O Touran, comercializado desde 2003, tinha até agora uma versão de cinco lugares. No entanto, para a SIVA, o importador nacional da marca, não faz sentido apresentar este modelo nessa configuração, considerando ter esse segmento coberto com o Golf Sportsvan. Assim, o VW Touran passará a apresentar-se apenas com sete lugares, que beneficiam de um novo sistema plano de arrumação.
O monovolume é animado por três motores: um bloco a gasolina, o 1.4 TSI de 150cv; e dois diesel, o 1.6 TDI de 110cv e o 2.0 de 150cv. Todos chegam acoplados a uma caixa manual de seis velocidades, sendo possível optar por uma automática de dupla embraiagem de seis para o modelo diesel 2.0 ou de sete para o 1.6.
Totalmente redesenhado, o Touran utiliza a plataforma modular MQB, tendo crescido 130mm no comprimento e 70mm na largura, o que lhe confere maior habitabilidade para passageiros e um crescimento significativo da mala: com os dois bancos da terceira fila rebatidos, acomoda até 633 litros (1857 litros, com os bancos rebatidos excepto o do condutor). Apesar de maior e mais espaçoso, o peso foi reduzido em cerca de 60 quilos.
Estão disponíveis três níveis de equipamento — Trendline, Comfortline e Highline —, sendo que chega de série com o sistema de travagem multicolisão. Ainda no capítulo da segurança, é possível incluir até nove airbags, sistema de cruise control adaptativo e assistente de travagem de emergência. Factores que contribuíram para a conquista das cinco estrelas Euro NCAP.
Destaque ainda para o facto de o novo Touran incluir o novo sistema Car-Net Cam Connect, no qual a instalação de uma câmara GoPro, não incluída, ajuda a controlar o que se passa nos bancos traseiros através do ecrã na consola. A comunicação entre bancos dianteiros e traseiros é ainda facilitada por um sistema de amplificação de voz electrónico. Estas funcionalidades destinam-se sobretudo a famílias com crianças pequenas.
O Touran está disponível desde 30.824 euros, para o diesel de menor cilindrada com equipamento Trendline. O gasolina apenas se vende na versão Comfortline, a partir de 30.960 euros. O 2.0 TDI de 150cv está disponível em Confortline (37.269€) e Highline (39.773€). A caixa DSG, para os diesel, inflacciona o preço em cerca de dois mil euros.