Fugas - Motores

Rui Gaudêncio

Continuação: página 2 de 2

Um cão que ladra e também morde

Já no que se refere ao seu comportamento, a suspensão específica deste carro (mais baixa 10mm face aos outros Corsa), que adopta uma tecnologia de amortecimento de frequência selectiva (FSD), é firme como convém a um desportivo, mas só com o piso em muito mau estado é que se pode revelar um pouco incómoda. Em auto-estrada e em recta, a resposta viva às manobras do volante e ao pisar do acelerador torna fáceis as recuperações e ultrapassagens e, com binário máximo logo às 1900 rpm, o Corsa OPC está à altura do que se espera — para este dinâmico carrinho não há subidas, é sempre a descer e a acelerar.

Onde ele, porém, se destaca é em sinuosas estradas de montanha com um comportamento brilhante em curva (o diferencial autoblocante também ajuda…), não se desviando um milímetro do rumo traçado — conduz-se tão facilmente como um carrinho de feira. A caixa manual, de seis velocidades, tem relações curtas e é muito precisa; tanto o controlo de estabilidade (com modo Competição) como o de tracção podem ser desligados para uma condução (ainda) mais desportiva.

É claro que se pode fazer uma condução económica com este pequeno desportivo (apesar de não dispor de Start/Stop, sistema de paragem e arranque automáticos do motor). Mas é puro desperdício. Para isso, opte-se por outras versões do Corsa.

A baixa velocidade não se ouve o agradável ronco do motor e não é possível desfrutar do prazer de condução que o Corsa pode proporcionar. Por isso, não podendo usufruir em auto-estrada de tudo o que este carro pode oferecer sem risco de contribuir para os cofres do Estado, “vingámo-nos” em sinuosas estradas de montanha. Apesar disso, em perto de 400km de um percurso variado e sem preocupações de economia, obtivemos uma média de 8,3 l/100km, muito razoável se atendermos às características deste pequeno desportivo.

FICHA TÉCNICA*

Motor: 1598cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 207cv às 5800 rpm
Binário: 245 Nm (280 Nm com overboost) às 1900-5800 rpm
Transmissão: Manual, 6 velocidades
Veloc. máxima: 230 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,8s
Consumo médio: 7,5 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 174 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 24.990€ (veículo ensaiado, 28.190€)

*Dados do construtor

--%>