Fugas - Motores

  • DR
  • DR

Compacto coreano renova 2.ª geração em operação de estética

Por Carla B. Ribeiro

A mesma filosofia de design, mas ainda mais vincada. O Hyundai i30 renovou a imagem da sua 2.ª geração no que se traduz numa operação de maquilhagem. E aproveitou para apresentar motores mais potentes como é o caso do 1.6 CRDi de 136cv.

Três anos após a apresentação da 2.ª geração de um veículo que veio cimentar a já certeza de que os carros coreanos têm atributos para se colocarem de igual para igual entre os grandes fabricantes automóveis, o i30 surge revisto e melhorado. Um facelift de meio de geração que trouxe também novidades nas motorizações.

É o caso do bloco 1.6 diesel ensaiado que viu a sua potência aumentada para 136cv. A diferença é facilmente detectada em estrada, com o carro a mostrar-se mais disponível, sobretudo a rotações baixas - o binário máximo, de 280 Nm, pode ser usado logo a partir das 1500rpm, sendo a sua disponibilidade alargada até às 3000 rotações. Mas também em cidade, notando-se uma redução no ruído do motor e nas vibrações, sobretudo se comparado com outro bloco diesel disponível: o 1.4 CRDi de 90cv.

Claro que não há bela sem senão. E se a resposta do bloco de 136cv é mais eficaz e efusiva, os seus consumos são menos eficientes e na hora de abastecer é provável que a euforia se esfumasse. É que o consumo oficial situa-se nuns optimistas 4,0 l/100km e no nosso caso não conseguimos colocar a fasquia do consumo médio abaixo dos sete litros. Claro que os consumos oficiais são recolhidos em situações óptimas e Lisboa, devido à sua geografia acidentada, está longe de ser uma cidade amiga das carteiras dos automobilistas.

Há ainda outra novidade ao nível dos propulsores: o novo i30 Turbo 1.6 T-GDI de 186 cv. Mas este está longe de se destinar ao público preferencial do  compacto coreano: as famílias. Para estas será a carrinha (SW) a versão mais procurada, sobretudo em Portugal onde as preferências do condutores apontam nesse sentido. Ao nível de carroçarias, o i30 está ainda disponível nas versões de três e cinco portas.
Seja qual for a carroçaria eleita, as mudanças estéticas são notórias e, segundo a marca, não são coisa de somenos importância.

Afinal, foi o design da 2.ª geração do i30 que foi mencionado como o motivo número um de compra. Por isso, apesar das muitas mudanças, a filosofia de design Fluidic Sculpture não foi  sequer beliscada, mantendo as formas fluidas e uma presença tridimensional, que lhe angariaram elogios como “elegante e moderna”, ou mesmo “atraente”.

As diferenças no exterior começam logo por ser evidentes à frente com a nova grelha hexagonal que, de acordo com o designer-chefe do Centro de Design da Hyundai Motor Europe, Thomas Bürkle, “transmite a expressão de design da Hyundai e define o i30 como sendo um membro da família Hyundai”. Ainda na parte dianteira, destacam-se os grupos ópticos que “transmitem uma imagem de atenção ao detalhe e requinte”, atesta o mesmo responsável. Por fora, as mudanças alastram-se às jantes, com novo design e de liga leve, podendo o i30 ser equipado com jantes de 16, 17 ou 18 polegadas. A completar a renovação estética, há três novas cores para a carroçaria: Polar White, Orange Caramel, Jet Black.

No interior há poucas mudanças significativas, sendo evidente a opção da Hyundai por manter o i30 com um visual sóbrio e funcional. O conforto oferecido pelos assentos é o suficiente para se conseguir viagens pouco cansativas e os lugares dianteiros são fáceis de regular. No banco traseiro, dois encontram conforto, enquanto três terão de fazer alguma ginástica para conseguirem arranjar uma posição que não os coloque uns em cima dos outros.

No caso da carrinha que, refira-se,  foi desenvolvida em 2012 especificamente para o mercado europeu, a bagageira oferece os mesmos 528 litros, mostrando-se capaz de ir às compras do mês ou para transportar a bagagem de uma família de férias. Também as restantes dimensões foram mantidas, assim como a distância entre eixos de 2650mm e a largura de vias de até 1571 mm) não sofreram alterações.

Mas há mais diferenças entre o carro de 2012 e esta renovação de 2015. Menos óbvias a olho nu que a nova grelha, mas bem evidentes na condução e que passam pela melhoria dos níveis de ruído e vibração, que se traduzem numa habitabilidade superior, ou pela inclusão de um volante de direcção que se destaca por uma maior precisão e manobrabilidade. A verdade é que o i30 é muito fácil de conduzir, mesmo quando os trajectos são lentos e incluem curvas apertadas. De acordo com a Hyundai, a direcção assistida eléctrica, além de se mostrar directa e precisa, é apoiada pelo sistema Flex Steer da Hyundai, com três de condução - Conforto, Normal e Desportivo -, que tanto melhoram os movimentos necessários ao estacionamento como torna a condução rápida mais intuitiva.

Em termos de tecnologias de economia de combustível, destacam-se algumas características no Novo i30: Stop & Go integrado (ISG), pneus de baixo atrito e o Sistema de Gestão do Alternador (AMS). Além disso, com o nível de equipamento Style, o carro chega equipado com um muito útil cruise control automático, com limitador de velocidade e comandos no volante.

Na segurança, destaca-se entre o equipamento de série faróis de nevoeiro dianteiros, luz de boas-vindas e de acompanhamento, assistência ao arranque em subida ou em plano inclinado, ABS com distribuição electrónica da força de travagem e assistência à travagem, sistema automático de accionamento das luzes, seis airbags (pode ainda ter um sétimo, de protecção dos joelhos do condutor, mas trata-se de um extra), sensores de ajuda ao estacionamento traseiros, dianteiros e laterais e sensores de chuva.

O Hyundai i30 CRDi 1.6 136cv Style vende-se desde 28.320€, estando a decorrer, até 31 de Outubro, uma campanha que oferece um desconto de 1500 euros sobre o preço final, desde que a compra seja efectuada através de financiamento. Além desta, há as campanhas habituais que incluem cinco anos de garantia sem limite de quilómetros. Durante esse tempo a marca garante a manutenção programada, a assistência gratuita num reparador autorizado Hyundai e check-ups anuais.

Ficha técnica

Motor: 1582cc, 4 cil., 16V
Potência: 136cv @ 4000rpm
Binário: 280 Nm @ 1500-3000rpm
Transmissão: Manual, 6 vel.
Suspensão: Independente, Tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; Independente, Tipo Multi-Link com molas helicoidais e amortecedores a gás e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida electricamente
Veloc. máxima: 194 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,5s
Consumo médio (100 km): 4,0 litros
Emissões de CO2: 104 g/km
Preço: 24.970 euros

--%>