Até 2012, o Mercedes-Benz classe A era um monovolume compacto que lembrava um caixote sobre rodas. Então deu-se o clique, com a sua transformação numa elegante berlina. Três anos depois, a marca alemã não mexeu muito no seu veículo do segmento C, mas no que mexeu, mexeu bem. Em termos estéticos (e não só…), a cereja no topo do bolo do A 200 d que conduzimos eram os opcionais AMG Line (2800€) e pack Night (500€) que o tornaram ainda mais bonito — um candidato à coroa num concurso de beleza.
O tom Vermelho Jupiter da carroçaria contrastava com a grelha frontal negra em favo de mel, os retrovisores em negro brilhante, a mesma cor das jantes específicas e do difusor de ar traseiro onde se inseriam as duas saídas de escape trapezoidais. Esse visual, que fez virar bastantes cabeças, faz parte da combinação do pack Night e da AMG Line, que inclui ainda bancos desportivos com pesponto vermelho, pedais em alumínio, inscrições AMG, nomeadamente na soleira das portas, bancos desportivos forrados a tecido/pele pretos com pespontos vermelhos, acabamentos interiores a simular carbono e uma direcção mais directa.
Melhor que palavras para descrever este bonito e elegante veículo com visual desportivo são as imagens — as destas páginas, as disponíveis no site da Mercedes ou, para quem puder, a visão do carro ao vivo. Não nos enganemos, porém, com o seu aspecto. Este Mercedes-Benz A 200 d não é um desportivo mas um carro que privilegia o conforto e economia de utilização, mesmo com a genica que lhe é conferida pelos 136cv de potência do motor 2.1 a gasóleo, com 300 Nm de binário disponível logo às 1400 rpm e, apesar de dispor de um modo Sport, a par dos modos Comfort, Eco e Individual, do sistema Dynamic Select (de série e uma novidade nesta renovação).
Prova disso são os consumos e emissões médias anunciados, respectivamente, 3,8 l/100km e 99 g/km de CO2, valores muito baixos para um pequeno familiar compacto que pesa quase 1,5 toneladas. Refira-se, porém, que a média que obtivemos num percurso variado com cerca de 300km foi 5,3 l/100km, algo superior aos números oficiais mas ainda assim bastante boa. Para os consumos reduzidos contribuiu a caixa automática de dupla embraiagem e sete relações que equipava o carro que conduzimos, com um funcionamento suave e muito eficiente, bem como um bom sistema Start/Stop.
Com recurso ao sistema Dynamic Select de série pode-se regular o funcionamento do motor, da climatização, da direcção e da suspensão. No geral, o classe A com este motor 2.1 a gasóleo na variante de 136cv e caixa automática 7G-DCT tem desempenhos muito aceitáveis nas ultrapassagens e recuperações e proporciona bastante conforto para os seus cinco ocupantes. Para além do conforto acrescido, há também melhorias na estabilidade, nomeadamente em curva, reforçada graças à suspensão com sistema selectivo opcional (950€).
Outro dos opcionais que equipavam o classe A que nos disponibilizaram era o sistema de infoentretenimento e navegação Comand Online, que inclui um ecrã a cores de 8’’ no centro do tablier (2200€). E aqui voltamos à velha questão da política das marcas premium no que se refere a equipamento opcional que deveria ser de série ou que, não sendo o caso, tem o custo inflacionado. É como as antigas SCUT: ao utilizá-las, de cada vez que passamos sob um pórtico são uns cêntimos ou poucos euros, mas grão a grão a soma final é um choque. No caso deste A 200 d, partindo de um preço-base de 36.808€, com uma coisinha aqui, mais outra ali e outra acolá, chegou-se aos 47.169€. É certo que nem tudo, como o tecto de abrir que o equipava, é indispensável, mas muito é e, além disso, o preço de certas opções, como, por exemplo, o do Comand Online, está bastante salgado.
Assim, com excepção do equipamento de segurança, em que praticamente tudo é de série, quem deseje adquirir um veículo de uma marca premium como Mercedes-Benz, BMW ou Audi, deve contar com uns bons milhares de euros a somar ao valor-base anunciado para ter um carro minimamente equipado em termos de conforto e vida a bordo.
Pormenores
Marca distintiva
A Mercedes-Benz distingue-se de todas as outras marcas de automóveis pelo posicionamento e accionamento de vários dispositivos, como os travões ou a alavanca de mudanças/selector de velocidades. É conhecido o episódio de um Mercedes que caiu ao rio Tejo quando estava a ser fotografado porque quem o conduzia não sabia onde se situava e como accionar o travão de mão (na situação concreta era travão de pé, substituído nos modelos mais recentes por travão electrónico de accionamento automático, que impede que o carro se destrave quando está parado). É também o caso do selector da caixa automática deste veículo, uma manete sob o lado direito do volante. Neste particular, porém, o seu posicionamento até facilita o seu manuseio.
Ênfase na economia
O visual é desportivo, mas a ênfase é posta numa condução equilibrada e na economia dos consumos. Disso é exemplo o indicador de condução Eco, uma roda dividida em três segmentos, Acelerar, Desacelerar e Constante, que se vão tornando mais verdes quanto mais eficiente é a condução. Por baixo desse círculo indica-se a autonomia adicional em quilómetros de bónus. Porém, se se pretende uma condução mais dinâmica pode-se sempre optar pelo modo Sport do Dynamic Select, que permite escolher quatro modos de condução: Comfort, Sport, Eco e Individual.
Para todas as estações
O veículo que conduzimos era multifacetado não só nos modos de condução disponíveis como na sua adequação às diferentes condições climatéricas: com a cortina do tejadilho fechada, em situações de sol muito intenso ou condições de tempo adversas; com a cortina recolhida, para aproveitar ao máximo a luminosidade proporcionada pelo tecto de vidro; com o tecto de vidro aberto, para quase ter a sensação de conduzir um descapotável, desfrutando do bom tempo.
Onde está o Wally?
No popular jogo, temos que descobrir a personagem Wally escondida entre muitos objectos e pessoas. Muitas marcas automóveis, talvez com base nesse desafio, fizeram desaparecer o pneu sobresselente, substituindo por um lamentável kit de reparação de pneus, como é o caso deste Mercedes. Há, porém, alguns fabricantes e importadores que resistem a ir nesta onda. Citando um deles: “Todos os nossos veículos trazem pneu sobresselente porque não achamos correcto que, para poupar uns trocos, deixemos os nossos clientes apeados no meio da estrada, devido a um furo ou dano num pneu que um kit de reparação não pode resolver.”
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2143cc
Potência: 136cv às 3200-4000 rpm
Binário: 300 Nm às 1400-3000 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de 7 relações
Suspensão: à frente, independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção tubular; atrás, multibraços, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção.
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro de viragem: 11,00 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados 295mm à frente; discos sólidos de 276mm atrás
Dimensões
Comprimento: 4299mm
Largura: 1780mm
Altura: 1433mm
Distância entre eixos: 2699mm
Peso: 1485kg
Pneus: 225/40 R18 92 Y (opção incluída na AMG Line, 2800€. Kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 341 litros a 1157 litros (com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,8s
Cons. misto: 3,8 litros/100 km
Emissões CO2: 99 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 36.808€ (veículo ensaiado, 47.169€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros, laterais, de cortina, e de joelhos para o condutor: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem: Não (disponível em opção)
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim, atrás, opção incluída no pack Night (500€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Acesso de mãos livres e arranque por botão: Não
Direcção assistida: Sim, com assistência variável
Espelhos retrovisores rebatíveis e com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim
Volante multifunções: Sim
Volante e alavanca de velocidades em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Banco do condutor com ajuste em altura: Sim
Apoio de braços dianteiro: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim, individualmente
Estofos e bancos em pele/tecido: Sim
Reg./limitador de veloc.: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, específicas de 18’’ (opção incluída nos pacotes AMG Line e Night)
Alarme: Não (opção)
Navegação por GPS: Sim, opção incluída no Comand Online (2200€)
Sensores de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Não (opção)
Faróis em LED: Sim, opção, 1100€
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Sim, opção, 1150€