Os veículos utilizados neste teste foram Renault Mégane, Toyota Auris e Peugeot 308, isto é, alguns dos carros mais vendidos na Europa. Para além do “pormaior” da segurança e conforto e de dispensar roda sobresselente, o Driveguard é um pneu “normal”, com nível A (o máximo) na travagem em piso molhado, boa aderência em curva, conforto igual a qualquer outro pneu, ruído de rolamento reduzido e nível C na resistência ao rolamento (sendo o nível A o melhor e G o mais baixo). Quanto menor a resistência ao rolamento, menor o consumo de combustível, mas a Bridgestone sempre deu mais ênfase à segurança e à performance que à economia.
Foi a Bridgestone quem criou os primeiros pneus run flat. Estes, apesar das melhorias verificadas no seu desenvolvimento, continuam a ser mais pesados, mais rígidos, mais ruidosos que os pneus convencionais. O Driveguard, tendo também as paredes reforçadas para sustentarem o peso do veículo com o pneu totalmente vazio, graças a materiais e tecnologias inovadoras usadas na sua construção (por exemplo, as Cool Fin, aletas na parede do pneu que fazem circular o ar impedindo que este aqueça), tem o peso de um pneu normal e proporciona o mesmo conforto, sem necessidade de adaptações especiais em chassis e suspensões.
Sabia que..
- 60% das pessoas tiveram um furo nos últimos quatro anos
- 23% dos furos ocorrem ao cair da noite
- 50% acontecem em locais inconvenientes
- 72% das mulheres não mudam o pneu do seu carro (33% dos homens)
- Mais de um terço não consegue usar o kit de reparação de pneus com êxito
- 93% das pessoas perdem mais de três horas por causa de um pneu em baixo
- Mais de 80% têm receios de segurança após um furo
- Mais de 25% têm furos quando viajam com familiares e amigos
- Muitos condutores esquecem-se de verificar regularmente a pressão dos pneus e no caso da roda sobresselente ainda muito menos
Fonte: Um estudo da agência belga de investigação Profacts