Fugas - Motores

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A pick-up que se mostra preocupada com o conforto

Por Carla B. Ribeiro

Ford Ranger, um renascimento.

Não deixou de ser um veículo de trabalho, conseguindo chegar a sítios onde a maioria não consegue, e de ter uma excelente capacidade de carga e de reboque (1260 kg e 3500 kg, respectivamente). Mas está cada vez mais apostada em conquistar quem nem por isso descura o conforto, piscando o olho a um público que quer um carro para trabalhar mas também para brincar.

renascimento, a Ford Ranger, Neste renascimento, a Ford Ranger, produzida na África do Sul a pensar sobretudo no mercado europeu (o modelo não é comercializado nos EUA), apresenta-se com três carroçarias distintas: cabina simples de duas portas; cabina dupla de quatro portas; e cabina alongada em que os lugares traseiros surgem apenas em número de dois. Já a caixa de carga é aberta (fechada, apenas disponível como opção).

Nas motorizações, há duas opções, ambas servidas a diesel e sempre com tracção integral. Os revistos 2.2 TDCI de 160 cv, que deverá ter maior importância no mercado nacional, e o 3.2 TDCI de 200 cv. Acoplados a uma transmissão manual de seis velocidades, chegam capazes de rolar apenas com tracção dianteira ou com a tracção às quatro rodas. A gestão é feita através de um botão localizado na consola e é possível alternar entre aquelas desde que se circule a menos de 120 km/h. Há ainda outra possibilidade, 4x4 em baixas, que consegue ir buscar maior binário para fazer com que esta pick-up quase suba paredes.

A versão mais simplificada, com o bloco menos potente, está disponível a partir de 28.140€.

Ao nível da vida a bordo é notório o salto qualitativo, que faz com que a Ranger ombreie sem quaisquer pudores com carros menos aptos para terrenos íngremes, apresentando os mesmos atributos que todos os restantes Ford. Há quatro níveis de equipamento: XL, XLT, Limited e Wildtrack.

A versão-base é proposta com jantes de aço de 16’’, controlo electrónico de estabilidade, Rádio/CD Ford com Bluetooth e entradas USB e Aux, retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos e ar condicionado manual. O XLT, apenas disponível para a cabina dupla, acresce jantes em liga leve de 16’’, ecrã TFT de 4,2’’, Ford SYNC com controlo de voz e AppLink, comandos no volante, estribos laterais e cruise control.

Com o equipamento Limited, consegue-se ter jantes de liga leve de 17’’, ecrã TFT de 8’’, Ford SYNC2 com controlo por voz, sensores de estacionamento traseiros por ultra-sons, estofos em couro, ar condicionado automático e banco do condutor com apoio lombar, além de ajuste eléctrico em oito direcções. Por fim, o Wildtrack, apenas com cabina dupla, apresenta jantes de liga leve de 18’’, grelha dianteira com efeito Titanium, câmara de visão traseira, estribos de plástico com inserções metálicas, barra desportiva aerodinâmica e sete opções de iluminação ambiente.

A Ford Ranger, até agora a única pick-up com cinco estrelas Euro NCAP, na versão de cabina dupla, detém o título da mais vendida na Europa entre veículos do mesmo género. Em Portugal, embora a realidade seja distinta, a marca prevê um aumento das vendas com esta filosofia que alia trabalho a conforto.

FICHA TÉCNICA

Ford Ranger 2.2 TDCi 160

Motor: 4 cil., 16v, 2198cc, gasóleo

Potência: 160cv às 3700 rpm

Binário: 385 Nm às 1500-2500 rpm

Veloc. máxima: 175 km/h

Aceleração 0/100 km/h: 11,8s

Consumo médio: 6,7 l/100 km

Emissões CO2: 177 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço**

Cabina Simples: 28.140€

Simples Alongada: 29.157€

Cabina Dupla: 36.943€

* dados do fabricante

** PVP desde

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