Fugas - Motores

Daniel Rocha

Um carro que chega equipado com anjo da guarda

Por João Palma

Arriscamos o veredicto: é talvez o melhor carro que a Opel produziu nos últimos tempos. Sério concorrente dos veículos que são referência no seu segmento, dispõe ainda de um completo sistema de assistência ao condutor.

Quem escreve sobre automóveis sabe que não há carros perfeitos: para além das qualidades, eles têm sempre alguns defeitos. Nos comunicados das marcas para a imprensa, os veículos são apresentados como a última coca-cola do deserto, mas nunca é assim.

Porém, no novo Astra é difícil encontrar pormenores (ou “pormaiores”) negativos a apontar: de série traz o famigerado kit de “reparação” de pneus, mas, para calar as críticas, o carro que nos disponibilizaram trazia uma roda de emergência (opção, 65€); a visibilidade para trás pelos retrovisores não é das melhores; e, embora haja um compartimento sob o apoio de braço ao centro e dois locais para garrafas até 0,5 litros na consola, sentimos a falta de um espaço aberto para meter carteira e telemóvel. Notam-se grandes melhorias nos materiais utilizados e nos acabamentos, mas o Astra ainda fica um pouco atrás das referências do segmento.

Mas esses pontos menos conseguidos são amplamente compensados pelos consumos, performances e equipamento disponibilizado, em particular no nível mais alto, Innovation: caso do sistema de assistência ao condutor e ao veículo Opel OnStar (de série no Innovation e em opção nos outros níveis de equipamento por 490€) e dos sofisticados faróis de matriz de LED incluídos no pack opcional Innovation Plus (1850€), uma estreia no segmento.

O novo familiar compacto da Opel pode ter dois motores a gasolina, 1.0 tricilíndrico de 105cv e 1.4 de 4 cilindros e 150cv, e duas variantes do propulsor a gasóleo 1.6 CTDI  com 110cv e 136cv. Os níveis de equipamento são três, Edition, Dynamic e Innovation, e os preços vão desde os 20.970€ do Astra 1.0 Edition de 105cv até aos 31.470€ do 1.6 CTDI Innovation de 136cv com caixa automática, passando pelos 24.720€ do 1.6 CDTI de 110cv no nível Edition.

O Astra V não só está mais bonito por fora, com linhas fluidas e elegantes, como mais leve (a redução pode ir até 200km) e aerodinâmico, com um Cd 0.285. Isso reflecte-se no equilíbrio na condução, na estabilidade em curva, na resposta mais rápida às manobras do volante e muito principalmente nos consumos: com o motor 1.6 de 110cv a gasóleo, obtivemos uma média de apenas 4,5 l/100km num percurso misto.

Além disso, tendo encolhido por fora, cresceu por dentro: quatro adultos com mais de 1,80m sentam-se à vontade no habitáculo. Os bancos dianteiros são ergonómicos e mais estreitos com ganho em espaço para quem se senta atrás, onde o quinto lugar, o do meio, é mais estreito, embora o túnel central seja pouco saliente.

O carro que conduzimos trazia a caixa manual de seis velocidades de nova geração da Opel, precisa, bem escalonada e eficiente, o que, em conjunto com o motor 1.6 CDTI de 110cv, faz com que a condução seja agradável e divertida, com boas performances nas acelerações, recuperações e em subidas mais acentuadas, sem deixar de ser poupado nos consumos.

Em função das motorizações, as caixas podem ser manuais de cinco velocidades (1.0 de 105cv) ou de seis velocidades (1.4 de 150cv, 1.6 de 110cv e 136cv), pilotada manual de cinco relações (1.0 de 105cv) ou automática de seis relações (1.6 de 136cv).

À modernização das linhas exteriores corresponde um ambiente interior radicalmente diferente para melhor face ao da anterior geração. Acabou-se a profusão de botões, substituídos por um ecrã táctil (policromático e com sistema de navegação no nível Innovation).

Com uma instrumentação mais moderna e de melhor leitura e accionamento, o novo Opel Astra vem bem equipado mesmo no nível de entrada, Edition, que já inclui auxílio ao arranque em subida, luzes de dia em LED, rádio CD com sistema multimédia Intellilink, incluindo emparelhamento com smartphone e transposição das funções deste (inclusive navegação por GPS) para o sistema do carro, Bluetooth, programador de velocidade, ar condicionado, etc.

Claro que a lista de equipamento de série é grandemente reforçada no nível de equipamento superior, Innovation, que era o que trazia o veículo que nos disponibilizaram. Isso pode ser confirmado na Ficha Técnica, em particular na secção Vida a Bordo. O acréscimo em equipamento compensa largamente as diferenças de 1000€ para o nível Dynamic (25.720€) e de mais 1750€ deste para o Innovation (27.470€). Já talvez se justifiquem menos os 2000€ adicionais entre o 1.6 CDTI de 110cv e a variante de 136cv — o propulsor de 110cv é muito equilibrado e com performances adequadas para este Astra.

Com todas as qualidades já referidas, o novo familiar compacto da Opel assume-se como um sério concorrente num segmento C recheado de boas propostas.

Poupadinho…

Os veículos da Opel equipados com a nova geração de motores, tanto a gasolina como a gasóleo, têm um bom comportamento dinâmico mas não se costumam distinguir pela economia de consumos. Pois bem, este Astra, sem perder qualidades, é extremamente poupado. Num percurso misto, obtivemos uma média de 4,5 l/100km num carro novo (é previsível que, com 20.000km percorridos, os consumos ainda baixem mais). Um caixa de velocidades bem escalonada, o menor peso e a melhoria na aerodinâmica contribuíram para a obtenção desta boa média.

… até nos espaços para arrumação

As poupanças também se alargam aos espaços disponíveis no habitáculo para arrumar pequenos objectos e aí não são tão positivas. Seria útil a existência na consola central de um espaço aberto para a carteira, telemóveis (do condutor e do pendura), etc. Há um sítio na consola para colocar duas pequenas garrafas e um compartimento sob o apoio de braços central, mas isso não é muito prático, em especial no caso da carteira, que convém ter à mão para pagar portagens, etc. Positiva é a enorme redução dos botões de comandos existentes na anterior geração, substituídos em grande parte pelas funcionalidades do ecrã táctil.

Um anjo da guarda permanente

Há, porém, três novos botões no tejadilho, por cima do pára-brisas, que são bem-vindos: os comandos do sistema Opel OnStar, o mais completo sistema de assistência ao condutor e ao veículo existente no mercado. O botão vermelho é de emergência em caso de acidente; o azul é de assistência, estabelece contacto com um operador para vários serviços como informações, descarga de rotas para o sistema de navegação, diagnóstico do veículo, etc.; o preto para privacidade, oculta a localização e informações do veículo (embora em caso de acidente grave este comando seja anulado e seja prestada a assistência necessária). Entre as funcionalidades do OnStar contam-se a localização do veículo (em caso de furto, a ignição do carro é bloqueada), assistência em caso de colisão (mesmo sem premir o botão de emergência), aplicação para smartphone, um hotspot Wi-Fi para ligar até sete dispositivos, etc.

Uma estreia no segmento

É uma opção, só disponível no nível Innovation e incluída no pack Innovation Plus (1850€), mas o sistema Intellilux de faróis de matriz de LED não deixa de ser uma estreia no segmento C, o dos familiares compactos. Este tipo de iluminação, até agora só disponível nas gamas superiores de veículos premium, usando tecnologia LED, adapta a iluminação às diferentes condições de tempo e de condução, ajustando automaticamente as luzes para não encandear os condutores de outros veículos e proporcionando a iluminação máxima ideal a cada momento, seja em cidade, estrada, auto-estrada (com detecção de obstáculos, animais e peões), em curva, nas manobras ou nas paragens em semáforos.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 110cv às 3500 rpm
Binário: 300 Nm às 1750-2000 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável, intercooler
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, barra de torção com paralelogramo de Watt, barra estabilizadora e molas helicoidais.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,05 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4370mm
Largura: 1871mm (2042mm com retrovisores)
Altura: 1485mm
Distância entre eixos: 2662mm
Peso: 1055kg
Pneus: 225/45 R17 (em opção, roda sobresselente de emergência, 65€)
Capac. depósito: 48 litros
Capac. mala: 370 litros
Prestações Veloc. máx.: 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,0s
Cons. misto: 3,5 litros/100 km
Emissões CO2: 93g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço: 27.470€ (viatura ensaiada, 29.635€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Sim (Opel Eye de série no nível Innovation)
Alerta de colisão dianteira e indicação de distância para o veículo da frente: Sim (pack Opel Eye)
Reconhecimento dos sinais de trânsito: Sim (pack Opel Eye)
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim (opção incluída no pack Innovation Plus, 1850€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Conectividade e assistência personalizada: Sim (Opel OnStar)
Ar condicionado: Sim
Apoio de braços dianteiro: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Sim
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Não (opção, 400€)
Navegação por GPS: Sim
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Sim (opção, pack Innovation Plus)
Ajuda ao estacionamento automático: Sim (opção)
Alerta ângulo morto: Sim (opção)
Faróis de xénon: Não
Comutação automática médios/ máximos: Sim
Faróis de matriz de LED: Sim (opção, pack Innovation Plus)
Faróis de nevoeiro: Sim, em LED
Luzes de dia: Sim, em LED (opção)

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