Fugas - Motores

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Os topos de gama da marca sueca

Por João Palma

Foi com uma viagem virtual à Suécia, o país da Volvo, partilhada por cerca de 4000 pessoas na Meo Arena em Lisboa, entre 31 de Março e 2 de Abril, que foram apresentados os novos topos de gama do fabricante, a berlina S90 e a carrinha V90, que, para além das imagens, também puderam ser apreciados “ao vivo e a cores” no local.

Para Portugal, os Volvo S90 e V90 virão em Setembro, com preços a partir de 53.874€ para a berlina com o motor diesel D4 2.0 de 190cv e 56.710€ para a carrinha.Estes veículos são novos, embora já tenha havido um Volvo S90 em 1997 e 1998, substituído pelo S80, que agora deixa de se fabricar.

Para além das versões de entrada, que têm tracção dianteira e a caixa automática de conversor de par de oito relações que é comum a todas elas, estes veículos também estão disponibilizados com tracção integral numa versão mais apimentada do bloco diesel de 1969cc com 235cv e com um motor a gasolina de 1969cc com 320cv. Os veículos mais caros são as versões com o motor a gasolina e nível de equipamento Inscription (o outro é o Momentum), que custam 72.001€ na carroçaria berlina e 74.845€ na carrinha.

Uma novidade introduzida nos motores a gasóleo é o sistema PowerPulse, que, aumentando a compressão, permite uma resposta mais rápida ao pisar do acelerador, similar à dos propulsores a gasolina.

Não comercializadas em Portugal, há ainda variantes com caixa manual de seis velocidades e uma versão híbrida gasolina/eléctrica plug-in com o mesmo conjunto propulsor do SUV XC90, isto é, o motor 2.0 a gasolina e outro eléctrico, com uma potência combinada de 407cv e uma autonomia de 45km em modo eléctrico.

As linhas destes veículos dão logo a imagem do que são: modelos de luxo do segmento E. Destaque para a carrinha, cujo design dinâmico e elegantíssimo a coloca como uma das referências entre os seus pares. O luxuoso interior é idêntico para as duas carroçarias e está ao nível do visual exterior.

A muito completa instrumentação inclui dois ecrãs: um para o quadro de instrumentos e um com as dimensões e modo de funcionamento de um tablet, colocado ao centro do tablier que inclui os sistemas de multimédia, navegação, climatização e menus de configuração do veículo.

No que toca à segurança, como é tradição na Volvo, tanto a berlina como a carrinha vêm muito bem equipadas, pelo que não será de espantar que obtenham o mesmo máximo de 5 estrelas atribuído ao seu “irmão” XC90, com quem partilham não só a plataforma, motorizações e muito da mecânica como também os elementos de segurança. O SUV XC90, em testes de 2015, obteve notas elevadas: 97% na protecção dos ocupantes, 87% na das crianças, 72% na dos peões e 100% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Refira-se, entre outras funções, a centragem automática (até 130 km/h) que corrige a trajectória impedindo que o veículo saia da faixa de rodagem onde circula, a detecção de veículos, animais, peões, etc., com travagem de emergência, os sistema Run-off Road Mitigation, que, actuando sobre a direcção e os travões, evita que o carro saia de estrada entre 65 km/h e 140 km/h e Run-off Road Protection, que tensiona automaticamente os cintos de segurança e inclui um mecanismo nos assentos que absorve parte do impacto no solo quando há uma queda brusca.

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