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A marca de luxo injustiçada

Por João Palma

A Lexus não é a primeira marca que vem à cabeça de quem deseja adquirir um veículo premium. Mas, não tendo a fama, com preços competitivos, não fica atrás em qualidade e performances de outros prestigiados fabricantes de carros de luxo.

Amazing in Motion (Espantoso em Movimento) foi a designação de um evento organizado pela Lexus, a marca de luxo do grupo Toyota, não só para apresentar o seu coupé desportivo RC, já à venda, mas também para transmitir que a Lexus está viva e actuante, querendo alcançar na Europa, nomeadamente em Portugal, o prestígio que já tem noutros mercados, caso dos EUA. A cereja no topo do bolo foi conduzir em pista exemplares pré-série do superdesportivo GS-F que virá para Portugal daqui a alguns meses.

Neste evento multifacetado, os jornalistas convidados puderam ainda experimentar o Lexus RX 450h num percurso todo-o-terreno em que este SUV híbrido evidenciou as suas qualidades, como a estabilidade em terrenos muito lamacentos e a potência no arranque em subidas íngremes. No entanto, o cerne desta apresentação foram os novos coupés RC (de Radical Coupé), o 300h híbrido gasolina/eléctrico com potência combinada de 223cv e preços a partir de 49.000€ (nível de equipamento Executive) e o RC 200t com motor 2.0 turbo a gasolina, 245cv de potência e preços desde 58.200€ (nível F Sport).

Na tradição da Lexus, este coupé desportivo de duas portas e quatro lugares, 4,7m de comprimento, 1,84m de largura e 1,4 m de altura, oferece uma motorização híbrida, RC 300h, composta por dois motores, um de 2494cc a gasolina de 181cv com um binário máximo de 221 Nm às 4200-5400 rpm e outro eléctrico dianteiro de 143cv com 300 Nm de binário; com uma caixa automática de variação contínua, a potência combinada do sistema são 223cv. Esta versão do RC é full hybrid, isto é, pode circular em percursos limitados em modo 100% eléctrico, privilegiando a economia de consumos face às performances, com 190 km/h de velocidade máxima. O arranque é sempre em modo eléctrico, o funcionamento, mesmo com o motor de combustão, é silencioso.

Já o Lexus RC 200t dispõe de um motor biturbo a gasolina de 1998cc e 245cv com binário máximo de 350 Nm entre as 1650 rpm e as 4000 rpm acoplado a uma caixa automática de oito relações. Vai dos 0 aos 100km em 7,5s e atinge os 230 km/h, com performances superiores aos da versão híbrida excepto nos consumos, em que apresenta uma média oficial de 7,3 l/100km. Ambas as variantes do Lexus RC têm tracção traseira, o que lhes realça a desportividade. O RC 200t nos níveis de equipamento F Sport e F Sport + dispõe de um diferencial autoblocante Torsen e Suspensão Variável Adaptativa, o que lhe melhora significativamente o comportamento em estrada.

Ao contrário da política comum à generalidade das marcas premium, os veículos da Lexus já vêm bem equipados de origem, dispensando os “opcionais obrigatórios” que inflacionam o preço dos veículos de luxo em vários milhares de euros. O RC não foge à regra, tendo quatro níveis de equipamento no 300h (Executive, Executive +, F Sport e F Sport +) e 2 no 200t (F Sport e F Sport +) e muito poucos opcionais.

Mesmo no nível Executive — para além de uma qualidade e requinte dos materiais e acabamentos ao nível da de outros emblemas com nome mais consolidado —, já oferece de série coisas como sensores de luz e de chuva, bancos em pele (os dianteiros com regulação eléctrica), sistema de iluminação em LED, sensores dianteiros e traseiros com assistência ao estacionamento, sistema de infoentretenimento com ecrã TFT a cores, ecrã central de 7’’ a cores, selector de modo de condução (Eco, Normal, Sport ou Sport/Sport Plus) e modo de condução Snow (pisos escorregadios), vidros térmicos escurecidos, etc., etc.

Lexus GS-F

Aos jornalistas convidados para o evento Amazing in Motion estava reservado um presente: a Lexus fez vir de Espanha dois exemplares pré-série do seu superdesportivo GS-F, que puderam ser conduzidos na pista do Autódromo Internacional do Algarve. Dotado de um motor atmosférico a gasolina V8 de 4969cc com 477cv e 530 Nm de binário, este belíssimo “monstro” acelera dos 0 aos 100km em 4,6s e atinge os 270 km/h. Equipado com uma caixa automática de conversor de binário de oito relações (com patilhas para utilização em modo manual) o ronco do motor não engana e traduz o comportamento e as performances que o GS-F propõe — para se bater com as versões AMG da Mercedes e M da BMW. Este é o tipo de veículo de tracção traseira do qual um piloto pode retirar todas as suas potencialidades, mas com os sistemas de assistência à condução e o diferencial autoblocante electrónico mesmo um condutor normal se sente um “pilotaço”, tal a facilidade de condução e rapidez de resposta. O melhor é que à eficiência junta conforto, numa relação equilibrada.

 

 

Motorizações              Ac. 0-100km/h           Veloc. Máx.       Cons. Médio       Emissões CO2                      Preço

Gasolina

RC300h (223cv total)         8,6s                     190 km/h         4,7 l/100km           108 g/km   desde 49.000€*

(motor a gasolina 2.5, 181cv + motor eléctrico 143cv)

RC 200t 2.0 (245cv)           7,5s                     230 km/h         7,3 l/100km            168g/km   desde 58.200€**

GS-F 5.0 (477cv)                 4,6s                     270 km/h        11,2 l/100km           260 g/km          130.000€***

*Nível de equipamento Executive; ** Nível de equipamento F Sport; *** Preço estimado. Ainda não há data de lançamento

 

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