Amazing in Motion (Espantoso em Movimento) foi a designação de um evento organizado pela Lexus, a marca de luxo do grupo Toyota, não só para apresentar o seu coupé desportivo RC, já à venda, mas também para transmitir que a Lexus está viva e actuante, querendo alcançar na Europa, nomeadamente em Portugal, o prestígio que já tem noutros mercados, caso dos EUA. A cereja no topo do bolo foi conduzir em pista exemplares pré-série do superdesportivo GS-F que virá para Portugal daqui a alguns meses.
Neste evento multifacetado, os jornalistas convidados puderam ainda experimentar o Lexus RX 450h num percurso todo-o-terreno em que este SUV híbrido evidenciou as suas qualidades, como a estabilidade em terrenos muito lamacentos e a potência no arranque em subidas íngremes. No entanto, o cerne desta apresentação foram os novos coupés RC (de Radical Coupé), o 300h híbrido gasolina/eléctrico com potência combinada de 223cv e preços a partir de 49.000€ (nível de equipamento Executive) e o RC 200t com motor 2.0 turbo a gasolina, 245cv de potência e preços desde 58.200€ (nível F Sport).
Na tradição da Lexus, este coupé desportivo de duas portas e quatro lugares, 4,7m de comprimento, 1,84m de largura e 1,4 m de altura, oferece uma motorização híbrida, RC 300h, composta por dois motores, um de 2494cc a gasolina de 181cv com um binário máximo de 221 Nm às 4200-5400 rpm e outro eléctrico dianteiro de 143cv com 300 Nm de binário; com uma caixa automática de variação contínua, a potência combinada do sistema são 223cv. Esta versão do RC é full hybrid, isto é, pode circular em percursos limitados em modo 100% eléctrico, privilegiando a economia de consumos face às performances, com 190 km/h de velocidade máxima. O arranque é sempre em modo eléctrico, o funcionamento, mesmo com o motor de combustão, é silencioso.
Já o Lexus RC 200t dispõe de um motor biturbo a gasolina de 1998cc e 245cv com binário máximo de 350 Nm entre as 1650 rpm e as 4000 rpm acoplado a uma caixa automática de oito relações. Vai dos 0 aos 100km em 7,5s e atinge os 230 km/h, com performances superiores aos da versão híbrida excepto nos consumos, em que apresenta uma média oficial de 7,3 l/100km. Ambas as variantes do Lexus RC têm tracção traseira, o que lhes realça a desportividade. O RC 200t nos níveis de equipamento F Sport e F Sport + dispõe de um diferencial autoblocante Torsen e Suspensão Variável Adaptativa, o que lhe melhora significativamente o comportamento em estrada.
Ao contrário da política comum à generalidade das marcas premium, os veículos da Lexus já vêm bem equipados de origem, dispensando os “opcionais obrigatórios” que inflacionam o preço dos veículos de luxo em vários milhares de euros. O RC não foge à regra, tendo quatro níveis de equipamento no 300h (Executive, Executive +, F Sport e F Sport +) e 2 no 200t (F Sport e F Sport +) e muito poucos opcionais.
Mesmo no nível Executive — para além de uma qualidade e requinte dos materiais e acabamentos ao nível da de outros emblemas com nome mais consolidado —, já oferece de série coisas como sensores de luz e de chuva, bancos em pele (os dianteiros com regulação eléctrica), sistema de iluminação em LED, sensores dianteiros e traseiros com assistência ao estacionamento, sistema de infoentretenimento com ecrã TFT a cores, ecrã central de 7’’ a cores, selector de modo de condução (Eco, Normal, Sport ou Sport/Sport Plus) e modo de condução Snow (pisos escorregadios), vidros térmicos escurecidos, etc., etc.