Fugas - Motores

Guilherme Marques

Continuação: página 2 de 2

O carro que não quer ser Citroën

O motor 1.6 BlueHDI de 120cv cumpre sem problemas a sua missão de deslocar os 1428kg deste DS4 Crossback. A nova caixa automática de seis relações tem um funcionamento competente. O mesmo se aplica ao sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor. Com uma suspensão confortável, na boa tradição francesa, este DS4 Crossback, estando longe de ser um desportivo (apesar de ser um pouco mais vivo em modo Sport), tem um comportamento estável e equilibrado, tanto em recta como em curva.

Se, no geral, as impressões de condução, qualidade, conforto e vida a bordo merecem nota positiva, já a média de consumos verificada num percurso misto de cerca de 400km excedeu bastante os valores oficiais: 6,4 l/100km para uma média anunciada de 4,1 l/100km, o que faz com que o DS4 Crossback não seja propriamente uma referência no que se refere a economia de utilização. E isto quando cerca de 90% dos quilómetros foram feitos em modo Eco e só 10% em modo Sport. É verdade que os consumos reais no dia-a-dia excedem sempre os anunciados por todos os fabricantes de automóveis (sem excepção) para os seus veículos, mas 2,3 l/100km já é uma diferença apreciável.

Ficha Técnica*

Motor: 1560cc, 4 cil., 8v, 1560cc, gasóleo
Potência: 120cv às 3500 rpm
Binário: 300 Nm às 1750 rpm
Veloc. máxima: 190 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 11,4s
Consumo médio: 4,1 l/100 km
Emissões CO2: 108 g/km
Preço: 35.515€ (preço-base, 32.615€)

* Dados do construtor

--%>