Fugas - Motores

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Garra leonina a destroçar corações

Por Carla B. Ribeiro

O que se pode esperar de um pequeno familiar quando se alimenta o seu espírito com doses generosas de potência e uma dinâmica digna de um desportivo? Um carro que, mais que um meio de transporte, se revela capaz de despertar arrebatadoras paixões.

Assim que nos sentamos ao volante deste pequeno carro, tudo à nossa volta parece tentar conquistar-nos. E, confessemos, nem é assim tão difícil: às primeiras aceleradelas e travagens já estamos rendidos.

O Peugeot 308, um pequeno familiar do segmento C que somou prémios e mais prémios desde o lançamento da nova geração, consegue ser um carro ecléctico, capaz de conquistar os gostos de uma família, interessada no conforto e na segurança, sobretudo dos pequenos passageiros do banco traseiro, assim como de uma camada mais jovem, que se deixou conquistar pelo espírito aguerrido de um corpo capaz de revelar uma impressionante dinâmica. Mas esta versão, desenvolvida pelos especialistas da Peugeot Sport, leva o dinamismo a outro patamar e traz de volta à ribalta o conceito GTi da marca francesa.

Com um bloco a gasolina 1.6 e-THP de quatro cilindros em linha com uma potência equivalente a 270 cv e um binário máximo de 330 Nm, o Peugeot 308 GTi acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,0s, percorrendo os primeiros mil metros nuns impressionantes 25,35 segundos. Valores que andam a par e passo com os seus concorrentes mais directos: o Cupra da Seat, com um bloco 2.0 a gasolina de 280cv, cumpre a aceleração dos 0 aos 100 em 5,9s e os mil metros em 25,4s, enquanto o Golf GTI, menos potente (220cv também num motor de 2.0 litros), faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,5s.

E quando não nos inibimos de carregar no acelerador depressa se percebe a disponibilidade do propulsor, fruto de uma pressão de injecção elevada aos 200 bar. Isto significa que a potência não esmorece seja qual for o regime em que se siga, cortando apenas às 6500rpm. Já a disponibilidade do binário, que começa às 1900rpm, estende-se até às 5500rpm. Outro factor importante no seu comportamento é a relação peso/potência, com 4,46kg para cada cavalo.

Com o sangue na guelra e tanta potência disponível até se poderia temer que o carro ganhasse vida própria, mas isso não é verdade. Mesmo requerendo alguma habituação, o carro deixa-se dominar facilmente e depressa se consegue tirar partido de todos os seus atributos sem que se sinta o perigo por perto. Aliás, tanto estabilidade como aderência são características que podem ser testadas a todo e qualquer instante. A contribuir para esse facto estão as vias alargadas — 1570mm à frente e 1554mm atrás —, a adopção de pneus Michelin Super Sport (235/35 R19) e um sistema de travagem revisto com discos dianteiros ventilados com um diâmetro de 380mm. Atrás, os discos têm um diâmetro de 268 mm. De referir que a travagem é quase instantânea e há que domar bem o pé para não se correr o risco de andar aos solavancos. Claro que também se pode olhar para esta característica pelo lado positivo: com uma resposta tão certeira por parte dos travões é difícil não abusar do acelerador.

Em curva, o dinamismo do 308 pode ser posto à prova sem medos: a suspensão independente, à frente pseudo-McPherson e atrás de travessa deformável, assegura a precisão do rolamento.

Mas nem só de potência e de especificidades técnicas se faz um desportivo. Por isso, a imagem do 308 GTi foi trabalhada no sentido de lhe proporcionar uma silhueta mais musculada, embora bastante discreta tendo em conta do que é capaz.

Para começar, a plataforma foi rebaixada em 11mm face aos modelos da restante gama, tendo recebido rodas exclusivas de 19’’, com os discos dianteiros, mordidos por uma sólida pinça vermelha de quatro pistões, à vista. À frente sobressai o robusto pára-choques, uma grelha exclusiva com faróis Full LED e dois deflectores que contribuem para a percepção de um modelo colado ao asfalto. Na traseira, o visual é marcado pelo extractor negro lacado que integra duas generosas ponteiras de escape.

Também o habitáculo transpira desportividade: ambiente escuro, costuras vermelhas a ornamentarem o painel de bordo, soleira da porta com assinatura Peugeot Sport e GTi, marcada pelo alumínio. Este material volta a dar cartas nos pedais, no repouso para o pé esquerdo e no punho da alavanca de mudanças. No 308 GTi disponível em Portugal, os bancos são tipo bacquet, revestidos a couro e alcântara. Com um excelente apoio lateral, importante sobretudo para quem segue aos comandos, os bancos distinguem-se pelo nível de conforto garantido e o volante adoptado volta a ser o compacto de 351 x 329.

A versão ensaiada inclui ainda o Driver SPORT Pack com o qual se pode alterar o comportamento do carro ao optar por carregar no botão Sport junto à manete das mudanças. Assim que accionado, o painel de instrumentação altera-se, passando a exibir informações precisas sobre pressão de sobrealimentação, potência e binário usados em cada momento. O modo mais desportivo consegue ainda ser percepcionado pelo mais agressivo ronco do motor e na sensibilidade revelada pelo pedal do acelerador.

Resumindo, o 308 GTi não deixa de ser um utilitário nem um carro familiar. No entanto, é capaz de se transformar numa pequena fera quando assim lhe é pedido. Claro que tudo tem o seu custo, e esta versatilidade não sai barata: o carro vende-se desde 40.500 euros.

PORMENORES

Direcção precisa

Imagine-se num salão de jogos, com um pequenino volante nas mãos, a dirigir numa virtual pista de F1. É mais ou menos esta a sensação que o volante especialmente concebido para o 308 GTi consegue proporcionar: parece mesmo um volante de brincar e é exactamente isso que apetece fazer. De tal maneira que quase perguntamos se vendem volante sem carro. Mas uma coisa não seria igual sem a outra. Para mais, além de ser extremamente manuseável, o volante está ligado a uma direcção que se destaca pela sua precisão e pelo facto de ser muito directa.

Seguro e dinâmico

Com precisamente os mesmos critérios de segurança do compacto familiar, que conquistou as cinco estrelas do organismo independente Euro NCAP, o 308 GTi apresenta-se com mais uns extras que servem para aumentar a confiança de quem segue aos comandos. É o caso do diferencial de deslizamento limitado Torsen que, acoplado à caixa de velocidades, uma bem escalonada manual de seis relações, favorece a dinâmica da viatura em curva: ao passar o binário para a roda com maior aderência, não permite que o carro fuja da linha de trajectória assumida.

Fera discreta

Não é assim tão incomum dar de caras com carros que parecem ser muito mais desportivos do que são, com os elementos estéticos a gritarem aos sete ventos uma potência que nem sempre se encontra sob o capot. O caso do 308 GTi é precisamente o oposto. É verdade que vários elementos, quer no seu visual exterior (como é o caso do logo GTi com lugar de honras no capot) quer no interior, testemunham a sua potência. Mas, no meio da confusão do trânsito, este 308 consegue passar despercebido. Caso para dizer que o carro não é o que parece, mas para mais.

Espírito desportivo

Discrição parece ser o seu nome do meio, até ao momento em que se acciona o botão Sport colocado na consola junto à manete das mudanças e o carro se faz ouvir. Mas não é só a música que o motor emite que é diferente. Todo o painel se transforma, passando a exibir informações precisas sobre pressão de sobrealimentação, potência e binário usados em cada instante, transformando o lugar do condutor num espaço mais indicado para um piloto. A prová-lo, a ainda maior sensibilidade do acelerador e do travão.

Barómetro
+ Comportamento dinâmico, precisão em curva, travões, estética discreta
- Preço, consumos  

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1598cc

Potência: 270cv @ 6000rpm

Binário: 330 Nm @ 1900-5500rpm

Cilindros: 4 em linha

Válvulas: 16

Combustível: Gasolina

Alimentação: Injecção directa, com Turbo e Intercooler 

Transmissão: Manual, 6 velocidades

Suspensão: Independente, Tipo McPherson à frente; travessa deformável atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4253mm

Largura: 1804mm

Altura: 1446mm

Distância entre eixos: 2617mm

Peso: 1280kg

Capac. depósito: 53 litros

Capac. mala: 432 litros

Pneus: 235/35 R19, à frente e atrás


Prestações

Velocidade máxima: 250 km/h**

Aceleração 0 a 100 km/h: 6,0s

Consumo ponderado: 6,0 l/100 km

Emissões de CO2: 139 g/km (Euro 6)

Preço: 40.500€ ?(viatura ensaiada, 42.340€)

* Dados do construtor EQUIPAMENTO


Segurança

ABS: Sim

ESP, sistema electrónico de estabilidade: Sim

Diferencial Torsen: Sim

Airbags frontais: Sim, condutor e passageiro

Airbags de cabeça: Sim, à frente e atrás

Airbags laterais: Sim, à frente

Assistente de ajuda 

em subidas: Sim

Controlo pressão pneus: Sim

Aviso de cinto: Sim

Detector de obstáculos: Sim, dianteiro e traseiro

Vida a bordo

Acesso e ligação mãos-livres: Sim

Bancos em couro: Sim

Bancos tipo baquet: Sim, à frente

Deflector dianteiro na cor da carroçaria: Sim

Driver Sport Pack: Sim

Faróis dianteiros full LED: Sim

Jantes em liga leve: Sim, 19’’

Navegação: Sim

Dupla saída de escape: Sim

Retrovisores exteriores rebatíveis: Sim

Soleiras e pedaleiras em alumínio: Sim

Ecrã táctil “Redline”: Sim

Vidros escurecidos: Sim, atrás

Câmara de visão traseira: Opção (200€)

Leitor de CD + Peugeot Connect Box: Opção (440€)

Hi-Fi Denon: Opção (500€)

Pintura opaca: Opção (150€)

Tecto panorâmico: Opção (550€)

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