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Oitenta anos de carros compactos

Por João Palma

É um carro totalmente novo: sistemas de conectividade, motores, sistema de iluminação, etc., etc. O Astra é o primeiro veículo baseado no Monza Concept, a nova filosofia de design da Opel, exibida no Salão de Frankfurt de 2013.

Na apresentação da 5.ª geração do Astra, os responsáveis da Opel mostraram uma foto de porcas e parafusos, dizendo serem essas as únicas peças que tinham transitado do anterior Astra. Não andaram longe da verdade: para além do sistema de conectividade e segurança Opel OnStar, já estreado mas pela primeira vez disponível no lançamento de um novo carro, novos motores 1.4 turbo e 1.6 turbo a gasolina, um sistema de iluminação Matrix LED até aqui só existente em carros de luxo e mais, muito mais.

Tanto a berlina de 5 portas e 5 lugares, que será lançada em Portugal em meados de Novembro, como a carrinha Sports Tourer, prevista para Abril de 2106, têm como modelo o protótipo Monza Concept, exibido no Salão de Frankfurt de 2013. O novo Astra, 11.º de uma longa linhagem de veículos compactos da Opel, iniciada em 1936 com o Opel Kadett, inaugura uma nova concepção de eficiência, design e conectividade da marca alemã.

Comecemos pelos motores: 5 a gasolina e 3 a gasóleo. Mais eficientes, com melhores performances, são todos de nova geração da Opel e cumprem a norma de emissões Euro 6, verificando-se a estreia absoluta dos 1.4 Turbo de 125cv e 150cv e 1.6 Turbo de 200cv a gasolina. As transmissões também têm melhor comportamento, servidas por uma caixa manual de 5 velocidades (1.4 100cv e 1.0 Turbo 105cv a gasolina) ou 6 velocidades (restantes motores). Para o 1.0 Turbo de 105cv é ainda proposta uma caixa manual pilotada Easytronic de 5 relações. Os 1.4 Turbo de 150cv a gasolina e 1.6 CDTI diesel de 136cv podem dispor de uma caixa automática de 6 relações.

Mais aerodinâmico (Cd 0.285 contra o anterior Cd 0.325), com linhas mais fluidas e elegantes, a berlina Astra V, ao contrário da actual tendência, encolheu 49mm no comprimento, 25mm na altura e 5mm na largura (4370mm de comprimento, 1485mm de altura e 2042mm de largura). No entanto, segundo a Opel, o espaço aumentou por dentro e o facto é que 4 adultos com mais de 1,80m se sentam à vontade no habitáculo (já o lugar do meio atrás é mais estreito, embora o túnel central seja pouco saliente). Importante é também a redução de peso, que pode ir até 200kg (consoante as versões), graças a uma nova arquitectura e ao maior uso de aços de alta resistência. Todos estes factores contribuem para uma melhoria nos desempenhos, maior estabilidade e resposta mais rápida às manobras do volante.

No interior, onde se nota uma melhoria nos materiais utilizados, nos acabamentos e nos confortáveis bancos ergonómicos, verifica-se que a Opel ouviu clientes e jornalistas que se queixavam da profusão de botões existentes na consola e no tablier. Estes foram agora substituídos em grande parte por um ecrã táctil de 7’’ ou 8’’, integrado no centro do tablier, entre duas saídas de ar. O tablier com linhas onduladas e inserções cromadas tem um visual mais moderno e atraente.

Os responsáveis da Opel proclamam que a marca tem como filosofia democratizar tecnologias e inovações de segmentos superiores e também que o novo Astra é o mais “conectado” de todos os compactos existentes no mercado. Essas duas afirmações têm vários fundamentos. Um deles é o Opel OnStar, com funcionalidades únicas e exclusivas que nem veículos topos de gama disponibilizam e assistência personalizada 24h/365 dias (serviço gratuito no primeiro ano e com um custo de cerca de 90€/ano depois). Este sistema é de série no nível superior Cosmo e em opção (490€) no resto da gama. Outro são duas versões de nova geração do sistema de infoentretenimento Intellilink, Apple CarPlay e Android Auto, com transposição das funções e aplicações de smartphones para o ecrã táctil a cores do carro.

Mais uma novidade importante é a introdução de um sistema de faróis de matriz LED, Intellilux LED, que adapta constantemente e de forma automática a intensidade e distribuição da iluminação às situações atmosféricas e de trânsito, evitando o encadeamento de outros veículos ao mesmo tempo que mantém o resto da estrada e zonas envolventes bem iluminados. Não sendo uma novidade, este tipo de iluminação, inestimável, em especial para quem tem dificuldades de visão nocturna, só estava acessível até aqui em luxuosos topos de gama, como o Audi A8, que o estreou em 2014. Agora, por cerca de 1400€, a Opel disponibiliza os faróis de matriz de LED em toda a gama Astra.

Para além destas tecnologias, o Astra estreia a nova geração da câmara dianteira Opel Eye com Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Alerta de Saída e Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, Alerta de Colisão Iminente com Travagem Autónoma de Emergência, Alerta de Ângulo Cego, Assistência ao Estacionamento, etc.

Ainda não há preços definidos para todas as versões do novo Astra, mas os responsáveis da Opel calculam que as duas motorizações que estimam virem a ser as mais vendidas, o 1.0 tricilíndrico turbo de 105cv a gasolina e o 1.6 CDTI de 110cv a gasóleo, venham a custar, respectivamente, 21.000€ e 24.000€ no nível de equipamento de entrada.

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