O veículo, que já pode ser encomendado desde Outubro, começará a rolar nas estradas nacionais no primeiro mês de 2016. Os preços iniciam-se nos 82.000€.
O modelo estará disponível em cinco níveis de equipamento — Business, Executive, Executive +, F Sport e F Sport+ —, apenas com tracção integral e com uma única motorização híbrida, que reúne um bloco V6 de 3.5 litros a gasolina a dois motores eléctricos: um que debita o equivalente a 167cv e que transmite a sua força às rodas dianteiras e outro, de 68cv, associado ao eixo traseiro.
Tal como acontecia com a geração anterior, não será possível rolar em modo puramente eléctrico a não ser nos primeiros metros do percurso. Mas, ainda assim, a marca salienta a poupança que permite a inclusão dos engenhos eléctricos, associados a um eficiente sistema de paragem e arranque automáticos do motor: segundo a Lexus, o consumo combinado é de apenas 5,5 litros e as emissões de CO2 fixam-se nos 127 g/km, uma marca impressionante se se tiver em conta não apenas a cilindrada do bloco como o peso do carro que ultrapassa as duas toneladas. Com uma potência combinada de 313cv, o RX450h acelera dos 0 aos 100km/h em 7,7s, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.
A tracção integral é gerida pelo Controlo Dinâmico de Binário AWD, que processa a informação que chega a partir de uma série de sensores — incluindo sensores G de velocidade das rodas e sensores de ângulo de direcção, adaptando a tracção às condições quer externas quer de condução. A distribuição do binário varia de 100:0 a 50:50.
A melhoria, quer dos desempenhos quer dos consumos, surge associada à evolução do funcionamento da Unidade de Controlo de Potência e da Unidade HV de Controlo do Motor. Mas também à atenção dada nas alterações visuais que revelam uma preocupação com a aerodinâmica do veículo, agora de 0,32Cd. Estas alterações incluem o spoiler inferior dianteiro que direcciona o fluxo de ar para a parte inferior da carroçaria ou os novos perfis em barbatana, abaixo dos faróis principais, que melhoram o fluxo de ar ao longo dos flancos do veículo. Na parte de trás do carro, um redesenhado spoiler traseiro ajuda a reduzir a elevação da carroçaria em andamento.
Do lado de fora, as mudanças são ainda visíveis na grelha fusiforme de rebordo cromado e nos faróis triplos LED em forma de L, disponíveis a partir do nível de equipamento Executive. Neste sistema, os 18 LED individuais que envolvem os faróis não só actuam como indicadores de mudança de direcção, como também se iluminam sequencialmente de dentro para fora. Nas versões mais luxuosas, F Sport e F Sport+, os faróis incluem assistência em curva. Já o sistema de máximos automáticos está disponível a partir da gama de entrada, Business.
Outros elementos que distinguem esta nova geração do SUV premium da Lexus é a opção de um tecto panorâmico, as barras de tejadilho e as pegas das portas foram redesenhadas, incorporando agora o Sistema Inteligente de Entrada (o portão traseiro pode ser aberto aproximando a mão, ou mesmo o cotovelo, do emblema sem ser necessário usar chave).