Fugas - Motores

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Uma carrinha que não se inibe em ser premium

Por Carla B. Ribeiro

Sem grandes mudanças aparentes face ao modelo anterior, a A4 Avant está nesta nova geração mais premium do que nunca, primando pela robustez e solidez.

Desde o seu nascimento, em 1994, o A4 assumiu-se como um modelo no qual brilhavam os elementos luxuosos, com a marca de Ingolstadt a mostrar uma alternativa cada vez mais real aos caprichos também alemães da BMW ou da Mercedes. Mais de 20 anos depois, o mesmo modelo não só não se deixou ficar para trás como revela cada vez mais luxos que primam pela sobriedade e solidez.

Assim como a limusina, a carrinha, com a habitual designação Avant, também não é estrondosamente diferente da geração anterior. De tal maneira que é preciso um olhar bem atento para perceber as diferenças. Embora uma faça uma grande diferença: o tamanho. A nova A4 está maior do que a sua antecessora e esse crescimento traduz-se sobretudo em mais espaço no interior do veículo, sobretudo para os passageiros traseiros.

Com praticamente as mesmas dimensões da versão carro — 4725mm de comprimento e 1842mmm de largura, apresentando-se apenas mais alta em 7mm, com 1434mm —, a Avant permanece com maiores quotas de habitabilidade e melhores soluções de arrumação. Para começar, a mala oferece uma capacidade 505 litros (1510 litros com a segunda fila de bancos rebatida) contra os 480 litros (1434, com bancos rebatidos) da berlina. Depois, prima pela facilidade de acesso e pelas várias soluções que ajudam à boa arrumação: fundo reversível (um dos lados em borracha), redes, barras telescópicas, cintas elásticas e grampos de fixação... O portão traseiro pode ser aberto sem mãos, com um movimento de pé sob a traseira do veículo, e fechado, o que é uma novidade.

Visualmente, mantém os traços que o caracterizam, apostando num estilo sóbrio, mas adopta várias características dinâmicas que o aproximam bastante do design dos seus irmãos maiores. À frente, destaque para uma nova grelha de lâminas prateadas, e para novos grupos ópticos: de série, tal como acontece com o carro, a Avant chega equipada com luzes Xénon, mas é possível optar por LED ou Matrix.

De perfil, observam-se linhas pronunciadas que, além de se imporem esteticamente, contribuem para uma melhoria nos coeficientes aerodinâmicos: Cd 0.26 de resistência e Cx 0.26 de penetração. As qualidades aerodinâmicas aliam-se a uma redução de, em média, 120kg no peso face à carrinha da geração precedente. Um feito conseguido recorrendo à plataforma modular MLB e a um maior número de componentes em aço de alta resistência e alumínio. A redução de peso e a melhoria nos coeficientes de aerodinâmica também não são alheios a uma cada vez maior poupança nos consumos. A Audi avança com uma média em torno dos 4,2 l/100km. A marca não nos foi fácil de alcançar, mas conseguir manter, mesmo em caos urbano, os consumos abaixo dos sete litros num carro com mais de tonelada e meia e 190cv pode ser colocado na coluna dos seus pontos a favor.

Mas o bloco ensaiado, o diesel de 2.0 litros e 190cv, distingue-se por outros pontos, como é o caso do seu funcionar suave, sendo quase imperceptível o ruído no interior do habitáculo. Mostrando-se mais sólido que divertido, o propulsor, com uma linha de binário máximo de 400 Nm entre as 1750 e as 3000 rotações, consegue também exibir uma veia animada sobretudo quando se opta por uma condução dinâmica associada à caixa Stronic em modo manual. Mesmo assim, a carrinha não abandona as suas qualidades de conforto e, mesmo quando puxada, em momento algum se sente que se possa ser traído pelo seu poder.

A segurança é, aliás, um dos seus pontos fortes, tendo marcado cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. O organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa considerou que o A4 cumpria em 90% a segurança dos ocupantes adultos, em 87% a dos ocupantes crianças, em 75% tanto a dos transeuntes como a dos dispositivos auxiliares.

E nos dispositivos auxiliares de condução, a carrinha, à semelhança da berlina, traz uma série de novidades: sistema de estacionamento automático com 12 sensores e cruise control adaptativo são apenas alguns dos dotes que recorrem à tecnologia para piscar o olho à clientela. Além disso, os modelos A4 chegam equipados com o Audi Pre Sense, um sistema que detecta quando uma manobra, do próprio ou alheia, pode significar um perigo iminente e prepara todo o veículo para uma possível colisão.

Mas, mesmo com uma aposta firme na segurança, as mordomias da vida a bordo não foram descuradas: vidros atérmicos escurecidos, volante multifunções, interface Bluetooth, travão de estacionamento eléctrico, sensor de luz, ar condicionado automático, com possibilidade de gerir as várias zonas como independentes... A assinalar ainda o cockpit virtual estreado no Audi TT.

BARÓMETRO
+ Fiabilidade, solidez, conforto de condução, segurança, equipamento, soluções de ajuda à condução
- Preço, menos emotivo que o esperado 

PORMENORES

Pela segurança
Não é preciso muito para testar os limites: basta deixarmo-nos aproximar em demasia do veículo à frente para que uma entrada de travão nos lembre que viajamos com uma espécie de anjo da guarda. Trata-se do sistema Audi Pre Sense que recorre a câmara e a sensores para proteger os ocupantes e reduzir o risco de colisões.

Bipolar
É no botão Drive Select que se decide. A carrinha A4 pode ser apenas um veículo sólido e tranquilo, se se optar pelo modo Comfort, ou uma viatura mortinha por deitar as garras de fora, em estilo dinâmico. É como se a Audi A4 se revelasse bipolar, connosco a decidir o seu comportamento.

Espaçoso
A mala, com capacidade para 505 litros, distingue-se pela facilidade de acesso (o portão pode ser aberto e fechado com um movimento do pé), mas também por trazer fundo reversível (um dos lados é de borracha), redes, barras telescópicas, cintas elásticas, grampos...

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 190cv às 3800-4200 rpm
Binário: 400 Nm às 1750-3000 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática, 7 relações
Suspensão: Paralelograma deformável, à frente e atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,6 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4725mm
Largura: 1842mm
Altura: 1434mm
Distância entre eixos: 2820mm
Peso: 1605kg
Pneus: 245/35 R19
Capac. depósito: 54 litros
Capac. mala: 505 litros (1510 com a segunda fila de bancos rebatida)

Prestações
Veloc. máx.: 231 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,9s
Cons. misto: 4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 109g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 50.980€ (versão ensaiada, 70.710€). Entre os opcionais, Smartphone Interface; cockpit virtual; bancos dianteiros com apoio lombar eléctrico; cruise control com limitador de velocidade; estofos em pele; faróis LED;  Pacote Desportivo S line; Pacote MMI Navegação Plus 3; retrovisor interior com antiencandeamento automático; sensor de chuva; sensores de estacionamento; vidros acústicos; volante desportivo

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