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Alfa Romeo Giulietta: à grande e à italiana

Por João Palma

Os italianos sabem fazê-lo. A apresentação do renovado Giulietta foi feita em simultâneo em cinco cidades. Mais de dez mil convidados, muita cor, música e DJ a animar as festas, cujo centro foi em Arese, na sede da Alfa Romeo.

Poder-se-ia usar o título da peça de Shakespeare Muito Barulho para Nada para caracterizar a(s) festa(s) de apresentação do renovado Giulietta, que decorreram em Turim, Arese, Paris, Madrid e Frankfurt, a 24 de Fevereiro, juntando mais de dez mil pessoas entre funcionários da marca, personalidades e comunicação social, mas seria algo injusto: o renovado Giulietta, à venda a partir de 1 de Abril, é um dos carros mais importantes do portefólio da Alfa Romeo e qualquer pequena alteração é relevante.

Em Arese, (sede da Alfa Romeo), perto de Milão, o evento foi precedido por uma visita ao museu da Alfa Romeo, onde estão expostos os veículos mais icónicos da marca, desde a sua fundação, em 1910, até aos nossos dias, uma experiência deslumbrante para quem gosta de automóveis. Mesmo para quem não se possa deslocar lá pessoalmente, recomenda-se a visita virtual.

No dia seguinte, no Centro Técnico do grupo Fiat, situado em Balocco, entre Turim e Milão, os convidados da comunicação social puderam experimentar o renovado Giulietta, modelo do segmento C, o dos pequenos familiares.

No exterior, não são significativas as mudanças, com grelha em favo de mel, pára-choques, saídas de escape redesenhados e o emblema com o novo logótipo da Alfa Romeo, novas cores e jantes — pequenos retoques para tornar ainda mais bonita e elegante uma das referências do segmento C em termos de design. Também no interior as alterações são mínimas: forros e bancos, agora mais envolventes e confortáveis, pormenores decorativos. Os níveis de equipamento foram simplificados, sendo agora três: Giulietta, Giulietta Super e Veloce (este exclusivo para a motorização a gasolina de 1742cc e 240cv), complementados por dois pacotes, Veloce e Lusso.

A mudança mais relevante é o aperfeiçoamento do sistema Uconnect de infoentretenimento com ecrã táctil de 5’’ ou 6,5’’ com mais aplicações disponíveis e o serviço Alfa Performance, para melhorar a experiência de condução, com possibilidade de controlar os principais parâmetros do carro, avaliar a performance e ver as estatísticas de condução.

No que se refere às motorizações, há quatro a gasolina, 1.4 TP de 120cv, 150cv, 170cv e 1.75 TP de 240cv; três a gasóleo, 1.6 JTDM de 120cv, 2.0 JTDM de 150cv e 170cv; e uma 1.4 TP gasolina/GPL de 120cv. A Alfa Romeo aposta no motor 1.6 JTDM de 120cv, que foi alvo de melhorias e que agora, além da caixa manual de 6 velocidades, também pode vir acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem e seis relações, com um funcionamento suave e eficiente, ao nível das referências do mercado, não penalizando consumos e emissões; esta caixa (Alfa TCT) não dispõe de patilhas no volante, mas é possível utilizá-la em modo manual com recurso à alavanca de velocidades. De série, há três modos de condução: Dynamic (desportivo), Normal e All-Weather (para mau tempo, chuva, lama e neve). Esta motorização é a que anuncia melhores médias oficiais de consumos e emissões, mas todas as outras, mesmo a mais potente a gasolina, apresentam médias reduzidas.

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