Fugas - Motores

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Um escritório com rodas

Por Carla B. Ribeiro

Há carros que conseguem ser mais que um mero meio de transporte. Bom exemplo disso é o Série 7 da BMW, que leva o conforto muito a sério. E com o bloco diesel de 3.0 consegue aliar boas performances a economia.

Não o foi. Mas este texto poderia ter sido escrito a bordo deste automóvel. E sem correr o risco de enjoar. Só por isso, o Série 7 consegue ser uma boa solução para quem tem no carro uma espécie de base de trabalho. Até porque, embora seja carro para dar vários prazeres a quem o conduz, dificilmente o proprietário se sentará noutro lugar que não o banco traseiro.

A bordo do navio-almirante da marca bávara consegue-se ter o melhor de muitos mundos, mas é aquele que mais se destaca. Aqui dentro é possível trabalhar quase tão confortavelmente como sentado no escritório, sem que faltem as tecnologias necessárias para cumprir todo o tipo de tarefas. O acesso à Internet, por exemplo, pode ser instalado e é rápido, como pudemos comprovar. Além do mais, nem sequer é necessário levar o portátil connosco. Um tablet instalado na consola do banco traseiro (sim, pode-se dizer que o banco traseiro usufrui de uma consola própria) não só permite fazer a gestão de todas as funcionalidades do carro — ao ponto de quase substituir quem conduz — como pode ser utilizado para as mais diversas coisas: escrever mails, textos, consultar conteúdos web, etc. Farto de trabalhar? Não há motivos para sair do carro. Basta colocar os auriculares e escolher: ouvir música (o Série 7 pode ser equipado por um evoluído sistema de som surround da Bowers & Wilkins Diamond), assistir a um filme ou até mesmo ver a programação de um dos canais televisivos. Tudo num ecrã sabiamente colocado nas costas dos bancos dianteiros.

Aproveitando o espaço desta versão longa pode-se até esticar as pernas caso se ocupe o lugar traseiro do lado direito: o banco da frente pode ser totalmente rebatido, ao mesmo tempo que o banco de trás pode ser reclinado. E os pés? Descansam-se sob uma pequena plataforma que se eleva das costas do banco da frente. Enquanto os assentos vão assumindo a posição de descanso, o ecrã, automaticamente, se orienta para que não se perca pitada da acção.

Ainda falta um incentivo? Nesse caso, é ligar a função de massagens, escolhendo a mais indicada. O problema é tensão na cervical? Então a resposta está numa massagem na zona dos ombros. Dores no tronco? Escolha-se o exercício lombar. E se a fome apertar basta ir ao frigorífico, com acesso entre os dois lugares traseiros.

Mas não é apenas atrás que se tem direito a mordomias. Até porque se há coisa que se deseja quando se é conduzido é que quem o faz vá perfeitamente satisfeito. Com função de massagem activada, o banco do condutor mais parece um assento real. Mas as verdadeiras alegrias chegam quando nos fazemos à estrada e percebemos que, mesmo sem querer competir com os mais potentes, este bloco diesel parece estar sempre pronto para tudo, revelando o impressionante binário máximo de 650 Nm, mas sem que nunca comprometa o conforto, primando sobretudo pela suavidade. Mesmo conduzindo em modo mais agressivo. Para mais, caso se opte por uma condução cuidadosa, consegue-se colocar a fasquia do consumo abaixo dos dez litros — um valor que se pode considerar poupado quando equacionamos que servem para alimentar 265cv. Ainda para o condutor é de salientar um revisto Head-Up Display, que pode ser adquirido como opção, e que traz melhor visibilidade das várias orientações/informações.

Mas não se pode falar do Série 7, seja com que bloco for, negligenciando toda a tecnologia com que pode ser equipado e que trouxe várias novidades ao segmento, como as luzes em laser, que aumentam o raio de iluminação para o dobro do permitido pelas luzes em LED. Mas o que é capaz de ser mais assombroso, e que poderá até deixar quem se cruza connosco a achar que saímos de um filme de ficção científica, é o controlo remoto por gestos BMW. Quer-se aumentar o volume da música? Esqueça-se o botão da consola ou até mesmo os comandos no volante. Estique-se o dedo e rode-se para a direita. Diminuir? Rode-se então para a esquerda. Está na hora do futebol e quer-se mudar de posto de rádio? Estique-se os dedos até sintonizar a frequência pretendida.

PORMENORES

Inteligente
Não há carro sem chave. Mas esta traz uma série de novidades que a transformam em muito mais que um dispositivo para abrir e trancar portas. Com display táctil, informa a autonomia do veículo, o estado de segurança (aberto, fechado), permitindo ainda accionar a climatização tendo por base a hora da próxima partida.

Irresistível
Verdade que nesta secção se ensaiam motores, mas assim que se tem contacto com os bancos traseiros deste carro é irresistível convencer alguém a conduzir-nos. Afinal, não é aqui que se senta a maioria dos proprietários destes veículos? Em conforto, consegue nota máxima.

Leve
As alterações de desenho exterior face à geração anterior são subtis, ainda que eficazes sobretudo ao nível da aerodinâmica. Já nos materiais a BMW não se poupou a esforços para tornar o carro mais leve: o Série 7 emagreceu cerca de 130kg, facto associado ao uso de alumínio, magnésio e de materiais em liga de carbono.

BARÓMETRO
Conforto, utilização como base de trabalho, consumos vs. performances
 Agravamento do preço do carro pelos opcionais em mais de 50 mil euros

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 29936cc

Potência: 265cv às 4000 rpm

Binário: 620 Nm às 2000-2500 rpm

Cilindros: 6, em linha

Válvulas: 24

Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler

Tracção: Traseira

Caixa: Automática de 8 velocidades

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Diâmetro de viragem: 12,8 metros entre paredes

Travões: Discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 5238mm

Largura: 1902mm

Altura: 1485mm

Distância entre eixos: 3210mm

Peso: 1870kg

Pneus: 245/40 R20

Capac. depósito: 78 litros

Capac. mala: 515 litros

Prestações

Veloc. máx.: 250 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 6,2s

Cons. misto: 4,8 litros/100 km

Emissões CO2: 127g/km

Nível de emissões: Euro 6

Preço: 115.500€ (viatura ensaiada, 169.064€). Entre o equipamento extra, direção activa integral (1219,51€), executive Drive Pro (2479,67€), função fecho suave das portas (577,24€), tecto solar panorâmico Sky Lounge (1772,36€), função de massagem nos bancos dianteiros (926,83€), controlos com detalhes em cerâmica (479,67€), BMW Head-UP Display (1170,73€), geleira BMW Individual (1178,86€) ou função de TV (1056,91€)

*Dados do construtor

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