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Uma força tranquila

Em termos mecânicos e de performances, o 218d Gran Tourer que conduzimos revelou-se um veículo muito equilibrado: os 150cv de potência do motor diesel 2.0 aliados à eficiente caixa automática Streptronic proporcionam bons arranques e recuperações, facilitando as ultrapassagens. Não se esperem os desempenhos de um desportivo puro, mas, apesar da sua altura, é uma surpresa agradável o comportamento deste alto (1,60m) monovolume em curva. Para isso contribuem os sistemas de controlo dinâmico de condução, incluindo o diferencial autoblocante electrónico e o Performance Control, que distribui individualmente o controlo do motor e das travagens às rodas, facilitando a descrição das curvas. Sublinhe-se que tanto o Gran Tourer como o Active Tourer são os únicos veículos da BMW que, quando não têm tracção integral, têm tracção dianteira.

É fácil conseguir uma boa posição de condução e a visibilidade é boa. Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (362€), bem como a câmara de visão traseira (413€), revelaram-se auxiliares preciosos na circulação por ruas estreitas e nas manobras de estacionamento.

A média de consumos anunciada é 4,3 l/100km. Num percurso variado com alguns engarrafamentos em cidade, mas também condução em auto-estrada, obtivemos 6,3 l/100km, longe dos números oficiais, mas ainda assim muito aceitável para este tipo de veículo. Refira-se que usámos preferencialmente o modo de condução Eco Pro (sendo os outros dois Comfort e Sport +). Onde, porém, este grande monovolume se destaca é no conforto de condução, o que, aliado à qualidade dos materiais, acabamentos e bancos, faz com que em deslocações longas se viaje em executiva.

O interior é espaçoso e na segunda fila de bancos (que se desloca longitudinalmente 13cm) é possível montar três cadeirinhas de crianças. A terceira fila é opcional (817€) e os dois bancos rebatem-se formando uma superfície plana na mala, que tem fundo duplo e uma capacidade de 560 a 1802 litros. O acesso é fácil mas os dois bancos suplementares são aconselháveis apenas a crianças ou pessoas com menos de 1,70m de altura. Rebatidos, ocupam o espaço de uma roda de emergência, substituída por um kit de reparação de pneus, mas há a opção de se montarem pneus run flat (à prova de furo, 269€).

 

FICHA TÉCNICA

Motor: 1995cc, 4 cil., 16 válv.
Combustível: Gasóleo
Potência: 150 cv às 4000 rpm
Binário: 330 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Automática, 8 relações
Veloc. máxima: 205 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,3s
Consumo médio: 4,3 l/100km
Emissões de CO2: 114 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 39.951€ (veículo ensaiado, 56.035€)

 

 

 

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