminação. Referência para a nova Linha Motorsport Edition, disponível a partir do A 200 d, inspirada no estilo da equipa de F1 Mercedes AMG Petronas S.

No interior, nova configuração tubular da instrumentação, o ecrã central multifunções tem agora 7’’ ou, em opção, 8’’ (200€), novas cores e materiais, novos bancos e no capítulo da conectividade, a partir de 2016, incorporação dos aplicativos Apple Car Play e Mirror Link (emparelhamento do sistema do carro com smartphones)

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