Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 2

A pesada tarefa de limpar o nome de família

Para o Verão de 2016 está prevista a introdução de duas novas carroçarias no Fiat Tipo: hatchback de cinco portas e carrinha.

BARÓMETRO
+ Relação preço/equipamento, espaço interior e da mala, poucos opcionais e a um preço acessível
-  Nome, ausência de sensores de estacionamento dianteiros (nem em opção); acesso à mala

PORMENORES

Buraco negro
A mala, com 520 litros, é das maiores entre veículos do segmento C, só que a abertura de acesso é algo estreita, porque a tampa, como a de qualquer berlina de quatro portas, não incorpora o óculo traseiro. Como é grande e profunda (e há ainda a possibilidade de rebater os bancos traseiros), quase que é preciso deitarmo-nos lá dentro para alcançar volumes quando deslizam para o fundo.

Funcional e familiar
Não se espere grandes arrebiques (também não poderia ter com o preço concorrencial que oferece), mas o Fiat Tipo é um veículo com habitáculo espaçoso e bom nível de conforto, que se dirige àquelas pessoas que procurem uma viatura a um preço razoável, fácil de conduzir e que reaja com segurança face a imprevistos. Não se destaca em qualquer aspecto, mas o Tipo é como aquelas equipas que valem pelo colectivo.

Sóbrio mas simples
O painel de instrumentos é bastante sóbrio, quase espartano, mas, com poucos botões, tem o essencial e é de muito fácil leitura e accionamento, com sistema de infoentretenimento Uconnect de série em toda a gama. Os materiais e acabamentos, não sendo premium, também não têm um aspecto baratucho. Os plásticos duros predominam, mas o tablier e forro das portas são acolchoados e macios ao tacto. Ao fechar e abrir as portas é-nos transmitida uma sensação de solidez.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 120cv às 3750 rpm
?Binário: 320 Nm às 1750 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Suspensão: MacPherson/amortecedores telescópicos à frente; eixo de torção/amortecedores telescópicos atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira,com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,9 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados (284mm) à frente; discos sólidos (251mm) atrás

Dimensões
Comprimento: 4532mm
Largura: 1842mm
Altura: 1792mm
Distância entre eixos: 2636mm
Peso: 1345kg
Pneus: 205/55 R16
Capac. depósito: 45 litros
Capac. mala: 520 litros (possibilidade de rebater os bancos traseiros)

Prestações
Veloc. máx.: 199 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,7s
Cons. misto: 4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 110g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 21.300€ (viatura ensaiada, com pintura metalizada, 400€, e jantes de 17’’, 250€, 22.050€; preços desde 15.300€)

--%>