Fugas - Motores

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Um SUV atraente e acessível para sete pessoas

Por João Palma

Os SUV estão na moda e roubaram espaço aos monovolumes, graças ao visual mais desportivo e à mesma capacidade para transportar pessoas e carga. O Outlander junta a isto um preço concorrencial e o facto de ser classe 1 nas portagens.

Esta é a segunda renovação da terceira geração de 2013 do Mitsubishi Outlander. É como um pintor que, terminado um quadro, lhe acrescenta pormenores para o melhorar. O grande SUV da Mitsubishi mantém as características de poder transportar sete pessoas e, com tracção dianteira, ser classe 1 nas portagens (não necessita de identificador de Via Verde). A este quadro junta-lhe um visual mais atractivo e um preço de referência que, com campanha em vigor de financiamento Mitsubishi, começa nos 32.950€.

Este grande SUV do segmento D já está à venda com uma oferta ainda mais simplificada: um único motor, o diesel 2.2 turbo DI-D de 150cv, e dois níveis de equipamento, Intense+ e Instyle Navi, (34.950€, um acréscimo de 2000€ face ao Intense+). Sem campanha, válida pelo menos até ao final do primeiro trimestre de 2016, o Outlander Intense+ custa 36.500€ e o Instyle Navi, 39.500€.

A única opção é a pintura metalizada (450€), pelo que, ao adquiri-lo, o cliente já sabe ao que vai: uma lista de equipamento de série completa e bem definida, mesmo no nível de entrada, e um custo real sem necessidade de opcionais a encarecer o preço. Mais: se se mantiver a entrada em vigor em Janeiro de 2016 da nova legislação que beneficia com um desconto de 50% no ISV famílias numerosas (casal e três dependentes, desde que dois tenham menos de oito anos), cumprindo os requisitos, o preço de entrada baixa para os 30.294€ e mesmo o mais equipado Outlander Instyle Navi custará 32.294€.

Para além do preço mais baixo, que é sempre um factor importante, das cerca de cem alterações anunciadas pela marca (design e mecânica), as mais visíveis são no exterior: mantendo a mesma distância entre eixos (2670mm), largura (1810mm) e altura (1680mm), tem mais 40mm de comprimento (4695mm). Adoptando a nova filosofia de design da marca, Dynamic Shield, o Outlander de 2016 tem barras de tejadilho prateadas, nova grelha dianteira, novos pára-choques dianteiros e traseiros, bem como novos grupos ópticos, com farolins traseiros, de travagem e luzes de dia em LED. Estas modificações e o comprimento adicional fazem com que pareça mais esguio e dinâmico, tendo um visual mais atractivo.

No interior, as melhorias também são marcantes: mesmo na versão de entrada, estofos em pele, bancos dianteiros aquecidos e o do condutor com regulação automática, novo volante, ecrã táctil multifunções de 6,1’’, materiais mais macios ao tacto, maior cuidado nos acabamentos e menor nível de ruídos e vibrações.

O motor diesel 2.2 de 150cv vem acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades na versão com tracção dianteira. A variante com tracção integral vem com uma caixa automática de seis relações que não está disponível para o Outlander 4x2.

Para o Mitsubishi Outlander 4x4, a Berge, o novo representante da marca japonesa em Portugal, prevê vendas residuais, devido ao seu preço subir para os 49.500€ (nível de equipamento Instyle Navi AT) e ser classe 2 nas portagens.

A carroçaria está mais rígida, a suspensão tem novas afinações e o motor diesel dispõe de um novo catalisador para captura de óxido de azoto, fazendo com que as emissões estejam muito abaixo do limite Euro 6, sem afectar consumos e performances.

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