Já as dimensões exteriores não sofreram significativas alterações, embora tivessem sido trabalhadas no sentido de proporcionar mais folga no espaço do habitáculo. Assim, a largura e o comprimento cresceram, respectivamente, 10mm e 120mm, enquanto a distância entre eixos aumentou 50mm, resultando em mais espaço para ocupantes e carga. Já a altura é precisamente a mesma da terceira geração (1685mm), embora a distância ao solo tenha sido aumentada em 10mm, o que serve para sublinhar as características SUV do RX.
Por dentro, além de mais espaçoso, o RX volta a apostar em elementos que remetem para o luxo, evidente quer nos materiais usados quer nos acabamentos. Também o painel foi repensado no sentido de poder ser percepcionado como uma “fina e elegante peça de mobiliário de design contemporâneo”, explicam. Já o painel de instrumentos foi redesenhado com o objectivo de a sua leitura ser mais fácil e intuitiva. Com um detalhe: a cor que o ilumina altera-se consoante o modo de condução seleccionado — Eco, Normal, Sport S e Sport S+ (este apenas disponível nas versões F Sport S).
Entre as tecnologias incorporadas neste novo RX, destaque para o Head-Up Display, o sistema de projecção de informação no pára-brisas, e para um monitor de 12,3’’, disponível a partir da gama Executive+. No campo da segurança, há a registar a introdução do Lexus Safety System+, que inclui uma série de tecnologias entre as quais o Cruise Control Adaptativo, o Sistema de Segurança Pré-Colisão, o Sistema de Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem, o Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Alerta de Tráfego Transversal na Traseira, a Monitorização do Ângulo Morto ou o Monitor de Visão Panorâmica 360º.