No referente ao Discovery Sport 2.0 diesel 180cv 4x4 HSE Luxury que conduzimos, com equipamento de série bastante completo, isso é ainda mais evidente: os extras que trazia, como o tecto panorâmico, os vidros fumados ou o alarme, são mesmo opcionais e não essenciais para o desempenho ou o conforto e a vida a bordo.
Pese embora o seu design atraente, o Discovery Sport não deixa de ser um SUV que pesa cerca de 1,8 toneladas. Ainda assim tem um cd de 0.36 — bom para uma viatura deste tipo. Mas claro que isso se reflecte nos consumos: num percurso misto em estrada e cidade com cerca de 200km obtivemos uma média de 6,7 l/100km, distante da média oficial, mas muito aceitável. É evidente que, fora de estrada, os consumos sobem exponencialmente, mas o prazer de condução proporcionado compensa largamente o gasto extra.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 4 cil., 16v, 1999cc, gasóleo
Potência: 179cv às 4000 rpm
Binário: 430 Nm às 1750 rpm
Transmissão: Caixa automática de 9 relações
Ângulo de entrada: 25,0º
Ângulo de saída: 31,0º
Ângulo ventral: 21,0º
Altura livre ao solo: 212mm
Altura de vadeação: 600mm
Veloc. máxima: 188 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,9s
Consumo médio: 5,3 l/100 km
Emissões CO2: 139 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 64.691€ (veículo ensaiado, 71.469€)
* Dados do construtor