O renovado Hyundai Santa Fe, já disponível, assume-se cada vez mais como um grande monovolume para famílias numerosas (tem sete lugares reais), estando mais vocacionado para o asfalto que para a terra. Isto apesar de ainda manter algumas características que lhe possibilitam incursões fora de estrada em trilhos de baixa/média dificuldade (ângulos de ataque, ventral, de saída, altura ao solo).
Nesta renovação, a Hyundai Portugal deixou cair a variante com tracção integral, muito penalizada pela fiscalidade e classe 2 nas portagens, só disponibilizando tracção dianteira, bem mais acessível no preço e classe 1 nas portagens com Via Verde. Mantém-se a única motorização a gasóleo, 2.2 CRDi, tendo esta sido objecto de melhorias: cumpre a norma Euro 6, chega com 200cv de potência e com a velocidade máxima a subir para 203 km/h. O binário máximo de 440 Nm mantém-se, mas agora está disponível mais cedo, a partir das 1750rpm.
Este grande SUV/monovolume/crossover pode vir com caixa manual de seis velocidades ou, por mais 3000€, com uma eficiente caixa automática de seis relações.
Para além da parte mecânica, o renovado Santa Fe também apresenta novidades no que se refere a design e equipamento de segurança, conforto e vida a bordo, bem como na qualidade dos materiais utilizados e nos acabamentos. São três os níveis de equipamento oferecidos: Creative, Executive e Premium. A Hyundai diz que o Santa Fe se equipara a veículos premium do segmento D e a afirmação não é descabida. Os preços começam nos 45.800€ do Santa Fe Creative 17’’ com caixa manual e vão até aos 57.450€ da versão Premium 19’’ com caixa automática.
No que se refere à segurança, a actual geração do Hyundai Santa Fe obteve o máximo de 5 estrelas em testes efectuados em 2012 pelo Euro NCAP, com 96% na protecção de adultos, 89% na protecção das crianças, 71% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança. Estas percentagens permitiriam que mantivesse as 5 estrelas pelos parâmetros de 2015 e se, por um lado, a exigência dos testes aumentou, por outro, com a renovação, o Santa Fe acrescentou mais dispositivos de segurança aos já existentes. Por isso, não seria improvável a manutenção da pontuação máxima se o renovado Santa Fe fosse de novo testado. Um facto que reforça essa ideia é o novo SUV substituto do Hyundai ix35, o Tucson, que será apresentado no próximo Salão Automóvel de Lisboa em 31 de Outubro e lançado em Janeiro de 2016 em Portugal, ter obtido as 5 estrelas em testes recentes.
Os monovolumes passaram um pouco de moda, sendo suplantados nas preferências dos consumidores pelos subsegmentos em expansão dos SUV e crossovers, mas nunca deixaram de ter as suas características de carros para famílias (em especial os grandes monovolumes). O Santa Fe tem as qualidades de um monovolume, mas a Hyundai prefere designá-lo por SUV ou crossover e justifica essa classificação pelas aptidões que o Santa Fe ainda mantém para circular fora de estrada, nomeadamente a maior altura ao solo face a um monovolume clássico, vocacionado para o asfalto, e os ângulos de entrada, saída e ventral.