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Toyota RAV4 estreia sistema híbrido

Por Carla B. Ribeiro

Design, conforto, equipamento, potência e performance ambiental. É com esta receita que a Toyota pretende relançar o RAV-4, o seu SUV familiar médio, agora também com motorização híbrida.

A aposta nos sistemas híbridos está de pedra e cal na Toyota e chega, por fim, ao SUV familiar RAV-4, um modelo que já segue na sua quarta geração e que reclama um número de vendas em todo o mundo superior a seis milhões. A estreia faz-se acompanhar por um novo bloco turbodiesel de 2.0 litros e 143cv.

O veículo, numa quase renúncia à sua própria identidade — afinal, RAV4 significa veículo de recreio activo 4x4 (Recreational Active Vehicle 4wd) —, passou nesta quarta geração, datada de 2013, a revelar uma clara aposta na tracção 4x2. A mudança acompanhou de certa forma as preferências do mercado e pretendeu adaptar o produto à bem mais feroz concorrência do que a que existia quando o seu primeiro modelo, em 1994. Agora, inova ao introduzir não só o sistema híbrido como a limitar a oferta de tracção integral a este — e apenas recorrendo a um segundo engenho eléctrico.

O RAV-4 Híbrido com tracção dianteira une um propulsor térmico de 2.5 litros em ciclo Atkinson com 157cv a um motor eléctrico. Este é alimentado por um gerador e uma bateria de hidretos de níquel metálicos com 204 células, situada sob o banco traseiro, e produz energia equivalente a 145cv. Já o modelo com tracção integral está equipado com um segundo motor eléctrico, montado no eixo traseiro. A gestão da tracção fica a cargo de um sistema electrónico, o E-Four, que, pela primeira vez dispensando a ligação entre os eixos dianteiro e traseiro, gere electronicamente a tracção e disponibiliza uma capacidade de reboque até 1650kg. No conjunto, a potência combinada do veículo, quer com tracção dianteira quer com integral, é de 197cv.

Ao nível de performance, a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8,3 segundos e o consumo médio oficial foi fixado pela marca nos 4.9 l/100 km. Em emissões de CO2, o RAV-4 consegue tirar um bom partido do apoio eléctrico: anuncia apenas 115 g/km.

A versão diesel, sobre a qual recaem as preferências do mercado português no que diz respeito a este segmento, mantém um propulsor de 2.0 litros, mas viu a sua potência aumentada em 19cv para 143cv, revelando um torque de 320 Nm. No caso dos consumos, a Toyota não avança com a média, mas com o mínimo em circuito misto para o bloco a gasóleo de 4,7 litros por cada cem quilómetros. As emissões fixam-se num mínimo de 123 g/km.

O bloco diesel chega acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, enquanto a motorização híbrida é gerida por uma e-CVT, com possibilidade de seleccionar as mudanças manualmente no selector sequencial Shiftmatic (apenas na manete) e de escolher três diferentes modos de condução: EV, para puro eléctrico; Eco, a privilegiar eficiência; Sport, a dar primazia aos desempenhos.

Outras novidades passam por uma suspensão revista, com maior número de pontos de soldadura na área traseira, o que terá permitido aumentar rigidez torsional. À frente, mantém-se a suspensão independente tipo MacPherson, sendo de referir alterações às molas e amortecedores com vista a melhorar o desempenho do veículo ao nível do conforto dos seus ocupantes.

Visualmente, a Toyota salienta ter dotado este renovado RAV4 com um aspecto mais aerodinâmico e robusto, enquanto no interior salienta o trabalho realizado para que o seu SUV familiar proporcione um ambiente mais acolhedor, apostando em materiais e acabamentos de melhor qualidade relativamente aos anteriores RAV4.

Toda a informação sobre os vários parâmetros do carro, da navegação ao entretenimento, passando pelo comportamento ambiental, pode ser lida no pequeno ecrã a cores de 4.2’’ que ocupa o centro do painel de instrumentos. Já no centro do tablier um ecrã de 7’’ permite fazer a gestão de tudo o que está relacionado com o info-entretenimento, incluindo o sistema multimédia Toyota Touch 2.

Ao nível da segurança e dos sistemas de apoio à condução, o RAV4 adopta pela primeira vez o Toyota Safety Sense. Este sistema combina uma câmara a um radar de ondas milimétricas que, em conjunto, permitem incluir cruise control adaptativo (ACC) e um sistema de pré-colisão (PCS) com duas novas funções: quando há o perigo de colisão, entre 10 km/h e a velocidade máxima do veículo, o carro reduz a velocidade em cerca de 40 km/h; quando detecta possíveis colisões com peões, reduz automaticamente a velocidade em cerca de 30 km/h (este segundo apenas está disponível a velocidades entre os 10 e os 80 km/h).

Tanto o RAV4 Híbrido como o 2.0D-4D já se encontram à venda: o primeiro comercializa-se desde 37.500 euros, com nível de equipamento médio Comfort e tracção 4x2, enquanto o segundo pode ser adquirido a partir de 33.000 euros com a versão de equipamento de entrada, Active. Nos primeiros tempos, há campanha de lançamento para a versão diesel com a possibilidade de adquirir o veículo equipado com a gama Comfort (35.500€) pelo preço da gama inferior (33.000€).

 

 

 

 

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