Não o foi. Mas este texto poderia ter sido escrito a bordo deste automóvel. E sem correr o risco de enjoar. Só por isso, o Série 7 consegue ser uma boa solução para quem tem no carro uma espécie de base de trabalho. Até porque, embora seja carro para dar vários prazeres a quem o conduz, dificilmente o proprietário se sentará noutro lugar que não o banco traseiro.
A bordo do navio-almirante da marca bávara consegue-se ter o melhor de muitos mundos, mas é aquele que mais se destaca. Aqui dentro é possível trabalhar quase tão confortavelmente como sentado no escritório, sem que faltem as tecnologias necessárias para cumprir todo o tipo de tarefas. O acesso à Internet, por exemplo, pode ser instalado e é rápido, como pudemos comprovar. Além do mais, nem sequer é necessário levar o portátil connosco. Um tablet instalado na consola do banco traseiro (sim, pode-se dizer que o banco traseiro usufrui de uma consola própria) não só permite fazer a gestão de todas as funcionalidades do carro — ao ponto de quase substituir quem conduz — como pode ser utilizado para as mais diversas coisas: escrever mails, textos, consultar conteúdos web, etc. Farto de trabalhar? Não há motivos para sair do carro. Basta colocar os auriculares e escolher: ouvir música (o Série 7 pode ser equipado por um evoluído sistema de som surround da Bowers & Wilkins Diamond), assistir a um filme ou até mesmo ver a programação de um dos canais televisivos. Tudo num ecrã sabiamente colocado nas costas dos bancos dianteiros.
Aproveitando o espaço desta versão longa pode-se até esticar as pernas caso se ocupe o lugar traseiro do lado direito: o banco da frente pode ser totalmente rebatido, ao mesmo tempo que o banco de trás pode ser reclinado. E os pés? Descansam-se sob uma pequena plataforma que se eleva das costas do banco da frente. Enquanto os assentos vão assumindo a posição de descanso, o ecrã, automaticamente, se orienta para que não se perca pitada da acção.
Ainda falta um incentivo? Nesse caso, é ligar a função de massagens, escolhendo a mais indicada. O problema é tensão na cervical? Então a resposta está numa massagem na zona dos ombros. Dores no tronco? Escolha-se o exercício lombar. E se a fome apertar basta ir ao frigorífico, com acesso entre os dois lugares traseiros.
Mas não é apenas atrás que se tem direito a mordomias. Até porque se há coisa que se deseja quando se é conduzido é que quem o faz vá perfeitamente satisfeito. Com função de massagem activada, o banco do condutor mais parece um assento real. Mas as verdadeiras alegrias chegam quando nos fazemos à estrada e percebemos que, mesmo sem querer competir com os mais potentes, este bloco diesel parece estar sempre pronto para tudo, revelando o impressionante binário máximo de 650 Nm, mas sem que nunca comprometa o conforto, primando sobretudo pela suavidade. Mesmo conduzindo em modo mais agressivo. Para mais, caso se opte por uma condução cuidadosa, consegue-se colocar a fasquia do consumo abaixo dos dez litros — um valor que se pode considerar poupado quando equacionamos que servem para alimentar 265cv. Ainda para o condutor é de salientar um revisto Head-Up Display, que pode ser adquirido como opção, e que traz melhor visibilidade das várias orientações/informações.
Mas não se pode falar do Série 7, seja com que bloco for, negligenciando toda a tecnologia com que pode ser equipado e que trouxe várias novidades ao segmento, como as luzes em laser, que aumentam o raio de iluminação para o dobro do permitido pelas luzes em LED. Mas o que é capaz de ser mais assombroso, e que poderá até deixar quem se cruza connosco a achar que saímos de um filme de ficção científica, é o controlo remoto por gestos BMW. Quer-se aumentar o volume da música? Esqueça-se o botão da consola ou até mesmo os comandos no volante. Estique-se o dedo e rode-se para a direita. Diminuir? Rode-se então para a esquerda. Está na hora do futebol e quer-se mudar de posto de rádio? Estique-se os dedos até sintonizar a frequência pretendida.
PORMENORES
Inteligente
Não há carro sem chave. Mas esta traz uma série de novidades que a transformam em muito mais que um dispositivo para abrir e trancar portas. Com display táctil, informa a autonomia do veículo, o estado de segurança (aberto, fechado), permitindo ainda accionar a climatização tendo por base a hora da próxima partida.
Irresistível
Verdade que nesta secção se ensaiam motores, mas assim que se tem contacto com os bancos traseiros deste carro é irresistível convencer alguém a conduzir-nos. Afinal, não é aqui que se senta a maioria dos proprietários destes veículos? Em conforto, consegue nota máxima.
Leve
As alterações de desenho exterior face à geração anterior são subtis, ainda que eficazes sobretudo ao nível da aerodinâmica. Já nos materiais a BMW não se poupou a esforços para tornar o carro mais leve: o Série 7 emagreceu cerca de 130kg, facto associado ao uso de alumínio, magnésio e de materiais em liga de carbono.
BARÓMETRO
+ Conforto, utilização como base de trabalho, consumos vs. performances
- Agravamento do preço do carro pelos opcionais em mais de 50 mil euros
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 29936cc
Potência: 265cv às 4000 rpm
Binário: 620 Nm às 2000-2500 rpm
Cilindros: 6, em linha
Válvulas: 24
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de 8 velocidades
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 12,8 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 5238mm
Largura: 1902mm
Altura: 1485mm
Distância entre eixos: 3210mm
Peso: 1870kg
Pneus: 245/40 R20
Capac. depósito: 78 litros
Capac. mala: 515 litros
Prestações
Veloc. máx.: 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,2s
Cons. misto: 4,8 litros/100 km
Emissões CO2: 127g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 115.500€ (viatura ensaiada, 169.064€). Entre o equipamento extra, direção activa integral (1219,51€), executive Drive Pro (2479,67€), função fecho suave das portas (577,24€), tecto solar panorâmico Sky Lounge (1772,36€), função de massagem nos bancos dianteiros (926,83€), controlos com detalhes em cerâmica (479,67€), BMW Head-UP Display (1170,73€), geleira BMW Individual (1178,86€) ou função de TV (1056,91€)
*Dados do construtor