Fugas - Motores

Pneus: Prazer de condução e segurança

Por João Palma

Já está à venda um novo produto da Michelin, o Pilot Sport 4, um pneu destinado a berlinas de gama média/alta e desportivas, tendo como alvo aqueles condutores que gostam de aproveitar ao máximo as capacidades dos seus veículos mas que privilegiam a segurança.

O novo pneu apresenta-se em 19 medidas, para jantes de 17’’ a 19’’ e índices de velocidade W (suporta até 270 km/h) e Y (até 300 km/h). Nas medidas disponíveis, substitui os equivalentes Pilot Sport 2 e Pilot Sport 3, tendo o mesmo preço.

O Michelin Pilot Sport 4 irá ter mais medidas, nomeadamente para jantes de 20’’ e 21’’ em 2017. Inicialmente, sendo um produto novo, este pneu de ultra alta performance destina-se ao mercado de substituição, mas já estão em curso processos de homologação com o objectivo de vir a equipar de origem diversos veículos. É muito amplo o leque dos carros em que pode ser montado, indo de, por exemplo, Peugeot 208 ou Citroën C3 até a Audi S5, Mercedes E 63 AMG ou BMW Z4. Assim, quem estiver interessado em montá-los no seu carro deve consultar uma oficina de venda e montagem de pneus e ver se são compatíveis as medidas e índices de velocidade disponíveis do Pilot Sport 4.

Mais que profundas dissertações tecnológicas sobre o fabrico e composição deste pneu, o que interessa são as suas características e performances. Na etiqueta obrigatória aposta no Pilot Sport 4, verifica-se que ele tem nível A (o máximo) na travagem em molhado; C na eficiência energética (os pneus economizadores têm nível A) e 2 riscos (de um máximo ideal de 3) no ruído produzido pelo rolamento, isto é, um pneu bastante silencioso.

Para além destes parâmetros, há outras performances a ter em conta que não estão abrangidas pelas normas de etiquetagem de pneus, como a duração, a aderência em curva e o comportamento e travagem em piso seco. No que se refere à duração, os responsáveis da Michelin baseiam-se nos testes efectuados em laboratório e ao vivo em muitos milhares de quilómetros para confirmar a superior durabilidade do novo Pilot Sport 4 face aos pneus que vem substituir. No que se refere ao comportamento em seco e em molhado, nomeadamente a estabilidade e aderência em curva, a Michelin socorreu-se da sua experiência na competição, em especial na Fórmula E (campeonato de monolugares eléctricos), e incorporou a tecnologia Dynamic Response, que permite uma resposta instantânea às manobras da direcção. A banda de rodagem do pneu é ultra-reactiva e adapta-se constantemente à estrada, seja em recta seja em curva, com a superfície do pneu em contacto com o solo a manter-se inalterada, o que, em especial em curva ou manobras mais exigentes, contribui para melhores performances do veículo sem compromisso da segurança.

A Michelin afirma que este pneu, um produto desportivo mas bastante abrangente, tem uma imagem premium, com as paredes com “efeito aveludado”. Mas importante, isso sim, é o rebordo de protecção, que previne riscos nas jantes ao estacionar junto de passeios.

Na apresentação do novo pneu, no circuito de Jarama, arredores da capital espanhola, pudemos comprovar em pista a reactividade e estabilidade do Pilot Sport 4. No entanto, não é a pista mas a estrada que será o habitat natural deste pneu, pelo que só em percursos efectuados ali se poderão comprovar as boas impressões iniciais.

--%>