Fugas - Motores

Ricardo Campos

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Uma limusina preparada para a lama

Então o que se pode apontar a este sucessor do Mercedes-Benz GLK? Os consumos reais verificados no GLC, se bem que inferiores aos do GLK, ficaram algo acima dos anunciados, pese embora a maior parte da condução ter sido efectuada em modo Eco e tentando conduzir de modo a preencher de verde os três segmentos do indicador Eco, que avalia três parâmetros: Acelerar, Desacelerar e Velocidade Constante (apresentando ainda a autonomia adicional obtida em quilómetros).

O pior, porém, é a diferença entre o preço-base e o da viatura que conduzimos: quase vinte mil euros. É verdade que as marcas costumam equipar muito bem os carros que disponibilizam para testes, mas, no caso vertente do GLS, o eventual comprador deve contar com cerca de dez mil euros extra face ao preço-base, para ter um veículo minimamente funcional. Só o equipamento de segurança é que é quase todo de série — no que toca ao conforto e vida a bordo, estes veículos premium parecem as actuais ex- SCUT: é sempre a pingar euros e só nos apercebemos do valor despendido quando se faz a soma final.

Com cinco lugares, o espaço ao meio atrás é prejudicado pelo grande túnel de transmissão, que obriga a que quem se senta aí tenha que pôr um pé de cada lado. Sob a mala de 550 litros não existe pneu sobresselente, o que, tratando-se de um veículo apto para todo-o-terreno, é incongruente. Mesmo tendo em conta o facto de o carro ter-nos chegado equipado com uns Pirelli Scorpion 255/45/R20 W run flat, isto é, à prova de furo, podendo rodar em vazio até 80km a uma velocidade máxima de 80 km/h. É que se esta tecnologia pode ser eficaz para um carro de estrada, para um todo-o-terreno, em que os pneus estão sujeitos a danos mais profundos, pode não ser suficiente.

Ficha Técnica*

Motor: 4 cil., 16v, 2143cc, gasóleo
Potência: 204cv às 3800 rpm
Binário: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Transmissão: Caixa automática de 9 relações
Ângulo de entrada: 29,6º
Ângulo de saída: 25,2º
Ângulo ventral: 12,1º
Altura livre ao solo: 181mm
Altura de vadeação: 300mm
Gradiente máximo de subida: 70º
Veloc. máxima: 222 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 7,6s
Consumo médio: 5,5 l/100 km
Emissões CO2: 143 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 55.450€ (viatura ensaiada, 75.190€)

* Dados do construtor

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