Fugas - Motores

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O futuro ao virar da esquina

Não há uma solução única, há sim a exploração de todas as possibilidades para criar, poupar e recuperar energia. Até as irregularidades do piso podem ser utilizadas: a Audi está a trabalhar nuns amortecedores que, em vez de êmbolos, usam rotores que convertem os impactos em energia eléctrica para os sistemas do carro.

Num outro ângulo, atendendo às necessidades cada vez maiores em termos de energia dos sistemas dos modernos veículos, a Audi está a trabalhar na criação de uma bateria de 48v para, em muitos casos, substituir as actuais de 12v: uma bateria de 48v não requer cablagem de alta voltagem, os cabos condutores são menores que o de uma bateria de 12v e disponibiliza o quádruplo de energia.

De regresso ao presente, ou melhor, ao futuro muito próximo, pudemos conduzir num percurso de cerca de 100km a versão híbrida plug-in diesel/eléctrica do Audi Q7, o e-tron 3.0 TDI quattro, que será lançado em Portugal na Primavera de 2016. A potência total combinada do motor a gasóleo 3.0 TDI de 258cv com o motor eléctrico de 126cv são 373cv e o binário 700 Nm. Para chegar dos 0 aos 100 km/h são necessários 6,0s e a velocidade máxima é 225 km/h. A média de consumos e emissões é, respectivamente, 1,7 l/100km e 46 g/km de CO2. Graças a um depósito de combustível de 75 litros, a que se somam os 58km em modo eléctrico, a autonomia total pode atingir os 1400km.

Sendo um híbrido plug-in, o Audi Q7 e-tron quattro recupera a energia cinética durante a travagem convertendo-a em electricidade. O condutor pode escolher entre quatro modos de condução: EV (eléctrico), Hybrid (a gestão do modo de condução é feita pelo sistema do carro), Battery Charge (carrega a bateria) Battery Hold (poupa a energia da bateria para utilização posterior).

A gestão da condução pode ser efectuada com base no sistema de navegação. Com um percurso introduzido no sistema, a condução é feita por antecipação, levando em linha de conta os sinais de trânsito, limites de velocidade e situações como engarrafamentos ou obras, para obter a rota ideal e a utilização mais racional dos diferentes modos de condução. Por exemplo: somos aconselhados a reduzir velocidade à aproximação de uma rotunda ainda antes de ela estar sinalizada ou visível.

O Audi Q7 e-tron quattro só está disponível na versão de cinco lugares — a bateria ocupa o espaço dos dois lugares adicionais, retirando ainda capacidade à mala. Ainda assim, o habitáculo é espaçoso para os cinco ocupantes e a mala tem um volume de 650 litros, que, com o rebatimento dos bancos traseiros, sobe até aos 1835 litros.

 

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