Não deixou de ser um veículo de trabalho, conseguindo chegar a sítios onde a maioria não consegue, e de ter uma excelente capacidade de carga e de reboque (1260 kg e 3500 kg, respectivamente). Mas está cada vez mais apostada em conquistar quem nem por isso descura o conforto, piscando o olho a um público que quer um carro para trabalhar mas também para brincar.
renascimento, a Ford Ranger, Neste renascimento, a Ford Ranger, produzida na África do Sul a pensar sobretudo no mercado europeu (o modelo não é comercializado nos EUA), apresenta-se com três carroçarias distintas: cabina simples de duas portas; cabina dupla de quatro portas; e cabina alongada em que os lugares traseiros surgem apenas em número de dois. Já a caixa de carga é aberta (fechada, apenas disponível como opção).
Nas motorizações, há duas opções, ambas servidas a diesel e sempre com tracção integral. Os revistos 2.2 TDCI de 160 cv, que deverá ter maior importância no mercado nacional, e o 3.2 TDCI de 200 cv. Acoplados a uma transmissão manual de seis velocidades, chegam capazes de rolar apenas com tracção dianteira ou com a tracção às quatro rodas. A gestão é feita através de um botão localizado na consola e é possível alternar entre aquelas desde que se circule a menos de 120 km/h. Há ainda outra possibilidade, 4x4 em baixas, que consegue ir buscar maior binário para fazer com que esta pick-up quase suba paredes.
A versão mais simplificada, com o bloco menos potente, está disponível a partir de 28.140€.
Ao nível da vida a bordo é notório o salto qualitativo, que faz com que a Ranger ombreie sem quaisquer pudores com carros menos aptos para terrenos íngremes, apresentando os mesmos atributos que todos os restantes Ford. Há quatro níveis de equipamento: XL, XLT, Limited e Wildtrack.
A versão-base é proposta com jantes de aço de 16’’, controlo electrónico de estabilidade, Rádio/CD Ford com Bluetooth e entradas USB e Aux, retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos e ar condicionado manual. O XLT, apenas disponível para a cabina dupla, acresce jantes em liga leve de 16’’, ecrã TFT de 4,2’’, Ford SYNC com controlo de voz e AppLink, comandos no volante, estribos laterais e cruise control.
Com o equipamento Limited, consegue-se ter jantes de liga leve de 17’’, ecrã TFT de 8’’, Ford SYNC2 com controlo por voz, sensores de estacionamento traseiros por ultra-sons, estofos em couro, ar condicionado automático e banco do condutor com apoio lombar, além de ajuste eléctrico em oito direcções. Por fim, o Wildtrack, apenas com cabina dupla, apresenta jantes de liga leve de 18’’, grelha dianteira com efeito Titanium, câmara de visão traseira, estribos de plástico com inserções metálicas, barra desportiva aerodinâmica e sete opções de iluminação ambiente.
A Ford Ranger, até agora a única pick-up com cinco estrelas Euro NCAP, na versão de cabina dupla, detém o título da mais vendida na Europa entre veículos do mesmo género. Em Portugal, embora a realidade seja distinta, a marca prevê um aumento das vendas com esta filosofia que alia trabalho a conforto.