Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
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A carrinha do Carro do Ano

Por João Palma

Depois de com a berlina ter conquistado o título de Carro do Ano Internacional e vários nacionais, Portugal incluído, o novo Opel Astra tem uma nova carroçaria: a carrinha, que permanece no topo das preferências dos portugueses.

O segmento C, o dos familiares compactos, está recheado de veículos de muita qualidade que oferecem a variante carrinha, a carroçaria preferida pelos portugueses. Por isso, no meio de tanta e tão boa concorrência, qualquer novidade tem dificuldade em encontrar uma nesga de espaço. Só que a nova carrinha Opel Astra Sports Tourer, já à venda por preços desde 21.800€, aspira a muito mais — aponta para a liderança no segmento, apresentando argumentos muito fortes para fazer valer a sua ambição.

O novo Opel Astra obteve o galardão de Carro do Ano Internacional e foi também eleito como Carro do Ano em Portugal. Prémios que podemos considerar extensíveis à carrinha Sports Tourer, que apenas difere  da berlina nas maiores dimensões e em mais espaço disponível.
O veículo que nos disponibilizaram para testes trazia a motorização que deverá reunir a maioria das preferências, o motor 1.6 CDTI a gasóleo com 110cv. Com bons desempenhos e boa resposta nas recuperações e acelerações, é muito económico: num carro a estrear com este propulsor acoplado à nova caixa manual de seis velocidades, obtivemos uma média de 5,0 l/100km (com mais quilometragem os consumos ainda se reduzirão mais), num percurso com cerca de 800 quilómetros, que incluiu uma viagem longa. O baixo coeficiente aerodinâmico (0, 272) e o menor peso (face à anterior geração) desta carrinha de linhas dinâmicas e elegantes também contribuem para a redução de consumos. O único senão foi o comportamento do sistema Start/Stop, desligando por vezes o motor quando deixávamos o carro deslizar com o pé na embraiagem: a solução foi desactivá-lo, não se notando acréscimo significativo nos consumos.

Quanto a motores, ao contrário do anunciado na apresentação internacional, no lançamento só estarão disponíveis os 1.0 turbo de 105cv e 1.4 turbo de 136cv a gasolina, bem como os diesel 1.6 CDTI de 110cv e de 136cv. Em Junho virá o 1.6 diesel biturbo de 160cv e mais tarde o 1.6 turbo de 200cv a gasolina.
A carrinha que conduzimos trazia o muito útil Pack Innovation Plus (1850€) que, além do sistema de estacionamento avançado (auxílio ao estacionamento, do alerta de aproximação de outro veículo em ângulo morto e câmara de visão traseira), dos vidros escurecidos atrás e jantes especiais, inclui o sistema de iluminação Intellilink de faróis de matriz LED, estreado pelo Astra no segmento C. Este sistema adapta a iluminação às diferentes condições de tempo e de condução, ajustando automaticamente as luzes para não encandear os condutores de outros veículos e proporcionando a iluminação máxima ideal a cada momento, com detecção de obstáculos, animais e peões.

A nova Astra Sports Tourer, além de economia, oferece conforto e estabilidade em viagens longas. Apesar de ter praticamente as mesmas dimensões da anterior geração, tem mais espaço interior para pessoas e bagagens. No entanto, no habitáculo nota-se a falta de compartimentos para guardar pequenos objectos.
Nos filmes, os actores quando saem de um carro nunca o fecham. A Astra Sports Tourer, no nível de equipamento Innovation, é um veículo “cinematográfico”: se sairmos dela com a chave no bolso, ao afastarmo-nos, as portas trancam-se automaticamente. O portão atrás, de abertura eléctrica, pode ser aberto e fechado com um movimento de pé sob a traseira.
No que se refere à instrumentação e sistema de infoentretenimento, além de uma marcante simplificação na leitura e accionamento, o Opel Astra, seja berlina ou carrinha, é uma referência no segmento, em especial no nível de equipamento superior, Innovation. Entre outras coisas, e para além do sistema de navegação e infoentretenimento Navi 900 Intellilink, destaque para o apoio permanente e personalizado em viagem e em emergências Opel OnStar.

No capítulo da segurança, o Opel Astra também sobressai, tendo obtido em 2015 o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP, com 86% na protecção dos adultos, 84% nas crianças, 83% nos peões e 75% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Embora mantendo a garantia de dois anos para o Astra, a Opel anunciou uma redução nos preços dos custos de manutenção e das peças sobresselentes. Além disso, até final de Julho, na aquisição de uma Sports Tourer, a Opel oferece o nível de equipamento acima, no valor de 1750€. Por exemplo, uma carrinha Innovation terá o preço da Dynamic. Na opção de financiamento da compra pela Opel Finance, haverá um desconto adicional de 1500€.

PORMENORES

Progredir
Nos anteriores veículos da Opel, havia dois aspectos melhoráveis: a complexidade da leitura e manuseamento da instrumentação e a escassez de compartimentos de arrumação no habitáculo. Enquanto no primeiro há uma melhoria abissal, o último pormenor mantém-se — os espaços para guardar pequenos objectos rareiam e isso ainda é mais evidente num veículo de características familiares como este.

Económico e despachado
A carrinha que conduzimos trazia o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI de 110cv que, de acordo com a Opel, deverá ser o mais procurado. Acoplado à nova caixa manual de 6 velocidades, tem bom desempenho nas recuperações e acelerações e é muito económico — fizemos uma média de 5,0 l/100km.

Ergonomia e conforto
?
Para além das voltas na cidade, acabámos frescos como uma alface depois de fazermos uma viagem de mais de 500km, o que diz muito do conforto e apoio proporcionado pelos assentos, em especial os da frente.

BARÓMETRO
+
Equipamento, motor, consumos, segurança
- Falta de espaços de arrumação no habitáculo; funcionamento do Start/Stop  

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 110cv às 3500 rpm
Binário: 300 Nm às 1750-2000 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção
directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Suspensão: Tipo MacPherson/molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de torção/ molas helicoidais e barra estabilizadora à frente atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,1 metros/entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4702mm
Largura: 1842mm
Altura: 1510mm
Distância entre eixos: 2662mm
Peso: 1403kg
Pneus: 225/45 R17 (roda sobresselente em opção)
Capac. depósito: 48 litros
Capac. mala: 540 litros (1630 litros com rebatimento dos bancos traseiros)
Prestações
Veloc. máx.: 195 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,4s
Cons. misto: 3,4 litros/100 km
Emissões CO2: 92 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço:28.600€ (viatura ensaiada, 31.015€; com desconto de lançamento até final de Junho custa menos 1750€, isto é, no caso vertente, com extras, fica por 29.265€; com financiamento Opel Finance beneficia ainda de um desconto adicional de 1500€ (preço final seria 27.765€)

 

 

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