Fugas - Motores

DR

Continuação: página 2 de 2

A folha do Leaf está maior

A principal novidade é a bateria, que, embora 21kg mais pesada, tendo as mesmas dimensões não retira espaço ao habitáculo e confere mais 26% de autonomia. Isto é, uma média de 250km face aos 199km médios proporcionados pela bateria de 24 kWh, que continua a ser comercializada.

Outro facto é o aumento da garantia desta bateria de 30 kWh para oito anos ou 160.000km. A conectividade também foi melhorada com o aperfeiçoamento do sistema de infoentretenimento NissanConnect EV, com ecrã táctil de 7’’, específico para veículos eléctricos e incluindo um sistema de navegação mais fácil de usar.

A extensão da autonomia, face à quilometragem diária feita em média por um Leaf, equivale a mais um dia de utilização entre cargas. Os tempos de carregamento mantêm-se entre 30 minutos (carga rápida) a 12 horas (tomada doméstica). O visual só tem pequenas alterações, as dimensões e a habitabilidade são iguais.

Quanto ao resto, o visual, as dimensões e a habitabilidade mantêm-se praticamente inalterados face à versão de 2014.

O novo Leaf só está disponível a partir do nível Acenta (mantém-se o nível de entrada Visia na versão de 24 kWh). Bem equipado, tem de série, entre outras coisas, sensores de luz, de chuva, câmara de visão traseira, sistema de infoentretenimento NissanConnect com sistema de navegação, vidros traseiros escurecidos, ar condicionado automático e estofos em Alcantara.

FICHA TÉCNICA

Motor Eléctrico:  AC, síncrono
Potência: 109cv
Binário: 254 Nm
Alimentação: Bateria de iões de lítio de 360 V e 30 kWh
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de relação única
Veloc. Máxima: 144 km/h
Acel. 0-100 km/h: 11,5s
Autonomia: 250 km*
Tempo de carga bateria: de 30 min. a 12 horas
Custo de carregamento: 2€-3€**
Emissões de CO2: 0 g/km***
Preço: Desde 30.300€ (com aluguer de bateria) / 36.200€ (incluindo bateria) ****

*Pendente de homologação oficial
** Dependendo da tarifa eléctrica
*** Embora o veículo tenha zero emissões de gases e de partículas, há que contar com as emissões geradas para a produção da energia eléctrica para o mover (conceito Well to Wheel – “Do poço [de petróleo] à roda”). Em Portugal, com base em dados de 2009, correspondiam a 40 g/km de CO2
**** Este preço é sem descontos para o Leaf 30kWh, nível de equipamento Acenta. O aluguer de bateria num contrato de 36 meses e 12.500km anuais custa 79€/mês. Com retoma e descontos de campanha, o preço baixa para 22.800€ (sem bateria) ou 28.700€ (com bateria)

--%>