Fugas - Motores

Multimedia

Mais

Ver mais

A renovação de um veículo icónico

Por João Palma

Há produtos mais conhecidos que quem os fabrica. Todos conhecem o creme Nivea, mas quantos sabem quem o fabrica? É o caso do Santa Fe, mais famoso que a Hyundai. A 3.ª geração deste icónico SUV foi agora renovada.

O renovado Hyundai Santa Fe, já disponível, assume-se cada vez mais como um grande monovolume para famílias numerosas (tem sete lugares reais), estando mais vocacionado para o asfalto que para a terra. Isto apesar de ainda manter algumas características que lhe possibilitam incursões fora de estrada em trilhos de baixa/média dificuldade (ângulos de ataque, ventral, de saída, altura ao solo).

Nesta renovação, a Hyundai Portugal deixou cair a variante com tracção integral, muito penalizada pela fiscalidade e classe 2 nas portagens, só disponibilizando tracção dianteira, bem mais acessível no preço e classe 1 nas portagens com Via Verde. Mantém-se a única motorização a gasóleo, 2.2 CRDi, tendo esta sido objecto de melhorias: cumpre a norma Euro 6, chega com 200cv de potência e com a velocidade máxima a subir para 203 km/h. O binário máximo de 440 Nm mantém-se, mas agora está disponível mais cedo, a partir das 1750rpm.

Este grande SUV/monovolume/crossover pode vir com caixa manual de seis velocidades ou, por mais 3000€, com uma eficiente caixa automática de seis relações.

Para além da parte mecânica, o renovado Santa Fe também apresenta novidades no que se refere a design e equipamento de segurança, conforto e vida a bordo, bem como na qualidade dos materiais utilizados e nos acabamentos. São três os níveis de equipamento oferecidos: Creative, Executive e Premium. A Hyundai diz que o Santa Fe se equipara a veículos premium do segmento D e a afirmação não é descabida. Os preços começam nos 45.800€ do Santa Fe Creative 17’’ com caixa manual e vão até aos 57.450€ da versão Premium 19’’ com caixa automática.

No que se refere à segurança, a actual geração do Hyundai Santa Fe obteve o máximo de 5 estrelas em testes efectuados em 2012 pelo Euro NCAP, com 96% na protecção de adultos, 89% na protecção das crianças, 71% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança. Estas percentagens permitiriam que mantivesse as 5 estrelas pelos parâmetros de 2015 e se, por um lado, a exigência dos testes aumentou, por outro, com a renovação, o Santa Fe acrescentou mais dispositivos de segurança aos já existentes. Por isso, não seria improvável a manutenção da pontuação máxima se o renovado Santa Fe fosse de novo testado. Um facto que reforça essa ideia é o novo SUV substituto do Hyundai ix35, o Tucson, que será apresentado no próximo Salão Automóvel de Lisboa em 31 de Outubro e lançado em Janeiro de 2016 em Portugal, ter obtido as 5 estrelas em testes recentes.

Os monovolumes passaram um pouco de moda, sendo suplantados nas preferências dos consumidores pelos subsegmentos em expansão dos SUV e crossovers, mas nunca deixaram de ter as suas características de carros para famílias (em especial os grandes monovolumes). O Santa Fe tem as qualidades de um monovolume, mas a Hyundai prefere designá-lo por SUV ou crossover e justifica essa classificação pelas aptidões que o Santa Fe ainda mantém para circular fora de estrada, nomeadamente a maior altura ao solo face a um monovolume clássico, vocacionado para o asfalto, e os ângulos de entrada, saída e ventral.

Mantendo as dimensões exteriores e o espaço interior, o design por fora foi alvo de alguns retoques: à frente, novo desenho da grelha hexagonal, dos faróis de nevoeiro e das luzes de dia em LED; atrás, ópticas e traseira redesenhadas; novas jantes, de 17’’ a 19’’. No interior, é visível a melhoria dos materiais e acabamentos, um novo sistema de navegação e, em função dos níveis de equipamento, várias novidades. Assim, o Creative oferece jantes de liga leve de 17’’, sistema de navegação, travão de mão electrónico, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, climatizador de três vias, vidros traseiros escurecidos, iluminação em curva e luzes de dia em LED. O Executive acrescenta jantes de 18’’, estofos em pele, ecrã TFT no painel de instrumentos, faróis de xénon com acendimento automático de máximos, aviso de saída de faixa de rodagem e de ângulo morto, arranque inteligente. Por fim, o Premium junta ao equipamento Creative e Executive, jantes de 19’’, câmara de 360º, travagem autónoma de emergência, estacionamento automático, cruise control inteligente com aviso de colisão dianteira e alerta de saída em marcha atrás de estacionamento perpendicular.

Como os mais recentes veículos lançados pela Hyundai, como os i20, i30 e i40, o Santa Fe beneficiará da nova garantia da marca coreana: cinco anos sem limite de quilómetros, com assistência em viagem, check-ups anuais e manutenção programada. Em simultâneo com o Santa Fe foi lançado o i20 Van, a versão comercial do utilitário da Hyundai.

 

FICHA TÉCNICA*

Motor: 2199cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 200cv às 3800 rpm
Binário: 440 Nm/às 1750-2750 rpm
Combustível: Gasóleo
Transmissão: Manual, 6 velocidades
Veloc. máxima: 203 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,7s
Tracção: Dianteira
Ângulo de entrada: 16,5º
Ângulo de saída: 21,2º
Ângulo ventral: 16,6º
Altura livre ao solo: 180mm
Consumo médio: 5,7l/100km
Emissões de CO2: 149 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: Desde 45.800€

*Dados do construtor. Valores para a versão de entrada com caixa manual. Com caixa automática de 6 relações custa mais 3000€, tendo consumos e emissões superiores

 

--%>