Fugas - Motores

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Prático e divertido

Por João Palma

O smart fortwo é um microcarro que cabe em qualquer viela de uma cidade e estaciona num buraquinho, combinando funcionalidade com diversão na condução. A versão descapotável mantém os predicados do coupé mas é ainda mais divertida.

À terceira geração do smart fortwo, lançada em Novembro de 2014 em versão coupé, soma-se agora a variante descapotável (cabrio) que estará disponível no início de Março com dois motores tricilíndricos e caixa automática de dupla embraiagem com seis relações: turbo de 898cc de 90cv; atmosférico (de origem Renault) de 999cc com 71cv. Um mês depois chegará uma caixa manual de cinco velocidades para os dois motores. O smart fortwo cabrio tem preços desde 13.450€ (com o motor 1.0 de 71cv e caixa manual).

A caixa automática implica um custo adicional de 1000€ e o cabrio é 2400€ mais caro que o coupé, o que faz com que este microcarro descapotável (único no mercado no seu segmento) não seja propriamente barato. Acresce que, seguindo uma filosofia própria de veículos premium, o equipamento de série vem numa lista de duas páginas e a tabela de preços dos opcionais espraia-se por nove páginas, pelo que há sempre que acrescentar qualquer coisa ao valor-base apresentado.

Tal como no coupé, a nova suspensão, associada ao assistente de ventos laterais e a uma nova direcção, confere ao fortwo cabrio estabilidade e segurança na condução, com melhoria considerável do seu comportamento (mesmo fora do ambiente urbano), anteriormente algo instável em pisos irregulares e com vento, além de ter um diâmetro de viragem imbatível (6,95 metros entre passeios). Isto é, o comportamento do actual smart é muito superior ao da anterior geração. O mesmo se aplica à caixa automática de dupla embraiagem e seis relações, que vale bem o investimento pela comodidade que proporciona na confusão do trânsito citadino, para o qual o smart fortwo está vocacionado e se sente como peixe na água.

A principal diferença e atributo do cabrio, aquilo que o torna muito mais divertido, é a capota de lona, que pode ser em três cores (preto, azul e vermelho) e com três camadas, que foi objecto de testes intensivos para assegurar a sua estanquidade e isolamento sonoro e térmico. A capota pode ser aberta ou fechada em apenas 12 segundos, a qualquer velocidade, o que põe os ocupantes a salvo de qualquer chuvada imprevista. Com bom tempo, as barras superiores do tejadilho desmontam-se facilmente e podem ser guardadas num espaço próprio no interior da tampa da mala, criando um verdadeiro espaço aberto no habitáculo. Se for caso disso, os vidros laterais e o pára-brisas resguardam com eficiência do vento. O único senão são os 10 litros a menos na capacidade da bagageira face ao coupé — 260 a 340 litros, devido ao espaço requerido para guardar as barras superiores.

Como qualquer descapotável, o smart fortwo cabro foi submetido a testes de segurança, tendo a carroçaria e os pilares dianteiros sido reforçados para proporcionar maior protecção aos ocupantes em caso de acidente e capotamento do veículo.

Na apresentação internacional, pudemos conduzir a versão do cabrio com o pequeno motor tricilíndrico turbo de 898cc acoplado à caixa automática de dupla embraiagem — um casamento bem conseguido. Pode considerar-se que os 16.750€ que custa, sem extras, a motorização de 90cv com caixa automática do pequeno descapotável é um valor algo elevado por um microcarro de apenas dois lugares e mala reduzida, mas esse é o preço a pagar pelo conforto e diversão proporcionados por este veículo, que parece que foi feito à medida para as condições climáticas portuguesas.

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