Fugas - Motores

Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 3

Um bonito SUV numa guerra de gigantes

Também pelo habitáculo não faltam pequenos espaços para guardar objectos do dia-a-dia: telemóvel, garrafa de água, jornal, bloco. Tudo tem um lugarzinho. Até alguns bens mais perecíveis por causa do porta-luvas refrigerado, um detalhe que pode fazer a diferença numa viagem de longa distância e com crianças a bordo.

Ao nível da segurança, o Tucson passou com distinção nos testes Euro NCAP, o organismo europeu independente, com 86% na segurança dos ocupantes adultos, 85% na dos ocupantes crianças, 71% na dos transeuntes e 71% da dos dispositivos auxiliares. A contribuir para as cinco estrelas, o Tucson ensaiado contava com ABS com EBD, com gestão da estabilidade do veículo (VSM), controlo electrónico de estabilidade (ESC), sinalização de travagem de emergência e assistência à travagem, faróis de nevoeiro dianteiros, sistema de ajuda ao arranque em subidas, alarme periférico, câmara traseira de auxílio ao estacionamento, rede de retenção de bagagem e alerta de baixa pressão dos pneus.

O Hyundai Tucson beneficia da habitual garantia da marca de cinco anos sem limitação de quilómetros, com assistência em viagem e check-ups anuais durante esse período. Até 30 de Abril acresce o serviço de cinco anos de manutenção programada e uma campanha de desconto de 3707€ em caso de financiamento e de 2034€ para compras a pronto pagamento.

Ruidoso mas cumpridor

O bloco turbodiesel 1.7 CRDi de 115cv cumpre bem os desígnios do Tucson, conseguindo manter os consumos em números interessantes, ainda que longe dos 4,6 litros anunciados. No entanto, pode — e deve — ser trabalhado no sentido de o tornar menos ruidoso. O barulho do motor, sobretudo em frio, invade com facilidade o habitáculo.

Bem equipado

Com sistema de navegação disponível num ecrã de 8’’, que reúne ainda sistema áudio com rádio, porta USB, AUX e Bluetooth, o carro chega muito bem equipado. De lamentar apenas o uso de plásticos de fraca qualidade que denunciam barulhos parasitas.

A Dar nas vistas

Com a inclusão da nova geração da grelha hexagonal, a frente do carro dá bem nas vistas sem que a visibilidade conferida pelo grupo de ópticas tenha sido beliscada. Uma barra horizontal, que inclui as luzes diurnas em LED, ajuda a reforçar visualmente a robustez que o veículo almeja.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1685cc
Potência: 115cv às 4000 rpm
Binário: 280 Nm às 1250-2750 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum, turbo de geometria variável, Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 6 relações
Suspensão: Tipo Macpherson, à frente; Multi link, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,6 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados, à frente; discos sólidos, atrás

Dimensões

Comprimento: 4475mm
Largura: 1850mm
Altura: 1655mm
Distância entre eixos: 2670mm
Peso: 1500kg
Pneus: 225/60 R17
Capac. depósito: 62 litros
Capac. mala: 488* (1478 com a segunda fila de bancos rebatida)

Prestações

Veloc. máx.: 176 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,7s
Cons. misto: 4,6 litros/100 km
Emissões CO2: 119g/km
Nível de emissões: Euro 6

--%>